Serra da Estrela

DO TEXTO:


SERRA DA ESTRELA


gelo cobre casas e estradas
turistas congelados jogam golfe
fumaça sai de suas bocas arrependidas

da torre
casal de olhos em prisma
compõe
seu futuro em cristal

Marlene Gandra
In Cereja no Decote


Marlene (Moreira de Faria) Gandra, nasceu em 1 de fevereiro de 1955, na comunidade rural de Canjicas, Distrito de Perdigão, Estado de Minas Gerais, Brasil.
Poeta, ficcionista, contista, casada com o poeta Alexandre Gandra (pseudónimo de Geraldo Magela Gandra). Mãe e assessora de Paulo Gandra, psicólogo, músico, e mixer de uma das duplas sertanejas mais conhecidas do Brasil, Gino e Geno.
Foi membro da Associação dos Artistas de Divinópolis e pertence ao SATED/Minas (Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão de Minas Gerais).
Possui registro de jornalista profissional n.º 013498. Tem os seguintes livros publicados: Além (minicontos) – 1991, O Perfume de Janis Joplin – 1994 e Cinco da Tarde – 1996 (ambos de poesias). Estes com o nome Marlene Moreira. Em 2008, passou a assinar Marlene Gandra.
Como atriz (registo profissional 731, de 21/08/1986), em Belo Horizonte, atuou no Grupo Cénico Terra. E em Divinópolis, no Grupo de Estudo do Teatro. Em 1992, fez, com o Grupo de Teatro Pillsar, a peça Das Laranjas ao Delírio, que lhe valeu o Prêmio Thetron de Melhor Atriz (1992). Naquele ano abandonou o teatro. Esporadicamente atua em performances poéticas.
Há alguns anos foi congratulada com medalha de prata pelo Jornal Agora e com o Troféu Gazeta de Oeste (jornal Gazeta do Oeste) pelos seus trabalhos ali publicados.
Pertence à Confraria Cultural Brasil-Portugal, que tem a académica Fátima Quadros como fundadora e presidente. Assessora de Comunicação da AlexSom, empresa de relevância na área de palco, luz e som do Brasil.
Escreve matérias culturais para o jornal Cantares (Divinópolis) e para o online Fri-Luso, da cidade de Fribourg (Suíça). Ocupa a cadeira de n.º 37 da Academia Divinopolitana de Letras, e tem como patrona Clarice Lispector.

(Extracto de Biografia inserta no livro “Cereja no Decote”)
POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários