Publicada por
Mazé Silva




Uma das características marcantes que envolvem a figura de Garrincha relaciona-se à uma distrofia física: as pernas tortas. Numa perspectiva frontal, por exemplo, sua perna esquerda, seis centimetros mais curta que a direita, era flexionada para o lado direito, e a perna direita, apresentava o mesmo desenho. Afirma Ruy Castro em seu livro que já teria nascido assim, mas há vários depoimentos no sentido que tenha sido seqüelas de uma poliomielite.
Primeiros brilhos da estrela
Bandeirão em homenagem a Garrincha no Engenhão, estádio do Botafogo, em 2008.
Com catorze anos de idade começou a jogar no Esporte Clube de Pau Grande e seu talento, já manifestado, despertou a atenção de Arati: um ex-jogador do Botafogo. Após uma breve passagem por um time de Petrópolis foi treinar no time da Estrela Solitária.
Não se sabe com certeza quem o levou a fazer um teste no Botafogo, mas nos minutos iniciais do primeiro treino, ele teria dado vários dribles em Nílton Santos, o qual já era um renomado jogador
Na maior parte de sua carreira Garrincha defendeu o Botafogo (no período de 1953-1965) e a Seleção Brasileira (de 1957-1966). Jogou alguns meses no Sport Club Corinthians Paulista (1966) e no Clube de Regatas do Flamengo (1969), em sua, quase acabada, final de carreira. Jogou por pouco tempo no Olaria (1972).
Teve uma partida disputada pelo Vasco, em um amistoso contra o Bangu, marcando um gol nesta partida. Sua contratação não foi fechada pela equipe cruzmaltina devido a sua má condição física e foi devolvido ao Sport Club Corinthians Paulista após o supracitado amistoso.
Jogou sessenta partidas pelo Brasil entre 1955 e 1966. Em todos os seus jogos, participou de apenas uma derrota (de 3 a 1 para a Hungria na Copa de 66). Com Garrincha e Pelé jogando ao mesmo tempo, o Brasil nunca perdeu.
Mesmo na Seleção Brasileira, Garrincha nunca abandonou sua forma irreverente de jogar. Voltava a driblar o jogador oponente, no mesmo lance, ainda que desnecessariamente, só pela brincadeira em si. Nos clubes, jogou 614 vezes, marcando 245 gols pelo Botafogo. Também atuou pelo Corinthians, Flamengo e o Olaria no Brasil, e pelo Atletico Junior da Colômbia. Sua carreira profissional se prolongou de 1953 a 1972.
Na clínica do Dr. Eiras, seus amigos nunca o deixaram. E justamente na noite em que o deixaram, numa madrugada de Domingo para segunda-feira Garrincha foi derrotado pelo alcoolismo, faleceu em 20 de janeiro de 1983.
VÍDEO - Roberto Carlos joga Cinuca com Mané Garrincha
UM SONETO DE VINÍCIUS DE MORAES EM HOMENAGEM A GARRINCHA O ANJO DE PERNAS TORTAS
"A um passe de Didi, Garrincha avança
Colado o couro aos pés, o olhar atento
Dribla um, dribla dois, depois descansa
Como a medir o lance do momento.
Vem-lhe o pressentimento; ele se lança
Mais rápido que o próprio pensamento,
Dribla mais um, mais dois; a bola trança
Feliz, entre seus pés - um pé de vento!
Num só transporte, a multidão contrita
Em ato de morte se levanta e grita
Seu uníssono canto de esperança.
Garrincha, o anjo, escuta e atende: Gooooool!
É pura imagem: um G que chuta um O
Dentro da meta, um L. É pura dança!
"-Vinicius de Moraes-"
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Garrincha www.robertocarlos.com VÍDEO - Que o Rei Cantou nesse Especial de 1977
Labels
Roberto Carlos

Amante da música romântica, amiga, alegre, brincalhona, simpática, mas séria quando for preciso. Amo tudo relacionado à vida do Rei Roberto Carlos.
- Obter link
- X
- Outras aplicações
8
Comentários
Comentários
🌟Copie um emoji e cole no comentário: Clique aqui para ver os emojis
Bom dia amigos do Blog!
ResponderEliminarPeço desculpa a minha ausência nessas últimas postagens, que eu não comentei.
Queria só fazer uma observação quanto ao segundo vídeo que postei com o Rei interpretando a canção "Se Você Pensa", não é no Especial de 1977 como eu citei acima do vídeo, mas é na TV Record.
Obrigada e espero que gostem da postagem.
Beijos,
Mazé Silva
Armiando (como o gato)
ResponderEliminarJá viste o texto que aqui pibliquei. Eu tive a sorte e, sobretudo, a honra de conhecer o Mané das Pernas Tortas. E ainda que não acredite nessa Divindade e nas outras, obrigado Senhor.
Ninguém tem ido ultimamente pelA Minha Travessa. Tá tudo zangado cumigo, com o? Fiz mal a alguém? Estou muitérrimo preocupadíssimo. Diz coisas, patrãozinho...
Abs
Aproveito para um recado à Mazé:
Sua... Silva! Eu à tua espera e tu, ausente. A vida é assim, cheia de ingratidões e desenganos, e é por isso que sou muito desinfeliz... soluços diversos ao gosto do freguês. Oxalá vás aparecendo, pelo menos uma vez em cada cinco anos... Mercizinho
Qjs
Caramba!
ResponderEliminarO Splish-Splash está ficando demais, pôxa!
As meninas estão se aprimorando cada vez mais. De tal forma que o patrãozinho já nem precisa de se preocupar com nada e deixar rolar, né?
Este post da Mazé é exemplo disso. Ela vai buscar cada uma do carago! Até parece uma rata de videoteca! ehehehehe
Maravlha, o famoso Garrincha com o nosso mais que tudo jogando snoocker, digo, sinuca.
A propósito de sinuca, eu ouvia os brasucas falarem nessa palavra mas só agora é que sei o que significa. eheheheheh
E como eu sou um especialista a jogar sinuca (gaba-te cesta), um dia ainda vou desafiar o Roberto Carlos a jogar uma partida comigo. Talvez quando ele vier cá a Portugal em Junho.
Vai ser o delírio!
Mazé~, parabéns pelo post!
Beijos e abraços do patrãozinho
Ó Antunes Ferreira, deixa-te de coisas, pá!
ResponderEliminarEstou sempre batido na tua/nossa Travessa e a última vez até comentei os livros de coboiada que a malta lia antigamente, desde o Kit Carson ao Buck Jones, Roy Rogers, Matt Marriott, Daniel Boonne, e outros que tais.
Isto já pra não falar do Mandrake do Tarzan e do Fantasma.
Abraços
Olá meu querido Antunes!
ResponderEliminarVou chamá-lo só de Antunes pra ficar mais prático, ok Amigo?
Sabia que você é muito engraçado e ao mesmo tempo amável e carinhoso!
Só hoje que você reclamou um pouquinho, mas com toda razão!
Cadê a malta daqui que não tem ido a Travessa do meu amigo Antunes?
Eu já estive lá, só não deixei comentário. Até o Patrãozinho está aprontando contigo? Não posso admitir!
Meu Deus, Antunes, fiquei com peninha de você! Está a minha espera, mas eu ainda vou tanto lá meu amigo, que você irá até se cansar de mim, viu?
Coitado do meu amiguinho, só não fiquei mais triste, porque você não é infeliz e sim desinfeliz!
Eheheehehehe.
Só não sei se irei hoje, mas vou visitar e comentar em todos os seus cantinhos, tá bem Antunes?
Beijos e abraços pra você não ficar tristinho!
Da amiga,
Mazé Silva.
Ora, ora, ora, patrãozinho!
ResponderEliminarJá recebemos tantas aulas tuas que já estamos especialistas em tais ocupações!
Mindo, gostei dessa de rata de videoteca!" Ehehehehehehe.
Patrãozinho, quer dizer, que aí não tem cinuca? Pensei que já tinha aprnedido esta com o nosso mais que tudo!
Foram tantos Bate-papos e você ainda sem saber do tal jogo?
Ah, tu estás fazendo trapalhada comigo, pra quem diz que não conhecia, agora já é especialista e vai até ganhar do Rei? Duvido meu portuga querido!
Obrigada por ter gostado do post, Mindo!
Beijinhos pra você meu grande amigo!
Mazé Silva
Olá Mazé!
ResponderEliminarMeu Deus, a menina entende de tudo!
Muito boa sua postagem amiga. Garrincha merece ser lembrado.
Já não se fazem jogadores de futebol, como antigamente...
Parabéns!
Beijos,
Carmen Augusta
Muito bem Mazé!
ResponderEliminarÉ como o Armindo diz: parece rata de viddeo teca - chamamos é rata de gaveta pos acha tudo!
Quero que encontre muito também textos que ajudem na cultura da ética e moral que hoje precisa muito na sociedade.
Parabéns! Abraço da mana.