Projeto Roberto Carlos – O Mensageiro da Paz – Quatro anos de emoções

DO TEXTO:
 A turma de 2012



Por: Armindo Guimarães

Numa sociedade individualista e egoísta, em que a perda de valores fundamentais aumenta a cada dia que passa, felizmente que vai havendo quem teime em correr contra a maré. Uma dessas pessoas é, sem dúvida, Rosemeire Barbosa, professora do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professora Olívia Caprânico, no bairro Mario Dedini, periferia de Piracicaba-SP e que desde 2009 chamou a si o Projeto Roberto Carlos – O Mensageiro da Paz, inspirando-se na obra do Rei para dinamizar aspectos considerados importantes na vida de cada um, tais como a liberdade de expressão, autonomia, responsabilidade, honestidade, solidariedade, justiça, alegria, entusiasmo, amizade, valorização ao próximo, criatividade, compromisso com a transformação social, tendo como intercâmbio sempre o diálogo entre alunos, pais, professores e diretores também eles empenhados em levar à prática tal desiderato.

 As turmas de 2009, 2010, 2011 e 2012

Graças à internet, o Portal Splish Splash tem acompanhado e apoiado desde o início, de longe mas sempre por perto e na medida do possível, tão louvável iniciativa e é com satisfação que vê outras entidades, localizadas em Piracicaba e não só, a aperceberem-se da importância do projeto em curso na Escola Municipal Professora Olívia Caprânico, apoiando a professora Rosemeire Barbosa num projeto cujo movimento rapidamente se expandiu para o exterior aliando-se a eventos congéneres.

A turma robertocarlistica de 2012

Depois das turmas de 2009, 2010 e 2011, é chegado o momento de apresentarmos aos nossos estimados leitores a turma de 2012, constituída pelos seguintes "mensageiros robertocarlistas":

Amanda, Ana, Camili, Daniele, Ediane, Gabriel Santos, Gabriel Gonçalves, Gabriel Pasqualini, Isabelle, Hugo, Jasmim, João, Júlia, Jaqueline, Kadmiel, Kaiky, Larissa, Lovana, Murilo, Mayara, Rayssa, Rafaela, Ryan Araújo, Ryan Donato, Kailaine, Samuel, Sarah, Thiago Henrique, Thiago André, Walisson, Anny, Guilherme, Vanessa e Otávio.

O Quintal do Vizinho

A música O Quintal do Vizinho, composição de Roberto e Erasmo Carlos (1975), tornou-se em 2011 com a passagem de Roberto Carlos pela Terra Santa, um Tributo pela Paz. Nesse vídeo, alunos do projeto vão além dos muros escolares, observam o "Quintal do Vizinho", a Comunidade do entorno da escola. Mensagem de Paz Social, Interior e Ambiental e homenagem ao aniversário de Roberto Carlos em 19 de Abril.

Sobre o clipe...

Mensagem de Paz

Uma área verde defronte à escola, que sofre  com diversos tipos de descartes de lixo, floriu espetacularmente do dia para a noite, para espanto dos moradores enlevados pela beleza da paisagem que se formou, contrastando com restos de carros alegóricos do Carnaval que passou e que ainda não foram recolhidos. Mas esse será um dos próximos trabalhos que farão parte do projeto.

Além do Horizonte

Em breve serão divulgadas várias ações em forma de conscientização para os moradores do bairro, lembrando que a Paz tem três tópicos: Social, Interior e Ambiental. É em cima desse propósito que em 2012 se pretende desenvolver o Projeto Roberto Carlos – O Mensageiro da Paz.

Os artistas robertocarlisticos conferindo o vídeo em que participaram

 A professora Rosemeire Barbosa em entrevista para a Gazeta de Piracicaba

Apresentação do vídeo na Escola

No dia 19 de abril, dia de aniversário de Roberto Carlos, houve a apresentação do vídeo para os 34 alunos da professora Rosemeire Barbosa e nada melhor do que ela própria para nos contar como foi. Para tal, transcrevemos na íntegra o teor da mensagem que nos enviou:

“Querido, Armindo,
Estou tão feliz com o dia de hoje no meu trabalho, que quero compartilhar com vc, meu querido amigo e porque não dizer o nosso querido "padrinho".
A Gazeta foi na escola para ver a apresentação dos alunos do projeto em comemoração ao aniversário do Roberto. Fiz um vídeo com a biografia do Roberto e uma rápida retrospectiva do nosso projeto nesses quatro anos. Compartilhamos com todos os alunos dos 1ºs e 2ºs anos, totalizando umas cento e vinte e cinco crianças. No final, o clipe O Quintal do Vizinho fez com que os olhos atentos de todos se voltassem para os atores e foi simplesmente muito emocionante. Fomos muito aplaudidos, por iniciativa deles, ninguém solicitou tal atitude. Mas o que me deixou extremamente emocionada, foi o momento em que crianças das três salas dos primeiros anos, que estavam observando os meus painéis espalhados pelos corredores durante a semana, começaram a aplaudir e em seguida se levantaram e pediram para participar do projeto.
Nossa!!! Eram muitas, muitas mesmo.”

 O Projeto Roberto Carlos - O Mensageiro da Paz
em destaque na Gazeta de Piracicaba

Projeto Roberto Carlos - O Mensageiro da Paz (2012) O Quintal do Vizinho


Projeto Roberto Carlos - O Mensageiro da Paz 
Comemoração do aniversário de Roberto Carlos
 Vídeo-reportagem do Jornal do Bairro


POSTS RELACIONADOS:
10 Comentários

Comentários

  1. Que maravilha padrinho, isto tinha que ser muito divulgado!
    Beijos azuisss

    ResponderEliminar
  2. Parabéns a Professora Olívia e seus alunos pelo lindo trabalho. É mesmo preciso ter persistencia num mundo tão distante ainda da consciencia dos direitos, deveres e da luta por uma sociedade mais justa.
    E parabens ao Armindo e ao Blog Splish Splash pela divulgação deste trabalho.

    ResponderEliminar
  3. Meus queridos amigos Armindo e Rosemeire,
    acabo de ler e ver o trabalho de vocês.
    Que coisa linda, emocionante.Cheguei a ficar toda arrepiada.
    Rosemeire esse trabalho com os seus alunos,é um trabalho de muito valor.Vai sim, através dele fazer brasileirinhos mais conscientes da Paz e com certeza a lutarem mais tarde contra a violência.
    Conhecer Roberto Carlos e sua obra, suas músicas, é um passo muito importante, que eles não dariam se não fosse você e o seu projeto "Roberto Carlos,
    O Mensageiro da Paz".
    Parabéns amiga e parabéns também aos seus alunos maravilhosos.

    Armindo,meu maninho,Parabéns à você pelo acompanhamento e divulgação desse Projeto.Parabéns pelo visual tão lindo que deu ao material que recebeu.

    Beijos aos dois,
    Carmen Augusta

    ResponderEliminar
  4. Ola! Prof.ª Rosimeire,

    É com muita emoção que lhe externo o que senti ao ler esta matéria.

    Vc, ilustre amiga, é portadora, na verdade de uma doença muito grave: Robertodependite aguda, segundo o nosso patrão. Não tem cura! Ainda bem! rsrsr!!!

    Outrossim, és também portadora de, ainda que não acredite, de uma Luz interior grandiosa e dignificante, não obstante ainda participar conosco, deste mundo cheio de muitos sofrimentos.

    Sua luta e postura persistente de implementar no imo destes pequeninos seres, ainda ávidos de anseidos, nos faz refletir e sim, acreditar que pode sim, e ainda há tempo, de reverter o quadro trágico porque passam algumas escolas, face aos acontecimentos que volta e meia estamos sendo noticiados.

    Seu trabalho resultará, tenho a certeza disso, de uma enorme Cadeia de valores Robertocarlísticos, dos quais ao amadurecerem ainda mais em consciência, multiplicarão tudo aquilo de valores morais e interlectuais que o projeto está plantando. Emocionei-me por demais! E porque não dizer claramente que engasguei-me! Fui e participei, no meu tempo e no meu espaço, também com vocês, desta homenagem!

    Deus te ilumine e aos seus alunos!

    ResponderEliminar
  5. Alba Maria Fraga Bittencourt23 de abril de 2012 às 04:47

    Querido Armindo e Querida Colega Mestra Rosemeire.

    Lendo o maravilhoso texto e assistindo os lindos vídeos tão cuidadosamente elaborados pelo nosso amigo Armindo, a emoção foi enorme, pois além de ser professora, sou fã do Nosso Rei Roberto Carlos e não poderia deixar de parabenizar, ao Armindo pela divulgação desse trabalho "Projeto Roberto Carlos o Mensageiro da Paz", e a Mestra Rosemeire, (digo Mestra, porque Professores existem muitos, mas Mestres são pouquíssimos) por executar o Projeto, proporcionando aos seus alunos, além do conhecimento das letras, muitos outros valores fundamentais para a vida destas crianças, que com certeza serão jovens e adultos que farão a diferença em nossa sociedade.
    Parabenizo a Mestra Rosemeire e aos seus alunos e que este trabalho sirva de motivação para que outras Escolas e outros Mestres sigam seu exemplo.

    Beijos ao Armindo, Colega Rosemeire e aos seus alunos.
    Alba Maria

    ResponderEliminar
  6. Parabéns professora Rosemeire. De fato, tenho acompanhado, através do nosso Portal Splish Splash, o seu excelente e paradigmático trabalho junto de alunos maravilhosos. Creio que, para além de tudo, da ligação robertocarlístico, este seu exemplo devia ser reconhecido pelo governo a quem, desde já, lanço o repto. Sei que é malhar em ferro frio, mas, por outro lado, fico com a consciência tranquila pelo fato de ter a coragem de meter a boca no trombone em relação à crítica governamental.
    Bem Haja pela sua iniciativa, pelo seu espírito de humanidade e, também, óbvio, por estar ao nosso lado, sito é, fazendo parte dos indefectíveis robertocarlísticos.
    Um grande abraço.
    Carlos Alberto Alves

    ResponderEliminar
  7. Queridos amigos do coração. Após um dia extenso, onde toda segunda permaneço o dia todo na escola, fui abrir meus emails e em particular dar uma espiadinha no facebook Mania,rsrsrsrsr,quando nesse momento vi a matéria publicada no Portal e logo cliquei, tamanha a curiosidade pela espera da publicação,que levou um tempo maior para ser concluída. Uma das razões foi a arte das fotos da turma de 2012. O Armindo me mandou umas mensagens hilárias como: "Quando penso que está tudo certo, faltou alguma coisa. Também 34 alunos mais você e o Roberto..." Eheheheheheheh.Acho que dei muito trabalho para o querido locutor da Rádio Face... Mas que matéria maravilhosa! Lembro-me da primeira publicação que o então blog Splish Splash fez. Nossa precisei secar muitas lágrimas. De felicidade e emoção, é claro, mas essa...vou precisar de um lençol... Nossa, amigos, quantas palavras lindas vcs dirigiram à mim. Tudo que faço, faço com o coração, como diz a minha coordenadora pedagógica e é verdade. Faço porque sei que as crianças precisam desse diferencial na vida delas, uma vez que já estão inseridas num contexto socialmente difícil. Mas aí está a valorização pessoal e a construção da identidade cívil. É cultivando a Paz que quero que cresçam e possam ser agentes multiplicadores num mundo individualista e egoísta que infelizmente existe e sempre existirá. Ri muito entre as lágrimas, com o comentário do amigo Bottary, a doença Robertodependite aguda,rsrsrsrsrsr. Sim,nesse projeto é essencial amar as músicas do Rei e amo todas. Não consigo escolher de qual gosto mais,rsrsrsr,de Lilian Rocha:"É preciso ter persistência num mundo tão distante de consciência dos direitos e deveres",de Alba Bittencour:"Professores têm muitos,mas Mestres são pouquíssimos",do Carlos Alberto:" Espírito de humanidade", como não ler tamanhos "poemas" a cerca de minha pessoa sem chorar? Só posso dizer, queridos amigos, nesse momento, que a mão de Deus que nos guia e coloca na nossa vida pessoas que abraçam a nossa causa e nos faz ir adiante. A todos que acompanham o nosso trabalho e nos incentiva, os meus mais sinceros agradecimentos!!! Quanto ao Armindo, sempre digo que ele é um gênio. Tudo que ele póe a mão vira ouro. Sem a genialidade dele me apoiando, tenham a certeza que não estaríamos com toda essa evidência. O Portal Splish Splash é o cartão de visitas do Projeto Roberto Carlos. Tenho muito orgulho em fazer parte dessa malta Robertocarlística. Mil vezes obrigada por tudo, amigos. Beijo no coração de cada um de vocês.
    PS: Armindo, juro que não imaginei que seria uma matéria tão estrondosa!!! Beijo no coração, amigo.

    ResponderEliminar
  8. professora rosemeire sta lindo tudo isso eu tambem stou aprendendo a amar muito o cantor roberto carlos ass:hugo medrado silva,seu aluno.

    ResponderEliminar
  9. Olá, Hugo!
    Muito linda a tua mensagem para a professora Rosemeire.
    E eu acho que tu não estás a aprender a amar o Roberto Carlos. Tu já o amas e a prova disso é teres vindo aqui.
    Um beijinho para ti e para toda a malta da turma!
    Ah! "malta" é um termo que os portugas usam e que é o mesmo que "galera" que brasuca diz.
    Grande abraço, pá!
    Outro Ah!: "pá" é o mesmo que "cara". eheheheh
    Sem querer já estás a ter um professor de termos portugas. eheheheh

    ResponderEliminar
  10. Que surpresa boa!!!
    Ele viu na 3ª feira quando fomos no Núcleo de Informática e ficou encantado. Além da matéria publicada essa semana, puderam conhecer todo o trabalho das matérias anteriores. Hoje ele não foi à aula...não sabia que ele tinha visitado o portal e melhor, deixado uma mensagem. Que fofo! Lindos,demais, né Armindo.

    ResponderEliminar