ROBERTO – CARNAVAL – CINZAS E QUARESMA

DO TEXTO:
O CARNAVAL
O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior a quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval.
O entrudo chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem européia.
No Brasil, no final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos". Estes últimos, tornaram-se mais populares no começo dos séculos XX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está ai a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais.
No século XX, o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas. As músicas deixavam o carnaval cada vez mais animado.
A primeira escola de samba surgiu no Rio de Janeiro e chamava-se Deixa Falar. Foi criada pelo sambista carioca chamado Ismael Silva. Anos mais tarde a Deixa Falar transformou-se na escola de samba Estácio de Sá. A partir dai o carnaval de rua começa a ganhar um novo formato.
Começam a surgir novas escolas de samba no Rio de Janeiro e em São Paulo.
Organizadas em Ligas de Escolas de Samba, começam os primeiros campeonatos para verificar qual escola de samba era mais bonita e animada.
O carnaval de rua manteve suas tradições originais na região Nordeste do Brasil. Em cidades como Recife e Olinda, as pessoas saem as ruas durante o carnaval no ritmo do frevo e do maracatu.
AS CINZAS
Terminado o período carnavalesco, inicia-se no dia seguinte, que é quarta-feira denominada de Cinzas, o começo da QUARESMA. As cinzas que os cristãos recebem, é um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida. As cinzas, que o Padre marca fazendo uma cruz na testa, é o símbolo de arrependimento perante a Deus.
Simbolliza também a fragilidade e a humanidade das pessoas ( todos virão do pó e a ele retornarão) e a sua necessidade de Deus. As cinzas que os cristãos recebem, são obtidas da queima das palmas usadas no Domingo de Ramos do ano anterior. Com a imposição das cinzas, se inicia uma estação espiritual particularmente relevante para todo cristão que quer se preparar dignamente para viver o Mistério Pascal, quer dizer, a Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor Jesus. A QUARESMA
Que quer dizer Quaresma?
A palavra Quaresma vem do latim quadragésima e é utilizada para designar o período de quarenta dias que antecedem a festa ápice do cristianismo: a ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no famoso Domingo de Páscoa. Esta prática data desde o século IV.
Na quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas e termina na quinta-feira (até a Missa da Ceia do Senhor, exclusive - Diretório da Liturgia - CNBB) da Semana Santa, os católicos realizam a preparação para a Páscoa. O período é reservado para a reflexão, a conversão espiritual. Ou seja, o católico deve se aproximar de Deus visando o crescimento espiritual.
Os fiéis são convidados a fazerem uma comparação entre suas vidas e a mensagem cristã expressa nos Evangelhos. Esta comparação significa um recomeço, um renascimento para as questões espirituais e de crescimento pessoal. O cristão deve intensificar a prática dos princípios essenciais de sua fé com o objetivo de ser uma pessoa melhor e proporcionar o bem para os demais.
Essencialmente, o período é um retiro espiritual voltado à reflexão, onde os cristãos se recolhem em oração e penitência para preparar o espírito para a acolhida do Cristo Vivo, Ressuscitado no Domingo de Páscoa. Assim, retomando questões espirituais, simbolicamente o cristão está renascendo, como Cristo.
Todas as religiões têm períodos voltados à reflexão, eles fazem parte da disciplina religiosa. Cada doutrina religiosa tem seu calendário específico para seguir. A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa luto e penitência.
Cerca de duzentos anos após o nascimento de Cristo, os cristãos começaram a preparar a festa da Páscoa com três dias de oração, meditação e jejum. Por volta do ano 350 d. C., a Igreja aumentou o tempo de preparação para quarenta dias. Assim surgiu a Qual o significado destes 40 dias?
Na Bíblia, o número quatro simboliza o universo material. Os zeros que o seguem significam o tempo de nossa vida na terra, suas provações e dificuldades. Portanto, a duração da Quaresma está baseada no símbolo deste número na Bíblia.
Nela, é relatada as passagens dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias de Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou a estada dos judeus no Egito, entre outras.
Esses períodos vêm sempre antes de fatos importantes e se relacionam com a necessidade de ir criando um clima adequado e dirigindo o coração para algo que vai acontecer.
O que os cristãos devem fazer no tempo de Quaresma?
A Igreja católica propõe, por meio do Evangelho proclamado na quarta-feira de cinzas, três grandes linhas de ação: a oração, a penitência e a caridade. Não somente durante a Quaresma, mas em todos os dias de sua vida, o cristão deve buscar o Reino de Deus, ou seja, lutar para que exista justiça, a paz e o amor em toda a humanidade. Os cristãos devem então recolher-se para a reflexão para se aproximar de Deus. Esta busca inclui a oração, a penitência e a caridade, esta última como uma conseqüência da penitência.
O REI ROBERTO CARLOS E A CANÇÃO DAS CINZAS
O nosso Rei interpreta lindamente a canção “ Maria Carnaval e Cinzas, que encaixa-se para o Dia, Quarta-feira de Cinzas, uma canção da autoria de Luís Carlos Paraná e postarei aqui a letra e o vídeo, para vermos o Rei em sua jovialidade, cantando essa belíssima canção.
Depois de Roberto voltar da Itália em 1968, após ter ganho “ O Festival de San Remo”, obtendo tamanha façanha e é aplaudido ao chegar ao Brasil.
Os Festivais da Canção, foram uma mania também no Brasil da década de 60, Roberto igualmente marcou presença, nos certame daqui. Sua maior colocação foi o quinto lugar, no terceiro Festival da Música Popular Brasileira. Promovido pela TV Record em 1967.
MARIA CARNAVAL E CINZAS
Composição: de Luís Carlos Paraná.
Interpretação : Roberto Carlos
Nasceu Maria quando a folia
Perdia a noite, ganhava o dia
Foi fantasia seu enxoval
Nasceu Maria no Carnaval
E não lhe chamaram assim
Como tantas
Marias de santas
Marias de flor, seria Maria
Maria somente,Maria semente
De samba e de amor
Não era noite não era dia
Só madrugada, só fantasia
Só morro e samba
Viva Maria
Quem sabe a sorte
Lhe sorriria e um dia viria
De porta-estandarte
Sambando com arte
Puxando cordões e em plena
Folia de certo estaria
Nos olhos e sonhos de mi
lFoliões
Morreu Maria quando a folia
Na quarta feira também morria
E foi de cinzas seu enxoval
Viveu apenas um Carnaval
Que fosse chamada
Então como tantas
Marias de santas
Marias de flor, em vez de Maria
Maria somente, Maria semente
De samba e de dor
Não era noite, não era dia
Somente restos de fantasia
Somente cinzas, pobre Maria
Site:
Veremos um vídeo do Rei cantando MariaCarnaval e Cinzas
<

POSTS RELACIONADOS:
24 Comentários

Comentários

  1. Mazé,

    coincidentemente, eu postei "Maria, carnaval e cinzas" no texto mais recente do "Emoções de Roberto Carlos". Foi o encerramento de uma série com músicas de carnaval presentes na safra de Roberto (como cantor e compositor).

    Muito completa esta reportagem falando sobre carnaval, cinzas e quaresma. É bem interessante a gente saber estas tradições.

    Bem, vou aproveitar o comentário pra dizer que os meus outros blogues também estão atualizados hoje. "O tempo e o placar" traz mais uma reportagem sobre o futebol carioca, e o "Diário de um salafrário" traz um conto inédito. Fique à vontade (o convite se estende a todos do "Splish, splash") para ler e comentar.

    Abraços do salafrário,

    Vinícius

    www.diariodeumsalafrario.blogspot.com

    www.emocoesrc.blogspot.com

    www.otempoeoplacar.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Olá, Mazé!

    Como muito bem disse o nosso amigo Vinícius, este é um post bastante completo sobre o Carnaval e as suas origens.

    Confesso que me foi muito útil na medida em que muita coisa eu desconhecia e agora, graças a ti, já sei um pouco mais sobre o Carnaval.

    Por isso, o meu obrigado e os meus parabéns pela brilhante ideia.

    És do carago!

    Beijos e abraços

    ResponderEliminar
  3. FANTÁSTICA!!!!!!Amiga você como sempre se superando a cada matéria.
    Muito bom que todos possam conhecer as tradições .
    Adorei!
    Parabéns!
    Beijos azuisss

    ResponderEliminar
  4. Querida Mazé,
    você mais uma vez nos surpreende com suas matérias.
    Esta, como as outras lógico, está ótima, bem explicativa, enfim muito boa.

    Parabéns amiga pela pela matéria,pela ideia, e como já disse, pela paciência e capricho.

    Beijos,
    Carmen Augusta

    ResponderEliminar
  5. Mazé, voce foi muito feliz sua
    matéria esta completa e explicativa
    realmente maravilhosa, como tudo que voce faz!

    Bjs
    m. vitoria

    ResponderEliminar
  6. Falando nestas loucuras de carnaval, dá uma olhada no ocorrido com o pessoal de minha família no Rio de janeiro, neste carnaval.

    está em:

    http://agrj.wordpress.com/2009/02/23/cidade-maravilhosa-leis-que-pegam/

    ResponderEliminar
  7. Olá, meu amigo Vinícius!

    Quanta honra, ter você como visitante e comentador do meu post! Estou bastante feliz pela sua presença iluminada.

    Obrigada por ter gostado da minha postagem e ter observado que é importante conhecermos as palavras Carnaval, Cinzas e Quaresma, onde muitos não têm o mínimo conhecimento ou aprofundamento no assunto.

    Pois é meu amigo, por coincidência, você culminou a sua série de canções do Rei com temas carnavalescos postando também Maria Carnaval e Cinzas. O interessante que nós dois colocamos de forma diversificada, não foi? Rsrsrsrsrs.

    Ah, Vinícius, eu vou lá com certeza, fazer o meu comentário nos seus Blogs que sei são muito bem escritos e que já faz parte de uma coleção, hem? Rsrsrsrsrs.

    Mais uma vez obrigada e volte sempre!

    Beijos da amiga,

    Mazé Silva

    ResponderEliminar
  8. Olá meu amigo Armindo!

    Foi muito bom saber que a minha postagem serviu para enriquecer os conhecimentos do patrãozinho e talvez de muitos que não sabem a profundidade não só do carnaval, mas também do significado das Cinzas, e da Quaresma.

    A gente sente-se feliz quando sabe que tem contribuído para a humanidade seja de qualquer forma, o importante é colaborar e informar.

    Obrigada por ter gostado e informado-lhe.

    Um beijo grande da amiga que admira-te muito, carago!

    Mazé Silva

    ResponderEliminar
  9. Olá minha amiga Con!

    Obrigada pelos elogios e por ter gostado da postagem e concordo contigo a importância de conhecermos as tradições.

    Você como sempre muito gentil e amável em seus comentários!

    Beijos azuis também, da cor do mar!

    Mazé Silva

    ResponderEliminar
  10. Olá minha querida amiga Carmen!

    Que bom estarmos aqui novamente no nosso cantinho e podendo contribuir com nossas matérias para o maior aprofundamento, daqueles que são leigos no assunto.

    Obrigada amiga, pois você sempre me encentiva a fazer cada vez melhor, pois suas palavras são sempre de elogios e otimismo.

    Gosto mesmo de caprichar, quando o tempo dá e gosto de dar profundidade nas matérias.

    Um beijo grande no teu coração!

    Mazé Silva

    ResponderEliminar
  11. Oi, Vitória!

    Estou feliz por sua participação aqui no blog e sempre comentando as matérias dos amigos!

    Obrigada pela visita ao meu postr e por ter gostado também.

    AS opiniões de vocês são sempre muito valiosas, pois podemos nos auto- avaliar e ver se estamos agradando ou não.

    Mais uma vez agradeço suas gentis palavras.

    Um beijo, amiga!

    Mazé Silva

    ResponderEliminar
  12. é nestas alturas que me apetece dizer "santa ignorância" a minha, claro está!!!

    obrigada pela informação tão completa, que em boa parte eu desconhecia, afinal mesmo não gostando de carnaval, cultura não ocupa espaço e é bom

    ResponderEliminar
  13. Olá meu amigo!

    Obrigado em primeiro lugar, pela sua visita aqui no blog e ao meu post.

    Fui lá no endereço na net que deixaste aqui e pude perceber os momentos vividos por vocês na cidade chamada de maravilhosa.

    Quer dizer, sair de São Paulo com a família, não pra brincar em escolas de samba, mas pra fazer uma programação diferente com a família, comemorando anivésário de parentes etc.

    Mas para percorrer os caminhos da cidade tiveram que trilhar caminhos tortuosos, como falaste enfrentar a passagem perto ao morro da favela onde os traficantes são quem comandam o destino de todos deve ter sido difícil.

    Concordo com você, numa cidade, num mundo de desigualdade social, onde o pobre está cada vez mais pobre e o rico cada vez mais rico, a violência tomou conta da situação, onde os marginais mandam e desmandam como se não tivéssemos um poder juduciário, onde não existisse um exército ou mesmo as forças armadas de forma em geral.

    E esta sociedade vai continuar doente, já que o governo não resolve nunca os problemas sociais econômicos, políticos e o cidadão não pode com segurança gozar de seus direitos dentro de uma sociedade injusta, desigual e que as pessoas vivem aterrorizadas com tanta violência que presenciamos a cada dia e sem ter a esperança de ser solucionado.

    Parabéns pelo seu relato e pelo seus protestos que com razão o fizeste.

    Um grande abraço e volte sempre.

    Mazé Silva

    ResponderEliminar
  14. Olá Escarlate!

    Que isso, nem somos obrigados a saber de tudo. A cada dia que vivemos em nossa vida aprendemos algo novo e que bom que está matéria veio fazer você enriquecer os seus conhecimentos, fico feliz por ter contribuido pra melhorar a sua cultura.

    Gostei da tua frase" Cultura não ocupa espaço e é bom". Rsrsrsrs

    Obrigada pela sua visita e pelo teu comentário.

    Um beijo pra você!

    Mazé Silva

    ResponderEliminar
  15. "ROBERTO – CARNAVAL – CINZAS E QUARESMA"

    Entrar num espaço como este e sair sem agradecer, é o mesmo que entrar numa Igreja, e sair sem rezar! Nota MIL , aqui encontrei o que eu procurava neste dia para lêr.
    Efigênia Coutinho

    ResponderEliminar
  16. Olá Efigênia!

    Seja bem vinda ao nosso cantinho!

    Gostei muito do jeito que entraste aqui e pronunciaste esse frase:

    "Entrar num espaço como este e sair sem agradecer, é o mesmo que entrar numa Igreja, e sair sem rezar!"

    Muito bonita suas palavras que demonstrou gostar da matéria e dar a devida importância como tema que gostarias de ler hoje, nessa qurta-feira de Cinzas.

    Eu é que agradeço pela sua visita e pelo seu jeito poético de falar, valorizando o que aqui foi mostrado e sentindo-se feliz com a leitura que estava ao seu gosto de procura.

    Obrigada Efigênia, são pessoas como você que faz a gente sentir-se mais gente e valorizada pelo que tentamos repassasr para os frequentadores ou mesmo visitantes.

    Espero que volte sempre.

    Um beijo!

    Mazé Silva

    ResponderEliminar
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  18. Olá amigos e visitantes do bog!

    Quero agadecer a vocês todos pelos símpaticos e carinhosos comentários na minha matéria e espero que realmente tenha contibuído para o conhecimento e tirar algumas dúvidas sobre o referido tema.

    Obrigada, e beijos e abraços pra todos!

    Mazé Silva

    ResponderEliminar
  19. Mazé,

    Hoje pela primeira vez entrei em seu blog e gostei de ver as mensagens. Parabéns pelo artigo sobre a Quaresma. Pensei em mandar alguma coisa neste assunto para voce mas o esté completo e bem ilustrado. Gostei também dos comentários dos amigos. Parabéns por voces se comunicarem com assuntos importantes para a vida.

    Voce fala muito no Armindo - quero parabenizá-lo pelo blog tão rico de amigos e interesse uns pelos outros.
    A Campanha da Fraternidade nos orienta sobre a solidariedade e interesse pelo bem do outro.

    Breve enviarei mensagem para o Armindo tão querido de vocês.

    Abraço fraterno de sua irmã Eneide Silva

    ResponderEliminar
  20. OLá minha mana querida!

    Ir.Eneide, não imaginas o quanto fiquei feliz pela sua visita aqui no blog que não é meu e nosso sobre a administração do nosso amigo Armindo Guimarães.

    Gostei do seu comentário e mesmo sem ter enviado-me alguma coisa falando sobre Quaresma, eu resolvi fazer a matéria e queria mesmo que você lesse e desse a sua opinião que para mim é muito importante, pois além de ser minha irmã querida, você tem uma vida religiosa voltada pra os problemas dos mais humildes e pelo bem comum e a união de todos.

    Pois é, o Armindo você já conhecia de nome, pois eu falo muito dele pras pessoas que eu convivo pra saber qu ele é um amigão de verdade e que gosta de colaborar sempre com todos.

    Valeu por ter vindo e obrigada por ter gostado dos amigos e da matéria, que comparando com os seus conhecimentos bíblicos, sou uma leiga no assunto.

    Um beijo todo especial da sua irmã que te admira muito e te ama de verdade!

    Mazé Silva

    ResponderEliminar
  21. Olá, Irmã Eneide!

    Nem imagina o quão contente fiquei ao ver pela primeira vez um seu comentário aqui no blogue que não é meu nem da Mazé, mas sim de todos que nele colaboram postando ou comentando ou que simplesmente o visitam sem comentar.

    De facto é como a Irmã Eneide diz: o blogue tem servido para a criação de grandes laços de amizade e camaradagem. E eu que o diga que neste momento em que escrevo ainda me encontro sob o efeito da emoção que ontem à noite tive ao contactar telefonicamente pela primeira vez com um nosso amigo habitual frequentar do blogue. Trata-se do Manel que está em França há muitos anos. Estivemos mais de uma hora ao telefone falando de tudo com uma felicidade imensa à mistura com muitos risadas por isto e por aquilo.

    A completar essa felicidade deparo com a irmã da Mazé de quem ela tanto me tem falado e por isso não podia deixar de vir aqui manifestar-lhe o meu apreço e consideração, esperando que continuemos a ter a honra da sua presença no blogue mais melhor bom do mundo. Eheheheheh

    Abraços

    Ah! Aproveito para pedir à Irmã Eneide que de vez em quando dê um puxão de orelhas à Mazé, pois ela às vezes dá-nos cabo da cabeça quando acorda mal disposta. eheheheheh

    ResponderEliminar
  22. Nobre colega Mazé,

    Essa é a famosa reportagem três em uma: a diversão, a religiosidade e o artista. Grandes eventos na vida de todos nós. Parabéns por mais essa postagem.

    ResponderEliminar
  23. Oi, meu amigo Marley!

    Sabia que sua presença aqui no blog, nos alegra e ficamos felizes em saber que já está bem e pode vir compartilhar conosco as matérias do SPLISH,SPLASH.

    sua companhia nos anima e o valor dos seus comentários são sempre de grande relevância pra todos nós que formamos essa equipe.

    Um beijo da amiga e obrigada.

    Mazé Silva

    ResponderEliminar
  24. Olá, Armindo!

    De início peço desculpas por demorar a responder pois viajei e ontem foi que cheguei em casa onde posso usar este instrumento com calma.
    Também fiquei contente em ler sua mensagem. Eu não tenho tempo como Maze para escrever mas ela está me motivando muito para isto. É muito bom porque ajudará no desenvolvimento da escrita. Também não tenho prática nesta comunicação virtual mas agora com amigos assim tenho que encontrar tempo para isso.
    Penso que Maze lhe perturba muito em! Digo que se eu puxar mais a orelha dela vou arrancar pois já faço muito isso. Não se preoculpe que já estou ajudando-a para o auto controle.
    Depois conversaremos mais.

    Um grande abraço,

    Ir. Eneide

    ResponderEliminar