Entrevista com... Felipe Moura – Blog Rey Roberto Carlos

DO TEXTO: A abrir, vamos apresentar o Blog Rey Roberto Carlos, na pessoa do seu administrador Felipe Moura.
Portal Splish Splash entrevista Felipe Moura

Por: Armindo Guimarães

Para além do Site Oficial, o cantor/compositor Roberto Carlos Braga possui na internet um significativo número de sites a ele dedicados como forma de homenagear a sua carreira artística.

Todos eles têm como objetivo comum a divulgação da obra do Rei da MPB e a troca de conhecimentos e experiências entre os fãs.

Sendo o Splish Splash um site que entre outras matérias dá especial importância à carreira de Roberto Carlos e de todos aqueles que o acompanham nessa sua longa caminhada de emoções, entendemos que era a hora de darmos a conhecer aos nossos estimados leitores quem são os mentores desses sites, suas vicissitudes e glórias.

A abrir, vamos apresentar o Blog Rey Roberto Carlos, na pessoa do seu administrador Felipe Moura.

SPLISH SPLASH - Quando e como surgiu o Blog Rey Roberto Carlos?

FELIPE MOURA - Bicho, primeiro quero falar do orgulho que é pra mim estar conversando com você aqui no teu Portal! É realmente um grande prazer!

O blog Rey Roberto Carlos surgiu em 2007. Eu sempre preferi o Roberto em espanhol, em seus shows fora do Brasil, principalmente pelo restante das Américas ele se mostra mais solto e bem humorado, sai do hotel e passea pelas ruas, faz compras... Em alguns outros países ele, mesmo fazendo sucesso, pode ser um cidadão comum. Então dessa preferência pensei em fazer um site que atendesse o público internacional do Roberto, com histórias, entrevistas e principalmente notícias.

SS - Para além do administrador, o site possui outros colaboradores?

FM - Com certeza. Quando pensei no Blog chamei o Miguel Rocha, um amigo Peruano fantástico, que sempre agrega muito. Ele além de ter um acervo invejável do Roberto, tem um simpatia muito grande. Ele fez no nosso blog uma cobertura grandiosa na estada do RC em Lima em 2010.

SS - Em termos gerais a receptividade dos fãs tem sido boa ou não é a mais desejada face ao eventual esforço que é feito no sentido de lhes proporcionar mais e melhor informação e apresentação gráfica?

FM - Eu estou sempre buscando desenvolver o Blog da forma mais prática e sem perder a essência, que é a informação rápida e clara. As evoluções foram muitas e sempre de acordo com as necessidades que vou percebendo dos leitores, acredito que hoje o Blog está a “cara” do que idealizei. Então nesse momento eu sinto que a receptividade do blog é boa, os fãs têm nesses quatros anos estado conosco.

SS - As expectativas criadas na data da criação do site correspondem hoje ao objetivo ou estão aquém do esperado e, neste caso, a que se pode atribuir tal desiderato?

FM - Sem dúvida alguma que hoje ele está “redondo”! Antes de o Blog Rey Roberto Carlos surgir, eu tinha arriscado uma “Tv Roberto Carlos” uma espécie de youtube especializado (olha que naquela época o youtube nem existia), e fiz o Blog Roberto Carlos junto com o Miguel também, mas era bem amador. Aprendi muito com essas experiências.

SS - Qual foi o momento mais emocionante para o Blog Rey Roberto Carlos em termos de reconhecimento pela causa que abraça?

FM - O momento mais incrível do Blog foi em 2010 quando o Roberto começou uma grande tour mundial e eu fiz muito esforço para levar todos os momentos da tour ao leitor. Foram muitos shows nos Estados Unidos, México, Porto Rico, Chile, Peru, Canadá... Os acessos no blog a cada show refletia exatamente o público do País que o RC estava, então eu fazia matéria falando da casa de show que ele estaria, do hotel, da montagem do palco e do show. Foi o ápice do blog, sem dúvida alguma, pois foi o reconhecimento do segmento a que me dispus a seguir: A carreira internacional do Roberto Carlos.

SS - A manutenção de um site exige dedicação, tempo e actualidade na informação, itens muitas vezes difíceis de se conciliarem num espaço que vive dos tempos livres de quem o administra e de quem nele colabora. Para além destes, quais têm sido para o Blog Rey Roberto Carlos as maiores dificuldades?

FM - Essa questão do tempo é realmente a maior dificuldade, em 04 anos, muitas águas rolaram na minha vida, na vida do Miguel. Por isso em dois momentos o Blog passou alguns meses sem atualizações, e isso não foi tão bom, pois o público alcançado no momento anterior foi se pulverizando em outros sites. Mas como na internet há espaço pra todo mundo, e conseguimos retomar o mesmo público, hoje o blog passa por um momento extremamente saudável e sem outras dificuldades.

SS - Sendo certo que ninguém pediu para que o Blog Rey Roberto Carlos nascesse e que isso foi apenas a vontade de quem o criou, mesmo assim o Blog Rey Roberto Carlos tem por suficiente a participação dos fãs ou entende que face a provas dadas outros valores mais alto se alevantam (como disse o Poeta) e como tal outros apoios ou incentivos deveria haver do outro lado, que o mesmo é dizer da fonte?

FM - Temos que ter motivação! Até um momento do passado recente a equipe do Roberto Carlos não tinha uma presença tão forte na Internet, do ano passado pra cá isso tem mudado muito, hoje eles possuem um twitter, duas páginas no facebook, o site oficial, e sites promocionais. Então a comunicação da produção e assessoria do RC com os fãs evoluiu muito, está mais perto. Eles têm feito isso de forma muito competente e responsável, a Luciana Brasil tem todo esse mérito. Lógico que ainda não temos um canal que nos ligue diretamente com o Roberto, como outros artistas já fazem. O Roberto é um artista diferente. Então a motivação quando comecei o blog era muito forte, pois as pessoas não tinham informações sobre a carreira do Roberto, sobre a vida dele, o que ele estava fazendo. Era o novo! Hoje em dia temos acessos a todas as informações dele e de forma oficial. Minha motivação é a mesma, mas opto por uma linguagem diferenciada. O apoio dos fãs é a fonte dessa motivação, e lógico que ficariamos muito felizes se tivessemos o apoio do Roberto Carlos.

SS - Por este ou aquele motivo alguma vez ocorreu ao administrador do Blog Rey Roberto Carlos desistir da sua empresa? Em caso afirmativo, diga qual o/s motivo/s e porque resolveu continuar.

FM - Desistir não, mas como disse anteriormente, muitas coisas mudaram na vida... O tempo já não é o mesmo de quando eu tinha 16 anos. Então pela falta de tempo as vezes me ausentei do blog um pouco, mas o que sempre me motiva é a vontade de transmitir a vocês as informações que consigo.

SS - Que tipo de ajuda vinda do exterior, por mais pequena ou simbólica que fosse, seria o suficiente para alicerçar ainda mais o entusiasmo e dedicação votados à causa robertocarlistica?

FM - Eu tenho certeza que o Portal Splish Splash será o nosso grande parceiro, afinal esse Portal reúne fãs do mundo todo.

SS - O que pensa o administrador do Blog Rey Roberto Carlos sobre os sites congéneres, designadamente no que se refere ao intercâmbio de ideias e projetos?

FM - Muita gente pensa que vejo como concorrência, mas nunca pensei assim. O ideal era que todo fã ou seguidor do seu artista tivesse um blog, site, etc... para mostrar o que sente e o que pensa sobre o seu artista. No caso do Roberto Carlos, ele tem fãs com muita responsabilidade e que fazem na internet um bela divulgação e homenagem a sua obra.

SS - A fechar, responda a uma pergunta que aqui não foi feita mas gostava que tivesse sido.

FM - O que te move a ser fã do Roberto Carlos?
Eu poderia falar a sua obra, sucesso, performance... Mas já cheguei à conclusão que os ídolos nos unem por uma força única e exclusivamente transcendental e inexplicável!

------------------------------

Visite o Blog Rey Roberto Carlos
http://reyrobertocarlos.blogspot.com/

POSTS RELACIONADOS:
6 Comentários

Comentários

  1. Amei ,maravilhosaaaa entrevista .

    ResponderEliminar
  2. Adorei a entrevista. Muito legal. Sucesso para o blog.

    ResponderEliminar
  3. Olá maninho, olá Felipe!

    Ótima a entrevista! Gostei.
    Perguntas e resposta inteligentes.
    Parabéns aos dois.

    Beijos,
    Carmen Augusta

    ResponderEliminar
  4. Armindo e Felipe Moura!!!!

    Acompanhei a entrevista que o Lipe fez com o maior fã do Rei em Portugal, a primeira que aconteceu em 2007, muito rica em detalhes, pelo depoimento do fã que era o Armindo. Naquela entrevista descobri coisas que aconteceram com o famoso fã e que eu não tinha conhecimento e pra mim foi fenomenal aquela entrevista, inesquecível mesmo!

    No desenrolar da segunda entrevista, o Lipe já fez de uma forma mais simples, por já ter um maior conhecimento do amigo e fã português.

    Quanto a essa entrevista que o Splish Splash fez com o Felipe Moura o administrador do Blog Rey Roberto Carlos, foi uma entrevista digna de um repórter que com a sua experiência utilizou todos os seus artifícios para desvendar o que ainda estava implícito sobre o Blog Rey Roberto Carlos.

    Gostei muito das questões propostas, que foram feitas de uma forma sábia, inteligente e criativa, mas que buscava sempre, novos conhecimentos, investigando de forma clara e precisa onde o entrevistado com sua facilidade de comunicar-se saiu-se brilhantemente em suas respostas, onde muitas pra mim, já eram do meu conhecimento, já que acompanho o Blog, praticamente desde a sua fundação.

    Conheci o Felipe como colaborador sempre que podia, do Blog Do Fabiano Cavalcante e eu sempre o admirei pelo seu jeito simples e amigo e que correspondia sempre aos recados que deixávamos lá no blog para ele.

    Notei mesmo a ausência por um tempo do Blog do Lipe e também foi uma época em que eu tive muitos problemas em minha vida, e está aí a resposta da minha ausência, e que nesses dois últimos anos, estive muito pouco a comentar no Blog do Lipe, mas sei que continua um site excepcional, tendo a frente esse menino inteligente, pesquisador e que a cada dia aprimorou o seu trabalho.

    Lembro muito da época que o Lipe citou, em que seu trabalho era mais voltado para os show internacionais do Rei, onde ele postava vídeos que deixava-me super feliz e gostava também do seu colaborador Miguel e que vocês faziam aquelas traduções semanais das canções do Rei principalmente em espanhol onde certa vez eu perguntei ao Lipe quem traduzia e ele me falou que contava com a ajuda do Miguel, que eu não sabia que era peruano.

    Quero parabenizar aos dois meninos, Armindo e Felipe por nos proporcionar essa belíssima entrevista, onde ambos se destacam, cada um dentro de sua determinada função ( Emissor e receptor)

    Um grande beijo para os dois meninos, fãs incondicionais de Roberto.

    Mazé Silva!!!

    ResponderEliminar
  5. Que orgulho! Armindo e amigos do Portal Splish Splash, fico muito agraciado com a entrevista e principalmente com as palavras de todos vocês! Já quero aqui pedir a autorização para anunciar lá no Blog essa entrevista viu?!

    Um abraço forte e a todos vocês!

    Felipe Moura

    ResponderEliminar