A cidade de Cachoeiro do Itapemirim - Espirito Santo

As montanhas do lugar: o Pico do Itabira, símbolo de Cachoeiro, e o Frade e a Freira, duas montanhas geminadas que formam a figura de dois religiosos.
Vista panorâmica de Cachoeiro de Itapemirim.




HISTÓRIA DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM A TERRA NATAL DE ROBERTO CARLOS, RUBEM BRAGA...



Cachoeiro de Itapemirim, carinhosamente chamada por seus moradores de "Princesa do Sul" e "A Capital Secreta do Mundo", é terra de gente famosa como os cantores Roberto Carlos e Sérgio Sampaio, o escritor Rubem Braga, o artista Jece Valadão, entre tantos outros.

É o maior polo de desenvolvimento do Sul do Estado, com imensas reservas de mármore que respondem pelo abastecimento de 80% do mercado nacional do produto. Sua topografia é rica em montanhas de calcita, mármore e granito.

Cachoeiro fica localizada a 118 quilômetros de Vitória, a apenas 40 quilômetros do mar, perto da BR-101. Possui muitas atrações. Algumas delas:

No dia 29 de junho acontece a Festa da Cidade, consagrada a São Pedro, padroeiro da cidade e que foi o Primeiro Papa da Igreja Católica. Festas juninas com fogueiras, barraquinhas, danças e cantorias acontecem em todos os bairros da cidade.

É tradição, nos festejos da cidade, um baile de gala, geralmente realizado no Sábado que antecede o dia 29 de junho, com traje a rigor ("smoking" para os homens e vestido longo para as mulheres), o único desse tipo que se realiza em todo o Estado.

Diversas cachoeiras, como a Cachoeira Alta, com mais de 100 metros de altura, no Rio Fruteiras; a Cachoeira Véu de Noiva, com cerca de 30 metros de altura, no Distrito de Conduru; e a Cachoeira da Gruta, a 15 quilômetros do centro, com acesso pela estrada do Frade.

O Rio Itapemirim, que atravessa o centro da cidade, com suas águas formando cachoeiras e corredeiras fortes. Foi um dos caminhos usados para a colonização do "hinterland" capixaba.

As montanhas do lugar: o Pico do Itabira, símbolo de Cachoeiro, e o Frade e a Freira, duas montanhas geminadas que formam a figura de dois religiosos. 


2 Comentários

Comentários

🌟Copie um emoji e cole no comentário: Clique aqui para ver os emojis

  1. Olà querida Mazé!como de costume eu teu post é imteressante e de uma certa forma inteligente porque nem todos nos e principalemente eu sabia tudo isto da cidade do meu rei.Graças a ti Mazé a minha cultura ficou um pouco mais rica esta tarde digo esta noite aqui em França.Mazé eu sei porque é que o Mindo vos paga bem pago a ti e à Guta porque enquanto ele està gozando férias vos duas conseguis fazer focianar a empreza.é um patraozinho com muita sorte;mas ele tambem é um gajo porreiro.Beijos e abraços

    ResponderEliminar
  2. Oi manuel!

    Que felicidade, poder contribuir pra o enrequecimento de vocês leitores.

    Muito bem saber que este post, mostrou-lhe Manuel um pouco mais sobre a vida do Rei, ressaltando a sua cidade com foto e vídeo que o fez participar dessa beleza de cidade do nosso mais que tudo!

    Pois é Manuel, eu já sabia que ele estava em Alentejo de férias! Ehehehehe, mas ele precisava descansar mesmo. Como você diz, ele é um gajo porreiro e fixe!

    Nós todos adoramos o patrãozinho, por isso não podemos falhar com ele.

    Manda um email pra mim e diga o que conversaram sobre o blog? Ehehehehehe. Curiosa, hem?

    Obrigada pelo comentário e muitos beijos e abraços pra ti.

    Mazé Silva

    ResponderEliminar