RC9 - Os músicos da banda de Roberto Carlos (João Lenhari)

DO TEXTO:
João Lenhari em palco. 


A banda do cantor e compositor Roberto Carlos, vulgarmente designada por RC9, é comparável à famosa trilogia de Alexandre Dumas, intitulada “Os três mosqueteiros”.

Os 3M, que na verdade eram 4, estavam ao serviço do rei de França, Luís XIII, e os RC9, que na verdade são 17, estão ao serviço do Rei Roberto Carlos.

Mas enquanto os 3M enfrentavam grandes inimigos como o Cardeal Richelieu e seus guardas, além dos huguenotes e dos ingleses, inimigos da Coroa francesa, os RC9 são o séquito real que aqui e além fronteiras apoiam Sua Majestade que no trono salpicado por uma miríade de luzes banhadas por nevoeiro sebastianista, é aclamado pelos seus súbditos ao som de instrumentos musicais regidos pelo seu cavaleiro-mor.

No âmbito das comemorações do cinquentenário da coroação do Rei, os RC9 foram recentemente trazidos à estampa através do site
http://www.rc50anos.com.br/com com fotos e breves palavras de apresentação. São essas fotos e essas breves palavras sobre cada um dos 17 elementos que compõem a banda RC9 que aqui reproduzimos com a devida vénia como reconhecimento por tudo quanto têm feito em prol de Roberto Carlos e dos seus fãs.

Alguns dos elementos já foram alvo de enredos fictícios produzidos pelo autor destas linhas, pelo que se aproveitará para também incluir alguns excertos de tais episódios.

A ideia era publicar este trabalho num só documento, porém, isso iria tornar o artigo demasiado extenso e como tal não muito prático para os estimados leitores. Por isso, decidimos dividi-lo por cada elemento do RC9, sendo que em todos manteremos o presente texto.





Primeiro, em 1964, foram chamados de RC Trio tendo o próprio RC na guitarra, Dedé Marquez na bateria e Bruno no contrabaixo. Roberto Carlos passou a ser só o cantor surgindo então o RC 4 com a entrada de Wanderley no piano e Gato na guitarra. Daí entraram os sopros... e o resto é história. Nos dias de hoje é chamada de RC 9. Com vocês: os músicos que acompanham Roberto Carlos!

-------------------------
.

JOÃO LENHARI - Trompete




Acreditem, a carreira de João começou em 1990 por causa da novela Rainha da Sucata! Nela Renato Maia, personagem vivido por Daniel Filho, tocava trompete e nessa inspiração ele embarcou. Primeira experiência musical aconteceu na banda Lira de Mogi Mirim, sua terra natal. Em 2004 passou a ser substituto de alguns músicos de sopro do RC 9 mas só mesmo em 2008 se tornou fixo na banda.


----------------------------

NOTA PRÉVIA:

De todos os elementos que compõem a banda RC9, apenas dois não intervieram em qualquer bate-papo entre Roberto e eu ou entre Eduardo Lages e eu. O João é um deles, motivo porque, ao contrário dos anteriores, não transcrevemos qualquer bate-papo com ele. Contudo, como o objectivo desta série é não só homenagear os músicos que acompanham Roberto Carlos, mas também dar a conhecer aos estimados leitores algo mais sobre eles, vestimos a capa do Sherlock Holmes e lá fomos nós pesquisar aqui e ali. Eis o que descobrimos sobre o João:

------------------------

JOÃO LENHARI

Por Marcelo Calderazzo

João Lenhari é bacharel em música (trompete) pela Unicamp. Participou de Master Class com Cláudio Roditi, Charles Schuluter, Fred Mills e Ole Edward Antonsen.
Lecionou em Tatuí(SP), no Centro Musical Santa Cruz(SP) e participa de bancas de avaliações e vestibulares da Faculdade Santa Marcelina(SP).

Gravou nos seguintes álbuns: Banda Mantiqueira com OSESP e Luciana Souza, Sound Scape Big Band, Antonio Nóbrega, Paulo Santoro, Alessandro Penezzi, Bissamblazz, Virgínia Rosa e Eduardo Lages. Gravou a trilha para o filme “O ano em que meus pais saíram de férias”, além do seriado “Cidade dos Homens”.

Atualmente acompanha bandas como Sound Scape, Banda Urbana, Banda Jazzco, Bissamblazz, Jazz Sinfônica de Diadema, o cantor Roberto Carlos, além de participar dos musicais Sweet Charity e Miss Saigon.

BLOG DO MARCELO CALDERAZZO

.
--------------------------



.
-------------------------

.
BANDA URBANA

Manu Falleiros, Josué dos Santos, Raphael Ferreira, Jorge Müller, Sílvio Giannetti, Jorge Neto, Mauro Boim, João Lenhari, Rubinho Antunes, Bruno Mangueira, Marcos Paiva e Pepa D'Elia.





.
A SEGUIR:
JORGE BERTO - Trombone

POSTS RELACIONADOS:
4 Comentários

Comentários

  1. Olà Mindo! acho bem tu nao faze-res nunhema excepçao, com respeito à banda R.C. todos eles sao professionais, com muito talento,por isso mesmo merecem ser todos citados.Abraços

    ResponderEliminar
  2. Olá meu querido Mindo!

    Mais um trabalho perfeito em homenagem aos músicos de Roberto Carlos e todos ficaram maravilhosos.

    O Mindo não brinca em trabalho, tudo que ele faz tem seu toque de humor, muita alegria, mas não esquece de fazer com perfeição.

    Admiro esse menino português que encanta sempre seus amigos brasileiros e agora se olharmos o globo, poderemos observar a quantidade de visitantes que cresce a cada dia.

    Parabéns Mindo por mais uma excelente matéria!

    Beijinhos pra você!!!

    Mazé Silva

    ResponderEliminar
  3. Oi maninho querido!

    O João Lenhari, pode não ter participado de bate-papos com você, mas participa de muitas coisas, carago!
    Bom, pra trabalhar com o Roberto só sendo bom mesmo.
    Sabia que Tatuí é aqui perto?
    É a Cidade da Música.

    Parabéns irmãozinho, pelo trabalho louvável que está fazendo.

    Beijos,
    Carmen Augusta

    ResponderEliminar
  4. Sou fã da Banda do RC a muito tempo.

    ResponderEliminar