Em carta, Martinho da Vila parabeniza o bairro que ele leva no nome

DO TEXTO:
Personificação da alma sambista e boêmia que caracteriza Vila Isabel, a convite do GLOBO-Tijuca, o cantor e compositor Martinho da Vila escreveu uma carta parabenizando os 137 anos do bairro - comemorados no dia 28 de setembro - que ele leva no nome. Abaixo, Martinho abre o verbo, ou a prosa, feita em próprio punho especialmente para a ilustre aniversariante do mês: Vila Isabel.

"Já estamos festejando o aniversário do Bairro de Noel. Viva!

Num dia 28 de setembro foi assinada a Lei do Ventre Livre e num outro setembro 28, nasceu Vila Isabel, com graça divina: Ele tirou do azul o mais azul. Ele pegou do branco a paz maior, o canto mais negro que passeou no céu e aí criou o bairro que eu batizei de “O Berço do Samba”.

Se o Perna, ativista cultural da Vila, ainda estivesse na terra, certamente providenciaria um grande bolo com 137 velas.

O Barão de Drummond, inspirado na Av. Champs Elisee de Paris, abriu uma alameda larga e a batizou de Bouleward Vinte e Oito de Setembro. O arrojado barão criou também a Cia Ferro Carril de Vila Isabel, o Clube de Corridas, Empresa do Teatro Lírico e, entre outras proezas, o primeiro jardim zoológico da cidade, onde inventou o jogo do bicho.

Quando alguém me pergunta onde fica o Grajaú, Andaraí, Maracanã e parte da Tijuca, eu digo: fica em Vila Isabel. Se me questionam onde fica a Vila? Eu respondo cantarolando um samba do Nei Lopes em parceria com o Rui Quaresma: “À minha direita, raia um sol vermelho e branco / Á minha esquerda a verde e rosa vem sorrir / À minha frente ecoa um grito de gol / Atrás de mim dorme a Floresta do Andaraí / Entre o Engenho Velho e o Novo, ouço cantar / Um tangará nas ramas dos oitis do Boulleward / Foi ali que os Drummond, os Rdge e os Maxuel / Vieram semear Vila Isabel”

No 2010 que se aproxima, a Vila vai estar em festa o tempo inteiro, pois no dia primeiro começa o Ano Noel Rosa, que faria 100 primaveras no dia 11 de dezembro.

A Unidos de Vila Isabel vai fazer uma festança para ele (e com ele) no próximo carnaval, ocasião em que o gênio será laureado com o enredo Noel – A Presença do Poeta, tema que sugeri ao carnavalesco Alex de Souza e o pesquisador Alex Viana escreveu a sinopse, baseando-se na biografia do Noel Rosa, escrita por João Máximo e Carlos Didier.

A inspiração foi a música Presença de Noel que fiz com o Gracia, mas compus o samba enredo sem usar a melodia do compadre. Só aproveitei algumas palavras da minha própria letra. A idéia central do tema, na qual eu acredito, é que o Noel estará conosco no Sambódromo, espiritualmente.

Tudo indica que a Escola vai cantar o meu samba que tem as características de tantos outros que já fiz e, se Deus quiser, na quarta-feira de cinzas vai haver uma festança nas calçadas musicais do Avenida 28 e no Morro dos Macacos.

Parabéns Vila Isabel!"
, Martinho da Vila, cantor e compositor.

24-09-2009

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários