Casa Fernando Pessoa faz entrega de Prêmio no Brasil

DO TEXTO: O prêmio, destinado a homenagear aqueles que divulgaram a obra do escritor português, será atribuído pela primeira vez, sendo o Brasil escolhido para
Famoso quadro de Almada Negreiros sobre Fernando Pessoa.

Ordem do Desassossego celebra 2 mulheres em Pessoa


Casa Fernando Pessoa, em Lisboa, irá entregar dia 8 de Março, na sede do Instituto Moreira Salles (IMS), no Rio de Janeiro, o prêmio “Ordem do Desassossego”, uma medalha em prata, criada pela Casa Fernando Pessoa, com design de Jorge Colombo.

O prêmio, destinado a homenagear aqueles que divulgaram a obra do escritor português, será atribuído pela primeira vez, sendo o Brasil escolhido para esta inauguração, na pessoa de duas mulheres.

A professora universitária Cleonice Berardinelli e a cantora e compositora Maria Bethânia foram as duas brasileiras escolhidas para receber a medalha da Ordem do Desassossego, pela qualidade dos seus trabalhos pioneiros na divulgação da obra de Pessoa. O prêmio será entregue pela diretora da Casa Fernando Pessoa, Inês Pedrosa, que estará presente no evento acompanhada da Coordenadora da Casa, Carmo Mota.

Inês Pedrosa: "reforçar os laços culturais entre Portugal e o Brasil"

Cleonice Seroa da Mota Berardinelli (“Dona Cleo”), académica de 93 anos de idade, é considerada a maior especialista em literatura portuguesa do Brasil e autora de importantes obras sobre Fernando Pessoa, tendo mesmo sido responsável pela re-descoberta de Pessoa no mundo lusófono. É membro da Academia Brasileira de Letras e acadêmica correspondente brasileira da Academia de Ciências de Lisboa, Classe de Letras, desde 1975.

Cleonice Berardinelli recebe, em 2006, das mãos do primeiro-ministro português José Sócrates, a Grã-Cruz da Ordem de Santiago de Espada

Maria Bethânia Vianna Telles Veloso, considerada por muitos brasileiros uma das maiores cantoras da história do Brasil, tem a marca de ser a segunda artista em venda de discos no país, sendo a primeira da MPB, com 26 milhões de cópias vendidas. Em 1971 gravou o disco “Rosas dos Ventos”, incluindo poemas de Fernando Pessoa, e em 1972 o álbum “Drama”, com a composição de Paulo Vanzoline “Volta por Cima” e texto do poeta, entre outros.

Maria Bethânia, primeira homenageada com a "Ordem do Desassossego”

Além da entrega do prêmio “Ordem do Desassossego”, acontecerá no IMS uma sessão de debate sobre a importância de Fernando Pessoa no Brasil, com a participação das homenageadas e do poeta e filósofo Antonio Cícero, bem como a gravação de vídeo de poemas de Pessoa, apresentado por representantes da cultura brasileira, entre eles Adriana Calcanhoto, Caetano Veloso, Chico Buarque, Fernanda Montenegro, Gilberto Gil, João Ubaldo Ribeiro, Luís Fernando Veríssimo, Malu Mader, Tony Bellotto, Zuenir Ventura, entre muitos outros. 
 
"Deus ao mar o perigo e o abismo deu, mas nele é que espelhou o céu" - Fernando Pessoa

Em entrevista a quadros-cultura.com, a escritora e diretora da Casa Fernando Pessoa, Inês Pedrosa, disse que a realização deste evento no Instituto Moreira Salles assinala o início de uma parceria entre as duas instituições e reforça os laços culturais entre Portugal e o Brasil, sendo também uma manifestação de gratidão para com o país irmão, pelo seu amor à obra do poeta, recentemente declamada em Lisboa pelo comediante e apresentador de televisão Jô Soares.
 
 
FOTOS: João Teixeira

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários