A gastronomia portuense tem um novo sabor, o Bacalhau D’Ouro

DO TEXTO:
O Bacalhau D'Ouro foi apresentado, esta semana, no Sheraton Porto, 
com 'show cooking' do chefe Ilídio Barbosa.
Foto: Luís Peixoto

Texto de Ana Isabel Pereira

O Bacalhau D’Ouro é um prato pensado por alguns dos mais prestigiados chefes de cozinha da cidade do Porto e vai ser promovido junto dos turistas como a mais recente iguaria da gastronomia portuense.

A receita – que leva azeite, vinho branco, vinho do Porto, broa de Avintes, chouriço e, claro, o fiel amigo – resulta do projecto “Prove Porto”, uma parceria entre a Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo (APHORT) e da Câmara do Porto.

“Idealizado por alguns dos chefes mais prestigiados da cidade, este [Bacalhau D'Ouro] é um prato que realça os sabores típicos da região, de acordo com uma perspectiva contemporânea, e que passará a ser promovido junto dos turistas como a mais recente iguaria da gastronomia portuense”, informa, em comunicado, a APHORT.

Consciente de que os paladares da cidade e da região ocupam “um lugar de destaque nas preferências dos turistas que visitam a cidade”, a ideia dos promotores do “Prove Porto” é “contribuir para melhorar a experiência turística” na Invicta e “dinamizar a actividade dos empresários da restauração local”.

Este bacalhau de fazer crescer água na boca, confeccionado com ingredientes tradicionais da gastronomia portuguesa, vai estar disponível, já este mês, nas ementas de 23 restaurantes, seleccionados a dedo pela organização.

Porto24

POSTS RELACIONADOS:
1 Comentários

Comentários

  1. Bacalhau à D'Ouro
    Ingredientes (4 pessoas)
    Ingredientes (4 pessoas)

    400g de grelos
    800g de lombo de bacalhau
    60g chouriço
    80g samos de bacalhau
    Sal
    Pimenta
    260g de azeite
    100g cebola
    Louro
    Alho
    Vinagre de vinho
    Vinho branco
    Vinho do Porto branco seco
    200g broa de Avintes
    Salsa

    Preparação:

    Arranjar os grelos e cozer. Depois, cortar um pouco e saltear com sal e azeite. Confitar a 100ºC o bacalhau em azeite e lascá-lo, retirando todas as espinhas e peles. Saltear um pouco de broa migada com azeite e alho e salsa, que será colocada por cima do bacalhau. Demolhar bem os samos de bacalhau e verificar se não estão salgados antes de cozinhar. Saltear o chouriço cortado aos cubos com um fio de azeite. Adicionar os samos de bacalhau. Fazer uma cebolada com a cebola em meias luas com o azeite, alho, louro, vinagre de vinho e Vinho do Porto seco, sal e pimenta. O prato pode ser montado num aro, na seguinte ordem: grelos salteados, bacalhau lascado, samos salteados com o chouriço, a broa migada e salteada e por fim a cebolada.

    ResponderEliminar