RC9 - Os músicos da banda de Roberto Carlos (Norival D'Angelo)

DO TEXTO:
Composição: Norival D'Angelo.

Composição: Norival D'Angelo.



A banda do cantor e compositor Roberto Carlos, vulgarmente designada por RC9, é comparável à famosa trilogia de Alexandre Dumas, intitulada “Os três mosqueteiros”.

Os 3M, que na verdade eram 4, estavam ao serviço do rei de França, Luís XIII, e os RC9, que na verdade são 17, estão ao serviço do Rei Roberto Carlos.

Mas enquanto os 3M enfrentavam grandes inimigos como o Cardeal Richelieu e seus guardas, além dos huguenotes e dos ingleses, inimigos da Coroa francesa, os RC9 são o séquito real que aqui e além fronteiras apoiam Sua Majestade que no trono salpicado por uma miríade de luzes banhadas por nevoeiro sebastianista, é aclamado pelos seus súbditos ao som de instrumentos musicais regidos pelo seu cavaleiro-mor.

No âmbito das comemorações do cinquentenário da coroação do Rei, os RC9 foram recentemente trazidos à estampa através do site
http://www.rc50anos.com.br/com com fotos e breves palavras de apresentação. São essas fotos e essas breves palavras sobre cada um dos 17 elementos que compõem a banda RC9 que aqui reproduzimos com a devida vénia como reconhecimento por tudo quanto têm feito em prol de Roberto Carlos e dos seus fãs.

Alguns dos elementos já foram alvo de enredos fictícios produzidos pelo autor destas linhas, pelo que se aproveitará para também incluir alguns excertos de tais episódios.

A ideia era publicar este trabalho num só documento, porém, isso iria tornar o artigo demasiado extenso e como tal não muito prático para os estimados leitores. Por isso, decidimos dividi-lo por cada elemento do RC9, sendo que em todos manteremos o presente texto.





Primeiro, em 1964, foram chamados de RC Trio tendo o próprio RC na guitarra, Dedé Marquez na bateria e Bruno no contrabaixo. Roberto Carlos passou a ser só o cantor surgindo então o RC 4 com a entrada de Wanderley no piano e Gato na guitarra. Daí entraram os sopros... e o resto é história. Nos dias de hoje é chamada de RC 9. Com vocês: os músicos que acompanham Roberto Carlos!


---------------------




NORIVAL D´ANGELO – Bateria

Iniciou sua carreira como baterista nos anos 60 participando dos movimentos de rock progressivo e de hardrock. Já tocou com muita gente boa, de Secos e Molhados até Luciano Pavarotti passando por Tim Maia, Gal Costa e muitos outros. Atualmente integra a banda Rockfeller. 35 anos o separam da primeira vez que pisou num palco com RC e de lá não mais saiu. "Na batera, pra ele tanto faz um trio ou uma sinfônica, a mesma tranquilidade. Com vocês meus irmãozinho: Norival"!

--------------------------

NOTA PRÉVIA:

A matéria que a seguir publicamos, trata-se de bate-papos onde Norival interveio. Para melhor se entender o sentido das suas intervenções, incluímos, também, os diálogos imediatamente anteriores e/ou posteriores.

O objectivo que está subjacente a esta série de artigos sobre os elementos da banda RC9 é, ainda que modestamente, não só homenagear os mesmos pela importante contribuição que emprestam à carreira de Roberto Carlos, mas também, sempre que possível, contribuir para a divulgação de algumas particularidades biográficas quiçá pouco ou nada conhecidas. Enquanto na maior parte dos casos dos músicos precedentes, tivemos que pesquisar aqui e ali, muitas vezes ingloriamente, felizmente que no caso concreto do Norival vimos a tarefa facilitada.


--------------------------



7 de Maio de 2008, quarta-feira, 11,07h
...............................


ROBERTO, sorrindo mas logo a seguir pondo-se sério: - Edu! Temos aqui um problema pra resolver, viu? Tou falando com o Mindo sobre nosso último bate-papo…

EDUARDO, rindo: - Eheheheheh Eu já li o bate-papo e achei um barato!

ROBERTO, replicando: - Um barato que vai sair caro, Edu! Cê mandou o Mindo publicar no 24º. Bate-papo aquelas minhas análises aos comentários que os fãs fizeram ao 23º., e isso foi a ponta do iceberg, pois agora todo mundo ficou com a certeza que nossos bate-papos são verídicos.

NORIVAL, confuso: - Roberto, eu pensava que seus bate-papos com esse portuga eram verdadeiros, mas estou vendo que afinal é tudo mentira e se calhar esse portuga nem existe…

ROBERTO, sorrindo para dentro: - Norival, cê sabe que mentira não é comigo e porque vem agora dizendo bobagem? E como, o Mindo não existe, se eu tô falando agora mesmo com ele pelo celular, Norival? Minha nossa!

NORIVAL, ainda mais confuso: - Mas…

ROBERTO, prosseguindo: - Norival, deixe estar assim, tá? Não faça mais confusão, mora!
…………………………….



-----------------------
NORIVAL D’ANGELO

Norival D'Angelo iniciou sua carreira como baterista nos anos 60, tornando-se um dos pioneiros do classic rock e do soul funk no Brasil, participando ativamente dos primeiros movimentos de rock progressivo no País em shows de hardrock com bandas como:
*Beatniks
*Som Beat, entre outras.

Levando ao público os primeiros trabalhos cover de Jimmy Hendrix, Led Zeppelin e Deep Purple.

Após essa fase integrou a banda Sêcos & Molhados no auge do sucesso participando dos shows e do segundo CD da banda onde incluia o hit “Flores Astrais”.

Norival D’Angelo vem no decorrer de sua carreira atuando em shows e gravações ao lado de nomes como:

*Roberto Carlos

*Luciano Pavarotti
*Tim Maia
*Erasmo Carlos
*Gal Costa
*Domenico Modugno
*Sarita Montiel
*Rogério Duprat
*Maria Bethânia
*Gato Barbiéri
*Naná Vasconcelos, entre outros.

Frequentemente viaja todo o País se apresentando em shows, na maioria das vezes ao lado de Roberto Carlos, e workshops divulgando as marcas que representa como endorsee.

Se apresentou e periódicamente se apresenta em templos sagrados da música no mundo como:Madison Square Garden, Radio City Music Hal (ambos em N.York), Teatro Scala de Milão.

No ano de 2007 participou da gravação do DVD ao vivo de Roberto Carlos para toda America Latina realizado em Miami.

Atualmente integra a banda de Roberto Carlos, o RC9 já há 35 anos e a banda Rockfeller com quem atua em todo o circuito de bares e casas de show da Capital e do interior de São Paulo.

Nos primeiros dias de 2009, Norival D'Angelo batera do Rei Roberto Carlos – renovou seu contrato com a Mapex, marca que Norival vem usando ao longo de sua carreira. A mais recente aparição de Norival ao lado de Roberto Carlos foi no especial da Globo, exibido pela emissora em dezembro passado, conquistando algumas dezenas de pontos no Ibope. Vale lembrar que em 2009, Norival celebra 35 anos como batera do Rei.

In MAPEX

---------------------





------------------





Endorsees Liverpool

ENTREVISTA Norival D'Angelo

Liverpool Pergunta

- Nome completo:

NORIVAL RICARDO D’ANGELO

- O que julga ser mais importante na sua vida?

Em 1º lugar a saúde sem ela não se faz nada, em segundo, viver harmoniosamente com tudo e com todos.

- Qual a melhor forma de relaxar?

Olha;.. pra mim é descansando mesmo ou dormindo..rs..rs

- Qual a bebida favorita?

Gosto muito de um vinho.

- Local que gosta de visitar:

Los Angeles.

- Um exemplo de vida:

Todas as pessoas que de alguma forma se tornaram bem sucedidas através de seu trabalho e honestidade, não esquecendo de olhar para trás e ajudando aqueles que mais necessitam.

- Com quem gosta de conversar:

Com meus amigos e colegas e com pessoas que se identifiquem com a minha realidade de vida.

- Pessoa que admira:

Roberto Carlos (grande cara!)

- O que você falaria para quem está iniciando a carreira musical?

Falaria sobre a determinação na vida, acho que isto torna-se a mola mestra para os anseios e objetivos que temos em nossas vidas, portanto se você acredita que pode; que tem potencial, se você tem um sonho, seja determinado e siga em frente!! você pode!!

- Qual a música preferida?

Na realidade não tenho exatamente uma musica preferida, mas várias, que em determinados momentos fizeram parte da minha vida como por exemplo (falta texto no original).

- Outros instrumentos que toca:

Um pouco de violão.

- Bandas em que atua:

Banda RC9 - Roberto Carlos; Banda Rockfeller

- Se não fosse baterista o que seria?

Acho que seria advogado.

- Baterista Revelação:

Andre Mattera (Banda Cueio Limão e Primos da Cida); Daniel Padovan (Banda SoundTrackers).

- Qual foi o maior incentivador para sua carreira?

Meu velho amigo Vado Negrini.

- Momento mais embaraçoso no palco:

Há muito tempo, na época das domingueiras, ainda garotão; quando estava tocando cheio de caras e bocas com todos os meus amigos assistindo, quando num ataque de prato me desequilibrei e cai para trás, ficando com a maior vergonha de sentar outra vez na bateria!.....ah!!ah!!

– Maior público no qual já tocou:

Tive algumas ocasiões como: Praia de Copacabana no Rio e Parque do Ibirapuera em São Paulo, ambos com mais de 150.000 pessoas.

- Você já se sentiu nervoso em alguma apresentação? Onde?

Sim, Claro!! em alguns especiais do Roberto que sempre tem coisas novas para apresentar, e no lançamento do CD de minha Banda Rockfeller há alguns meses atrás, preocupado por ser um trabalho novo que apresentávamos, mas felizmente foi tudo ótimamente bem para nossa alegria.

- Deixe seu recado:

Gostaria de agradecer a todos o apoio, que de alguma forma, sempre me deram ao longo de minha carreira, porque sozinho não se chega a lugar nenhum.

In Baquetas Liverpool



------------------------
 
 
 



-----------------------




-----------------------



Banda Rockfeller lança álbum inspirado na Jovem Guarda

da Folha Online
16-07-2008

Apesar dos 10 anos de estrada, a banda Rockfeller acaba de lançar seu primeiro álbum com título homônimo. Para comemorar, a banda que tem o baterista de Roberto Carlos como integrante (Norival D'Angelo), faz dois shows nesta quarta-feira (16) e na quinta (17), no Tom Jazz, às 22h.

A banda é formada por Norival D'Angelo, Durval Rodrigues, Maurício "Brotinho" e pelo músico e desembargador Zeca Aquino.

No repertório do primeiro CD homônimo, os músicos interpretam regravações divertidas de Roberto Carlos como "Todos Estão Surdos/Sua Estupidez" e a canção "Conversa de Bêbado", que traz participação especial de Seu Jorge.

As composições da banda têm influências que variam do rock clássico dos anos 70 à Tim Maia, além de passagens pelo reggae, dance music, soul e samba.

Em outras faixas como "A História do Primeiro Amor", a influência vem da Jovem Guarda, e em "Viajar no Céu", do reggae. O ritmo jamaicano também embala "No Fundo dos Teus Olhos".

O baterista D'Angelo tem longo currículo na música brasileira. Ele já foi integrante de bandas como Secos & Molhados, Beatniks (Jovem Guarda), Álamos e Gálaxies, entre outras.


---------------------------







Banda Rockfeller



História

Formada em 1998, mas com integrantes de vasta experiência musical adquirida em vários anos de trabalho acompanhando artistas nacionais e internacionais de estilos bastante diversos como o rei Roberto Carlos (Norival) e os gringos do Double You (Brotinho).


A banda ROCKFELLER interpreta os clássicos do rock desde os 60' até os dias de hoje com muita abrangência, já que os 4 integrantes cantam e tocam possibilitando covers muito fiéis.

Na estrada há 10 anos, a banda Rockfeller comemora a data com louvor: o grupo acaba de lançar seu primeiro álbum com título homônimo. A banda garante muita diversão com canções que tem tudo para virar hit como, por exemplo, as duas primeiras músicas de trabalho: "Todos Estão Surdos/Sua Estupidez", regravação de Roberto Carlos, que ganhou nova roupagem moderníssima; e "Conversa de Bêbado", que traz participação especial de Seu Jorge. Cheio de influências que variam do classic rock dos anos 70 à Tim Maia, "Rockefeller" é um álbum que passeia pelos mais variados ritmos como reggae, dance music, soul e samba, com pitadas da Jovem Guarda, movimento que teve grande influência sobre os músicos. Toda essa versatilidade e experiência foram fundamentais para criar um pop-rock original, competente e animadíssimo, que pode ser conferido no repertório do show de lançamento.

Site Oficial
Blog

Orkut
MySpace


--------------------






POSTS RELACIONADOS:
3 Comentários

Comentários

  1. Olà Mindo! estou realemente improcionado com a carta de visita do Norival.Ele é mais que confirmado hà que ver com quantos artistas de nome ele jà trabalhou.Tambem gostei de ouvir o seu grupo tocar,eu so nao gostava de pagar o que eles vao consumir depois da festa acabar.é bem o que digo! estas rimas jà me sai-em naturalmente pà. Sempre vou ter que partir o outro braço o que me resta jà nao me serve para nada.Abraços

    ResponderEliminar
  2. Conhecí Norival tocando no Som Beat, junto com o Fafá e o Aroldo, em bailinhos na zona leste de S.Paulo e na noite. Eu era amigo do Fafá lá da Penha e ele dava umas dicas na banda The Tiger's, desde os tempos em que tocava no The Flyers (Lumumba virou, depois o Pick Riverti..grande sax)
    Da turma dos Tiger's, sobrou o talento do PISKA.
    Norival, na época, já fazia misérias com a pedaleira.
    Abração
    Wladimir Cutarelli, morando em Recife

    ResponderEliminar
  3. Norival. recebi o par de baquetas que utilizou no show do RC em Portugal no dia 18 de maio. Muito obrigado pela gentileza. Também sou (ou tento ser!!!) um baterista e apreciei muito ver a sua prestação. Quando voltar a portugal me avise que eu tenho uma garrafa daquelas para retribuir a atenção. Abraço lusitano. Laurentino Alves ..... laurentino.alves@caetanobus.pt

    ResponderEliminar