Publicada por
Mazé Silva

Prova de Fogo, faz parte da Trilha sonora do Filme "Juventude e Ternura"
Um dos grandes sucessos de Wanderléa, "Prova de fogo" é uma composição de Erasmo Carlos, criada na época em que o Tremendão e Roberto Carlos romperam a parceria musical, retomada logo em seguida.
A música fez parte da trilha do filme "Juventude e Ternura", dirigido por Aurélio Teixeira, que também assina o roteiro ao lado de Braz Chediak e Fernando Amaral. O argumento é do ator Jorge Dória, que também participa da película, interpretando o personagem Jaime.
Este vídeo, único registro de Wanderléa em imagens da época cantando esta música, é uma contribuição de Tuna, com agradecimento ao Archanjo.
O longa metragem teve pré-estréia no Cine Marrocos, em São Paulo, e entrou em circuito nacional no primeiro semestre de 1968, época em que a cantora brilhava no programa Jovem Guarda, ao lado de Roberto Carlos e Erasmo Carlos.
A trilha sonora do filme traz arranjos de Ed Lincoln e direção musical de Erlon Chaves. No filme, Wanderléa é Beth, uma cantora da juventude que oscila entre a proteção de um fora-de-lei (Estênio, interpretado por Anselmo Duarte) e o amor de um pianista (Ênio Gonçalves, no papel de Guy), decidindo-se por este.
O figurino de Wanderléa no filme não é o mesmo que usava na época da Jovem Guarda. As roupas são de um dos patrocinadores. No elenco também estão Bobby de Carlo (Paulinho), Carlos Koppa (contrabandista), Roberto Maia (Sandoval), Paulo Padilha (delegado), Arnaldo Artilheiro e Luiz Carlos Braga, além do grupo Os Wandecos, formado por Milton Siqueira Campos, Vicente Salvia, José Roberto Pereira e Milton Luiz.
O filme conta ainda com as participações especiais de Cyl Farney, Amilton Fernandes, Murilo Nei e Lílian Fernandes.
Juventude e Ternura com Wanderléa filme 1968
Labels
Erasmo Carlos
Roberto Carlos

Amante da música romântica, amiga, alegre, brincalhona, simpática, mas séria quando for preciso. Amo tudo relacionado à vida do Rei Roberto Carlos.
- Obter link
- X
- Outras aplicações
2
Comentários
Comentários
🌟Copie um emoji e cole no comentário: Clique aqui para ver os emojis
Apenas uma pequena correção. Sou o Newton de Siqueira Campos (não Milton) e era o contrabaixista do conjunto Os Wandecos, quando participei do filme ao lado do Bobby Di Carlo, Vicente Sálvia (que era o tecladista dos Wandecos mas no filme faz um saxofonista)e do José Roberto (baterista titular dos Wandecos, e que substituira o 1° titular: Vitor Manga). No filme o Bobby faz o papel de guitarrista dos The Beth's, função que nos Wandecos era ecxercida pelo Olmir Stocker - "Alemão", compositor do sucesso do Erasmo - "O Caderninho", e, em parceria comigo da música "Meu Vestidinho", gravada pela cantora Martinha, que também estiveram no topo das paradas de sucessos da época, como posso comprovar através das revistas da época que ainda guardo. O "Alemão" não participou do filme, pois, pela característica do mesmo o conjunto "The Beth's" não podia ser muito grande, e o Bobby era um cantor de grande sucesso ("Tijolinho", "Bobinha", e outras pela gravadora Odeon) cuja participação era muito importante para atrair também o seu enorme público feminino.
ResponderEliminarAinda um adendo: Nos intervalos das filmagens, nós do conjunto, tivemos a oportunidade de um convívio maravilhoso com o extraordinário ator e diretor Anselmo Duarte, laureado no Festival de Cannes com seu inesquecível filme "O Pagador de Promessas". Curtíamos longos e inteligentes papos, ouvindo suas narrativas incríveis e divertidas, madrugadas a dentro, entre sonoras gargalhadas e sérias reflexões. Eram tempos em que a Jovem Guarda amenizava um pouco os dias sombrios de radicalização da ditadura militar, que embora muitos não saibam, era sim, motivo de preocupação da querida Wandeca, e de muitos integrantes desse movimento, tido por muitos como alienante. Podem estar certos que havia muita consciência política, sim, entre a maioria dos que participaram desse movimento. Talvez, muito mais do que entre os jovens "baladeiros" modernos, sem qualquer saudosismo!
ResponderEliminarSaúde, sucesso e prosperidade a todos!