Fado – candidato a Património Cultural Imaterial da Humanidade

DO TEXTO:


A Câmara Municipal de Lisboa apresentou, em Junho de 2010, a Candidatura do Fado à Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade (UNESCO), programa que se consubstancia na implementação de um plano de salvaguarda integrada do património do Fado.

Constitui um objectivo central do projecto a admissão do Fado na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade de 2011, decisão que será submetida a votação no VI Comité Inter-Governamental da Convenção da UNESCO, que se reúne de 22 a 29 de Novembro, em Bali, na Indonésia.

O comité é presidido pelo embaixador da Indonésia junto da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Ciência, Educação e Cultura), Aman Wirakartakusumah, e é constituído por 24 países, entre eles, Espanha, Quénia, Japão e Venezuela.

A delegação portuguesa deverá chegar quinta-feira a Bali, sendo composta pelo presidente cessante da Comissão nacional da UNESCO, embaixador Fernando Andresen Guimarães, o presidente da Comissão Científica da candidatura, Rui Vieira Nery, a diretora do Museu do Fado, Sara Pereira, e ainda o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa e a vereadora da Cultura, Catarina Vaz Pinto.

Os 24 delegados deverão analisar um total de 49 candidaturas para inscrição na lista do Património Imaterial da Humanidade, entre as quais a do Fado. 

A candidatura portuguesa é uma das sete melhor recomendadas pelo Comité de Peritos da UNESCO, devendo o veredito ser conhecido na madrugada de domingo.

Ao lado da candidatura portuguesa, o Comité de Peritos recomendou também a do Peru, sobre o conhecimento dos jaguares pelos xamãs da tribo ameríndia colombiana Yurupari, a da música Mariachi, apresentada pelo México, a das danças Nijemo Kolo da Dalmácia pela Croácia, a da música e dança tsiattista do Chipre e a da cavalgada de reis da Morávia, pela República Checa.

https://www.facebook.com/Fado.Patrimonio?sk=info

"Fados" by Carlos Saura.
Vicente da Câmara, Maria da Nazaré, Ana Sofia Varela, Carminho, Ricardo Ribeiro, Pedro Moutinho.



POSTS RELACIONADOS:
1 Comentários

Comentários

  1. Olà Mindo!muito bom o fado ser candidato ao patrimonio culturar imarterial da humanidade jà que ele é imortal.Abraços

    ResponderEliminar