Londres escuta amanhã palestra de Rui Vieira Nery sobre fado

👍 Gosto
DO TEXTO:


O musicólogo Rui Vieira Nery vai proferir uma palestra sobre o fado na terça-feira em Londres, cidade que vai acolher nas próximas semanas os fadistas Mariza, Ana Moura, Isabel Noronha e Cristiano de Sousa.

O seminário, que terá lugar na universidade King's College London (KCL), vai centrar-se na história da canção portuguesa e nas suas raízes afro-brasileiras e não se destina apenas a uma audiência de académicos.

"As universidades são também um espaço privilegiado para o público que espera informações mais completas e novas perspectivas sobre as artes e culturas. Nesse sentido, convidámos o musicólogo Rui Vieira Nery para uma conversa com o público. Desperta-se assim o desejo não de ouvir fado, mas de o compreender como movimento cultural simultaneamente antigo e moderno", afirmou à agência Lusa o diretor do Centro Camões de Língua e Cultura Portuguesa no KCL.

O autor das obras 'Para uma história do fado' (que também está editado em inglês, francês e polaco), "Fados para a República" e "Fado - Um Património Vivo" liderou recentemente liderou o comité científico da candidatura do Fado a Património Imaterial da Humanidade da UNESCO.

Rui Vieira Nery é diretor do Programa Gulbenkian de Língua e Cultura Portuguesas, já exerceu funções de secretário de Estado da Cultura, entre 1995-1997, e acumula funções como professor associado do departamento de Ciências Musicais da Universidade Nova de Lisboa e investigador do Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos de Música e Dança e do Centro de Estudos de Teatro da mesma universidade.

Filho do guitarrista Raul Nery, que acompanhou dezenas de fadistas, nomeadamente Maria Teresa de Noronha e Amália Rodrigues, em 2006 recebeu o Prémio Amália Divulgação/Ensaio, tendo o júri indicado o investigador como "a pessoa que melhor tem sabido elaborar uma síntese sobre a história do fado".

À palestra segue-se um espectáculo de dança e música sobre o fado criado por Nuno Silva, um dançarino português radicado no Reino Unido, que envolve músicos, compositores e bailarinos de diferentes nacionalidades.

"A divulgação da cultura portuguesa nas universidades estrangeiras não deve limitar-se a reproduzir as tradições como se estivessemos em Portugal. Se assim fosse, cumpriríamos uma função quase museológica, que nos parece pouco interessante num contextos multicultural como Londres. O Centro Camões no King's College prefere apostar em manifestações artísticas que mostram como a cultura portuguesa encontra o seu espaço no cruzamento de fronteiras", vincou João Silvestre.

Este evento realiza-se apenas algumas semanas antes de uma série de concertos de fado em Londres: a 15 de março a fadista Mariza apresenta o seu novo trabalho "Mundo" no Barbican Centre e, no dia seguinte, Isabel Noronha e Cristiano Sousa estreiam-se em palcos britânicos, protagonizando uma noite de fado no Festival de World Music, no St James Theatre.

A 19 de abril, Ana Moura promove o seu álbum mais recente, "Moura", com um espetáculo na sala Cadogan Hall em Londres, partindo em seguida para os EUA, onde tem agendados uma série de concertos.

Gostou do post ou tem sugestões?

✍️ Deixe aqui a sua opinião
Enviar um comentário

Comentários