Roberto Carlos apadrinha águias douradas no México

DO TEXTO: O casal de águias douradas, também chamadas águias reais, será batizado por Roberto Carlos com os significativos e simbólicos nomes de Amazônia para a
Em sua digressão ao México para participar no 24.º Festival Cultural de Zacatecas 2010 a decorrer na cidade de Zacatecas de 26 de março a 9 de abril, o cantor Roberto Carlos, que participará no evento com um show no dia 6, irá se apresentar dia 4 no Instituto Zacatecano de Proteção da Natureza

MENTIRA DE 1 DE ABRIL

Em sua digressão ao México para participar no 24.º Festival Cultural de Zacatecas 2010 a decorrer na cidade de Zacatecas de 26 de março a 9 de abril, o cantor Roberto Carlos, que participará no evento com um show no dia 6, irá se apresentar dia 4 no Instituto Zacatecano de Proteção da Natureza a fim de apadrinhar um casal de águias douradas (Aquila chrysaetos), espécie ameaçada de extinção e que o México usa como símbolo em sua bandeira.

O apadrinhamento se fará em sessão solene presidida pelo presidente do Instituto, Afonso Sanchez, com a presença de vários representantes ligados ao movimento ecológico mexicano. O casal de águias douradas, também chamadas águias reais, será batizado por Roberto Carlos com os significativos e simbólicos nomes de Amazônia para a fêmea e Tupi para o macho.

Eduardo Lages, maestro da orquestra de Roberto Carlos, questionado sobre tão importante e singular efeméride que unirá o Rei às águias reais, disse à nossa redaçao “não ser a iniciativa tão singular como se poderá pensar", lembrando que "numa época em que pouco ou até mesmo nada se falava de ecologia, já Roberto Carlos estava à frente de tão importante temática", lembrando músicas como O Progresso, O Astronauta, As Baleias, Amazônia e em 1987 o tema intitulado precisamente Águia Dourada.

Instado também sobre o alcance da iniciativa promovida pelas entidades oficiais mexicanas ao escolherem não um artista mexicano mas um brasileiro para o apadrinhamento do casal de águias douradas, Eduardo Lages disse ser sua opinião que “todas as ações tendentes a proteger o meio ambiente não escolhem pessoas nem nacionalidades. Quando se trata do planeta e de seu ecossistema todos nós temos uma quota parte de responsabilidade, pelo que a escolha de Roberto é de somenos importância. Ela apenas se deveu ao fato de Roberto ter sido convidado para participar no Festival, juntando-se assim o útil ao agradável para que Roberto Carlos, agora ao lado de suas águias douradas, possa voltar a falar o que sobre elas disse em 1987”.

ÁGUIA DOURADA
Roberto Carlos/Erasmo Carlos

Águia bonita que voa no espaço
Aqui da Terra vejo passar
Riscando o azul, dourado traço
Linha ascendente no ar
Eu sou um Índio e aqui do asfalto
Olho no alto caminhos seus
Meus pensamentos sempre te encontram
Voando perto de Deus

Rápido como um raio
Repentino como um trovão
Veloz como a águia dourada
Na imensidão

Mostra a esse povo civilizado
Que todo índio sabe viver
Com a natureza sempre a seu lado
E olhando o céu pode ver

Que o vento sopra e a chuva cai
As nuvens passam e você vai
Asas abertas, força e coragem
Vão nesse rumo de paz

Rápido com um raio
Repentino como um trovão
Veloz como a águia dourada
Na imensidão

Natureza que reclama
Flores, folhas, verde vida
Rios, mares se derramam pela terra tão ferida
Ventos pedem, choram e chamam

Águia, me mostra no meu caminho
Como se pousa longe do espinho
Como se luta por esse mundo
Como se salva esse ninho

Rápido com um raio
Repentino como um trovão
Veloz como a águia dourada
Na imensidão

Rápido com um raio
Repentino como um trovão
Veloz como a águia dourada
Na imensidão

Rápido com um raio
Repentino como um trovão
Veloz como a águia dourada
Na imensidão

Rápido com um raio

Curiosamente abril é mês de Roberto Carlos que faz anos a 19, Dia do Índio.

A águia dourada é uma das grandes aves de rapina com as asas longas e largas. Suas cores são principalmente marrons escuros com as penas douradas na cabeça, garganta e cara. A cauda é marrom cinzento. Seu comprimento e de 70 cm - 84 cm, sua envergadura e de 185 cm - 220 cm. Uma das características desta espécie é que as fêmeas são muito maiores do que machos. As fêmeas pesam entre 3.9kg - 6.1kg e os machos entre 3 kg - 4.4kg.

As águias douradas são encontradas nos habitat abertos e semi-abertos que incluem a tundra, pastagem, florestas coníferas, áreas montanhosas. Seus principais alimentos são mamíferos pequenos tais como coelhos, os esquilos à terra, os cães de pradaria, e as marmota. Igualmente come pássaros, répteis e alguns peixes. Sua reprodução inicia-se em meados de Janeiro e prolongando-se até Maio e setembro, podendo variar de acordo com a região geográfica. Cada casal pode ter até 10 ninhos, mas só 2 ou 3 são usados em rotação. Alguns casais usam o mesmo ninho cada ano, enquanto outros usam os ninhos alternando os anos. O mesmo ninho pode ser usado por gerações. O ninho normalmente é construído em um precipício alto, entretanto podem ser usadas árvores se precipícios não estão disponíveis. O local de ninho preferido é onde a presa pode ser avistada facilmente.

São encontradas com facilidade em Portugal, Eurásia, Norte de África e na América do Norte. A área de procriação na América do Norte inclui o México norte-central, os Estados Unidos ocidentais como Dakotas, Kansas e Texas, também o Alasca, e o norte do Canadá. Durante o inverno elas podem ser achadas no Alasca meridional e Canadá, nos oeste dos Estados Unidos e México. A águia-dourada é conhecida por mergulhar para pegar sua presa a velocidades calculadas de 240 a 320 km/h.


POSTS RELACIONADOS:
5 Comentários

Comentários

  1. Que coisa boa! Fico feliz...Nosso REI há muito vem defendendo a natureza, como disse o Maestro, bem antes que se falasse disto!
    Gostei!
    Tomara Deus que D. Laura fique boa logo e nosso RC possa estar lá cumprindo todos os compromissos.

    Beijos azuisss

    ResponderEliminar
  2. Roberto Carlos não só canta ao amor em todas suas formas, a amizade, a vida toda; ele como já o manifestaram foi um dos pioneiros perante o cuidado da ecologia do planeta com seu estilo estético que é sua marca pessoal. Também estou torcendo para que Lady Laura fique boa, como vocês devem saber estamos ansiosos a espera do Rei.

    Bela postagem Omo todo o que seleciona o grande Armindo.

    Beijos desde Lima Perú.

    ResponderEliminar
  3. Mindo, bela postagem!!!

    Riquíssima, pois trata-se da Natureza, da preservação da espécie, dos cuidados que o ser humano deverá sempre ter com o meio ambiente protegendo os ecossistemas e mantendo a fauna e a flora em equilíbrio.

    O Rei Roberto Carlos em suas canções, grande parte delas são feitas visando a proteção ecológica, fazendo sempre uma alerta para a humanidade em relação ao uso indevido dos fatores bióticos e abióticos, intensificando a sustentabilidadedo Planeta.

    Essa canção "Águia Dourada", é linda e nela Roberto faz a alerta e mostra a importância da espécie para a Ecologia.

    Agdorei, Mindo, amei, está perfeita esta matéria! Os meus parabéns!!!!

    Beijos e abraços de sua colaboradora, que adoraaaaa, o patrãozinho querido!!!!!

    Mazé Silva

    ResponderEliminar
  4. Olá maninho!

    Bom saber que nosso mais que tudo foi escolhido para esse apadrinhamento.
    Já há anos que ele vem demonstrando através da música a sua preocupação com a Natureza.

    Agora vamos torcerpara que Lady Laura melhore, para ele poder cumprir sua agenda lá no México.

    Lindo o vídeo maninho, amei!

    Beijos,
    Carmen Augusta

    ResponderEliminar
  5. Maninho safadinho!
    Nos pegou, heim!
    Só o Manuelito se salvou...
    Deve ter desconfiado...

    Parabéns mais uma vez pela sua grande imaginação!

    Beijos,
    Carmen Augusta

    ResponderEliminar