Portugal na mira do ‘Rei’

DO TEXTO:
Artista não gostou de saber que a obra 'Roberto Carlos em Detalhes'
está disponível em sites literários nacionais


Polémica: Obra foi proibida no Brasil em 2007

Roberto Carlos soube nesta segunda-feira que continua à venda em sites literários portugueses a biografia não autorizada, que conseguiu proibir no Brasil, em Abril de 2007, ameaçando proceder judicialmente contra a Editora Planeta, que ainda distribui o livro para Portugal.

Por: Ana Maria Ribeiro com agências

‘Roberto Carlos em Detalhes’, em que o historiador Paulo César de Araújo investiu 16 anos e para o qual entrevistou 200 pessoas, desagradou ao ‘Rei’ por ter dados considerados privados – como o acidente em que perdeu parte de uma perna, as muitas ligações afectivas e a doença que vitimou a mulher, Maria Rita (ver caixa).

O autor, fã de Roberto Carlos, chegou a disponibilizar-se para cortar aquilo que ele considerasse ofensivo e ofereceu-se para lhe entregar a totalidade dos direitos de autor, mas nem isso comoveu o artista, que deu entrada com o processo em tribunal apenas oito dias após a publicação do livro, em 2 de Dezembro de 2006.

Esta foi, de resto, a segunda vez que o fez: já em 1979, o cantor tinha conseguido impedir a venda da obra do seu ex-mordomo, ‘O Rei e Eu’, em que Nichollas Mariano relatava as aventuras amorosas do patrão e dizia que ele era "pouco exigente" na escolha das parceiras.

Na altura, como agora, os livros foram retirados do mercado. Das 33 mil cópias já impressas de ‘Roberto Carlos em Detalhes’, 22 mil tinham sido vendidos e 11 mil estavam em stock. Esses foram imediatamente entregues ao cantor. Quanto aos restantes, a editora teve de os comprar e entregar ao artista.

Polémicas à parte, o livro vende--se em sites nacionais e é possível lê-lo em formato PDF na internet. O CM falou com o grupo Planeta em Portugal, que encaminhou o caso para a editora no Brasil. Após várias tentativas, não foi possível obter uma reacção.

29-12-2010

POSTS RELACIONADOS:
1 Comentários

Comentários

  1. OLà Mindo!o pà, e tu so me vens agora com essa noticia? claro que eu era o primeiro a comprar e famosa biografia se a encontrasse.Sabes muito bem que todo fà que se respeita tem de saber tudo tim por tim do seu idolo seja là do que for!um gajo agora é fa até morrer por isso venha là o que vier nada vai mudar, ao contràrio saber de qualquer segredo do seu idolo é coisa mais excitante do mundo.Abraços

    ResponderEliminar