Projeto Roberto Carlos: O Mensageiro da Paz – Retrospectiva 2014

DO TEXTO:




Por: Prof. Rosemeire Barbosa
Facebook
https://www.facebook.com/rosemeire.barbosa.9

Pelo 6º ano consecutivo desenvolvemos o Projeto Roberto Carlos: O Mensageiro da Paz na E. M. Profª Olívia Capranico com a turma do 2º ano do Ensino Fundamental. Foi um ano difícil, os alunos eram agitados, necessitando que houvessem permanentes intervenções nas orientações e reorientações de conduta em sala de aula e no espaço escolar, buscando harmonizar o ambiente de forma geral.  

Através de dinâmicas de socialização, vimos começar a desenvolver a formação do espírito cooperativo e solidário.

FEVEREIRO
DINÂMICA - MÚSICA: AMIGO

Objetivo: Valorizar o respeito, a amizade e desenvolver o espírito cooperativo e solidário. 

“As marcas deixadas no coração de uma pessoa quando a maltratamos, xingamos ou falamos coisas que possam ofender não se removem com simples pedidos de desculpas. É preciso se colocar no lugar do outro”.
 
Essa dinâmica alerta sobre como valorizar a convivência. A orientação docente é de que os alunos aprendam a resolver atritos de maneira amigável, utilizando o diálogo.




MARÇO
PARODIANDO A MÚSICA LEPO LEPO

O funk é um dos repertórios mais ouvidos no bairro Mário Dedini e é comum carros transitarem nas ruas do entorno da escola com o volume do som alto. A música Lepo Lepo, sucesso midiático daquele momento, era uma das mais cantadas em momentos de descontração da turma, nascendo a ideia de utilizar a melodia e parodiar a letra, a fim de intervir de forma lúdica, na reflexão sobre a conduta em sala de aula e no espaço físico escolar. A paródia recebeu o nome de “Lepo Lepo da Paz” e fala sobre a importância em se conviver com respeito e tolerância, priorizando a paz. Através da construção da letra que descrevia o nosso dia a dia, observamos que a estratégia veio a auxiliar nas relações interpessoais, ou seja, foi um grande aliado na resolução dos atritos que ainda permaneciam na sala de aula e ajudou a reforçar o posicionamento e conduta correta que devemos ter no ambiente escolar. Com isso os alunos aprenderam não só a estrutura textual e rimas, mas a resolver de forma pacífica as intransigências presentes na personalidade e que fazem parte do cotidiano deles dentro e fora da escola.

QUANDO EU CHEGO AQUI NA ESCOLA
TEM MUITO ALUNO PISANDO NA BOLA
FICAM BRIGANDO, FICAM XINGANDO
EU DIGO: NÃO!!! VAMOS LOGO PARANDO.

CADÊ O RESPEITO, CADÊ A AMIZADE
FALAR DE PAZ É A PRIORIDADE
SEM TOLERÂNCIA E SEM BONDADE
VAMOS PLANTAR UM MUNDO SÓ DE MALDADE

E...

PAZ, PAZ, PAZ, PAZ, PAZ, PAZ,
É O QUE EU QUERO
PAZ, PAZ, PAZ, PAZ, PAZ, PAZ,
CANTO ROBERTO

A PROFESSORA VEIO TRAZER
MENSAGENS BOAS DE BEM QUERER
NOS ENSINOU A NÃO BRIGAR
E UM MUNDO NOVO PODEMOS CRIAR

COM MAIS RESPEITO, MAIS AMIZADE
COM TOLERÂNCIA E TAMBÉM COM BONDADE
OLHAR FRATERNO PARA O IRMÃO
DIZEMOS PAZ... VIOLÊNCIA, NÃO!!!

E PAZ, PAZ, PAZ, PAZ, PAZ, PAZ,
É O QUE EU QUERO
PAZ, PAZ, PAZ, PAZ, PAZ, PAZ
CANTO ROBERTO

FOTOMONTAGEM DA TURMA DE 2014


Como em todas as turmas desde 2009, o padrinho do Projeto, Armindo Guimarães, nos presenteia com a fotomontagem dos alunos. Essa fotomontagem é posteriormente estampada em camisetas brancas e usadas pelos alunos em todas as apresentações do projeto, dentro e fora da escola.

ABRIL
ACESSANDO O PORTAL SPLISH SPLASH NO NÚCLEO DE INFORMÁTICA



Graças à esse recurso tecnológico, os alunos iniciaram o ano utilizando essa importante ferramenta. Acessando o Portal Splish Splash, começaram a conhecer todo o desenvolvimento dos trabalhos dos anos anteriores. As primeiras orientações foram feitas pelo funcionário do Núcleo, Roberto.

COMEMORAÇÃO DO ANIVERSÁRIO DO CANTOR ROBERTO CARLOS





Em comemoração ao aniversário do nosso cantor inspirador, foi planejado para esse dia uma aula em um ambiente especial. A sala de aula ganhou um espaço direcionado à leitura, com revistas novas e antigas e fotos retratando as diferentes épocas e fases do cantor. Desta forma, puderam estudar a biografia de Roberto Carlos, estabelecendo a relação entre o passado e o presente e as transformações ocorridas no tempo. Os alunos se divertiram ao assistir o fime “Roberto Carlos Em Ritmo de Aventura” e observavam curiosos os costumes existentes nos anos 60 quanto aos veículos, roupas, penteados e até mesmo na forma de falarem, ao utilizarem expressões linguisticas da época, a gíria.

Outro momento marcante foi o caderno e lápis personalizados que todos os alunos ganharam, desta forma, podiam registrar o desenvolvimento do projeto e toda a sequência didática que seria trabalhada durante o ano letivo.

MAIO
NOVA FOTOMONTAGEM DA TURMA DE 2014



Como em todas as turmas, o padrinho do Projeto, Armindo Guimarães, nos presenteia com a fotomontagem dos alunos. Essa fotomontagem é posteriormente estampada em camisetas brancas e usadas pelos alunos em todas as apresentações do projeto, dentro e fora da escola.

Nossa sala de aula ganhou doze alunos em decorrência ao fechamento de uma das salas do 2º Ano. O padrinho Armindo Guimarães precisou reformular toda a arte para acrescentar os novos alunos. Nesse processo de matricula e transferência, totaliram 28 alunos.

JUNHO
MÊS DA COPA E DO VERDE AMARELO - CIDADANIA




A cidadania está em crescente e permanente construção e é um referencial de conquista da Humanidade. Ela pressupõe direitos e também deveres. O cidadão deve ter a consciência que é parte integrante de um organismo que é a coletividade, a Nação. A música Verde Amarelo foi trabalhada como um hino de amor ao Brasil. Aprenderam que o futebol é um referencial importante onde o Brasil é conhecido mundialmente mas, mais importante que isso, é ajudar na Ordem e no Progresso do país, para que haja mais igualdade social.

AGOSTO
FÃS DO CANTOR ROBERTO CARLOS NO FACEBOOK DOAM CAMISETAS PARA O PROJETO



Como idealizadora do projeto e fã do cantor Roberto Carlos, posso dizer que 2014 foi um ano diferenciado, pois através da internet conheci muitas fãs que solidarizaram com a nossa causa e apadrinharam as 26 crianças do projeto doando os 12 reais referentes à compra da camiseta com a foto dos alunos. Essas “madrinhas” virtuais não só ajudaram a comprar a camiseta mas acreditaram no nosso trabalho e na semente que anualmente plantamos com o objetivo de se construir um mundo melhor. Agradecimento especial a elas. Abaixo o nome das madrinhas e seus respectivos “afilhados”.

MÔNICA BOTELHO -  aluna: Isabela 
ALBA MARIA FRAGA BITENCOURT – alunos: Bruno, Ingrid, Walquíria e Gabriel
ANA ROSÁLIA MARQUES FONSECA - aluno: Vítor
OTILIA ARANHA – aluno: Renan
CLEUSA CARDOSO - aluno: Adrian
EUNICE BARCO MACIEL - alunas: Maria Eduarda e Maria Roberta
GORETTE PEDROSA - alunas: Isabelle e Guilherme Fernando
ANTONIA HOLANDA - aluno: Rafael
LYA MARIA GONÇALVES - aluno: Marcos
NINHA BROLEZZI – aluna: Sara
EDNÉIA REGINA LAMIN DIAS – alunos: Brenda, Evelyn, Alifer, Jonathan, Myrella, Guilherme Custódio, Rebecca, Giovana, Isabele, Raica

SETEMBRO
COMPROMISSO COM A PAZ SOCIAL





 

Os alunos tiveram a ideia de aproveitar a realização da Feira Cultural da escola para orientar o público presente na importância em praticar a Paz no dia a dia das pessoas. Um estande foi montado com trabalhos confeccionados sobre os pacifistas, cartazes e panfletos. Os alunos transmitiam o conhecimento que adquiriram durante o ano sobre a Paz Interior, Social e Ambiental. Em duas horas de exposição, foram coletadas mais de trezentas assinaturas, entre adultos e crianças, tornando essa movimentação muito importante para conscientização das pessoas.

Ainda no mês de setembro, conseguimos mais uma vez realizar o evento de conscientização da Paz, com o Abraço pela Paz, no Dia Municipal da Cultura da Paz. Nesse dia, pudemos observar a importância desse evento como forma de interação e socialização entre os familiares e a comunidade presente.

DIA MUNICIPAL DA CULTURA DA PAZ- ABRAÇO PELA PAZ ll








Em Piracicaba, a Lei nº 6.449 de 20 de abril de 2009, estabelece o Dia Municipal da Cultura da Paz sempre no último domingo do mês de setembro. Essa movimentação social em favor da Paz e Não Violência, é uma oportunidade para a construção da cultura da paz na comunidade, através da educação. É importante que as pessoas reflitam que a Paz é um estado de espírito e que precisa ser semeadas em vários momentos para que haja a harmonia e interação entre as pessoas. O Abraço pela Paz ll foi comemorado com dinâmica, reflexão e confraternização com comes e bebes doados. O bolo personalizado foi doado por Jenifer Souza, os refrigerantes e sorvetes doados peloa Associação dos Moradores do bairro Mário Dedini. Agradecimento especial aos familiares e a comunidade em geral, que participaram do evento.

DEZEMBRO
FESTA DO FINAL DO ANO LETIVO
ALUNAS COM UNHAS  PERSONALIZADAS








Os adesivos de unhas com a foto de Roberto Carlos, nasceu da ideia da aluna Isabelle Souza da turma de 2012 e desde então virou moda. Atualmente na escola, não posso deixar de tê-los em minha bolsa, pois sou barrada diariamente por várias meninas que querem personalizar as unhas e homenagear Roberto Carlos.

A garotada ganhou adesivos de unhas de presente de Natal e novas ponteiras personalizadas com a foto de Roberto Carlos. Mais um ano letivo se encerra e com ele a certeza de ter realizado um bom trabalho e que este renda bons frutos. Feliz Ano Novo a todos os amigos do Portal Splish Splash que acompanham o nosso trabalho. Que venha 2015 com muita Paz e grandes realizações.

O Projeto no Portal Splish Splash

O Projeto no Facebook

O Projeto no Youtube

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários