DO TEXTO:
É nos piores momentos da nossa vida que precisamos de alguém para amenizar o nosso sofrimento, que o mesmo é dizer pra ajudar na saída.
Vinícius Faustini ao lado de Roberto Dinamite, no ano de 1997 |
É nos piores momentos da nossa vida que precisamos de alguém para amenizar o nosso sofrimento, que o mesmo é dizer pra ajudar na saída.
Por: Armindo Guimarães
O dia 7 de Dezembro foi para o nosso querido amigo Vinícius Faustini, um dia desolador, como aqueles em que há dias de manhã que um indivíduo à tarde nunca deve sair de casa à noite.
E o nosso Vinícius, no passado domingo saiu de casa à tarde para ver o seu Vasco da Gama disputando uma decisiva partida de futebol contra o Vitória da Bahia que fez jus ao seu nome (Vitória) derrotando o Vascão e com isso remetendo-o para a divisão secundária, de nada valendo São Januário que dá nome ao Estádio, e muito menos o Mister M, cujos celebérrimos superpoderes não foram suficientes para evitar o desaire.
E por isso o nosso amigo Vinícius Faustini está de luto tal qual as cores do Vascão. E a esse pesar me junto eu portista de alma (Futebol Clube do Porto) e vascaíno do coração.
De toda a tragédia o Vinícius dá-nos conta no seu “Diário de um Salafrário”, e eu, que tanto me emocionei ao ler o relato das suas mágoas, não podia deixar de vir aqui, não só solidarizar-me com ele, como também lembrar que nesta hora difícil se junta a dupla da emoção, ou seja, o Rei da MPB, Roberto Carlos Braga e o seu amigo de fé, irmão, camarada Erasmo Carlos, os dois adeptos incondicionais do Clube de Regatas Vasco da Gama.
DIÁRIO DE UM SALAFRÁRIO
SITE OFICIAL DO VASCO
HINO DO VASCO
Autor: Lamartine Babo - década de 40
Vamos todos cantar de coração
A cruz de malta é o teu pendão
Tens o nome do heróico português
Vasco da Gama... tua fama assim se fez
Tua imensa torcida é bem feliz
Norte-Sul, Norte-Sul deste país
Tua estrela, na terra a brilhar
Ilumina o mar
No atletismo és um braço
No remo és imortal
No futebol és um traço
De união Brasil-Portugal
FOTO:
Vinícius Faustini ao lado de Roberto Dinamite, no ano de 1997.
Hino do Vasco da Gama
14
Comentários
Armindo:
ResponderEliminarEm principio voce me assustou, mas logo pensei, hummmmmm vindo do Armindo soh pode ser piada!!!!! Com efeito!!!!!
Abracoseduardolageanos!!!!!!
Patrão, patrão,
ResponderEliminarque susto, puxa vida!
Vinicius,fica triste não, futebol é assim mesmo. Meu Santos coitatinho, também anda ruinzinho...
Mas assustar a gente não vale, viu Armindo.
Um abraço,
Carmen Augusta
Voce tambem se assustou, nao foi Carmen Augusta??
ResponderEliminarOlha, assim nao vale, neh, Armindo!!!!!!!!!!!
Carmen agora aprendemos, qualquer coisa que vier do Armindo...pense logo o contrario, que dah certo!
Abracoseduardolageanos!!!!!
Bolas!
ResponderEliminarQue susto.
Eu sei que é lixado ver a nossa equipa perder e descer de divisão, mas o e-mail que recebi fez-me pensar em algo mais tragico.
O Clube volta a subir e a ganhar muitos jogos de certeza, é disto que é feito o futebol.
Ab
Olá, Márcia, Guta e Bernardo!
ResponderEliminarJá não se pode ser solidário com os amigos?
eheheheheh
Abraços
Oi Armindo,
ResponderEliminarclaro que pode e deve ser solidário com os amigos, mas comece de uma maneira mais suave.
Como disse o Bernardo, também pensei em algo trágico.Carago!
Um beijo,
Carmen Augusta
Olá, Guta!
ResponderEliminarGostei do "Carago!"
Fez-me lembrar um nosso amigo brasuca que habituado que está a falar comigo ao telefone, até já mistura fala brasuca com portuga.
E, vistas bem as coisas, é bom que assim seja, para não acontecer só comigo.
ehehehheh
Abraços
Carago!!!!! Para todos voces!! Eu nao sei nem o que isto quer dizer!!!!! Como a Carmen tambem falou, nao deve ser assim tao ruim!
ResponderEliminarMas agora voce entendeu neh Armindo??? Da proxima vez, comeca de uma maneira mais suave...que assusta menos!!!
Acho que o Vinicius nem estah ligando muito para esta historia do Vasco ter perdido....senao estaria aqui chorando...
Abracoseduardolageanos!!!!!!!!
Olá, Márcia!
ResponderEliminarNão sabes o que significa “carago”, eu explico: trata-se de um termo usado pelo portuenses (habitantes da cidade do Porto), como eu. Os portuenses, para além de terem uma pronuncia sui generis, tal como os alentejanos, os açoreanos, os lisboetas, os algarvios, etc., ainda têm uma particularidade que é a de trocarem os vês pelo bês, ou seja, no seu dicionário verbal não existe a letra v. Por isso, eu em vez de dizer “vem cá ver a velha árvore ainda cheia de vida”, digo, “bem cá ber a belha árbore cheia de bida”.
Além disso, os portuenses são conhecidos por serem uns malcriados do carago que só dizem asneiras, tais como f…da-se, car***ho, etc., sendo que alguns, como eu, substituem “car***ho”, por carago. Por exemplo: “Ó que carago! Um gajo (indivíduo, homem, rapaz, ou cara como dizem os brasucas), já não pode ser solidário que por causa disso até tem que andar a explicar o que significa carago, carago!”. Eheheheheh
Em vez de carago há quem diga caramba. Por exemplo: “Caramba! Magoei-me!”, ou, como diz o nosso Roberto: “Caramba, fala baixo e também é bicudo, careca bem sisudo”. Eheheheheh
Outro exemplo: Os portuenses, quando lhes acontecem alguma coisa ruim, dizem: “Estou fod…do!”, mas também há quem diga, “Estou lixado”, ou “Estou tramado” como também dizem os brasucas.
Bem, o melhor é eu ficar por aqui senão nunca mais acabo, carago! Não é que eu esteja a ficar lixado, pois com muito gosto estou a dar estas explicações à Márcia e já agora, a quem não souber, mas estou a ver que este assunto dá pano pra mangas e que o melhor é criar um post aqui no blogue. Eheheheheh
Ah! Só uma coisinha para terminar: o nosso Vinícius ainda não veio aqui chorar porque ele já chorou tudo lá no seu Diário de um Salafrário". eheheheheh
Grande abraço
Márcia:
ResponderEliminarDurante a minha aula eheheheh, esqueci-me de mais um pormenor relatibamente aos portuenses que além de trocarem os vês pelos bês, também trocom o ão pelo om ou um, como por exemplo:
Bi num bai há muito tempo que a botaçom para a escolha do nobo nome do blogue está concorrida pra carago, pois estom 4 nomes empatados e num falta muito tempo para acabar a sondagem. Há coisas do carago!
Bamos ber no que bai dar!
eheheheheh
Abraçom
Carago, amigo! Praticamente fizeste o povo pensar que eu havia partido desta para uma melhor! Bom, tenho de comunicar a todos que estou bem vivo, viu? De qualquer forma, obrigado a todos que vieram ler o meu obituário...rsrsrsrs.
ResponderEliminarCarmem, obrigado pela solidariedade. Se o Santos tá tão mal, vou dizer: o "peixe" de São Paulo e o "bacalhau" do Rio de Janeiro estão com o preço desvalorizado este ano.
Marcia, já chorei o suficiente no estádio, no dia em que decretaram o rebaixamento do Vasco. Pela equipe, não pelos 11 imbecis que estavam fingindo que jogavam futebol naquele dia. Tenho outras coisas melhores pra pensar...
Um dado curioso acerca do hino do Vasco (não a gravação do Tim Maia): os primeiros acordes são uma citação à estrofe inicial do hino de Portugal.
Armindo, da próxima vez que quiser me "matar", me comunica que eu quero assistir ao meu enterro, carago!... rsrssrsrsrs.
Abraços do salafrário,
Vinícius
www.diariodeumsalafrario.blogspot.com
www.emocoesrc.blogspot.com
Armindo Querido!!!!!!!!!!
ResponderEliminarObrigada pelas aulas...adorei entender mais de "carago e tramado "soh voce mesmo!!!!!!!!!!!!
Puxa vida que nao vai estar no nosso encontro em Fevereiro...Todos sem excecao vao sentir sua falta!! Voce eh demais!! Nao sei quantas vezes ainda vou ter que te dizer isto!!!!!!
Vinicius! Meu poetinha!!! Ainda bem que estas bem vivo!!! Adorei os " 11 imbecis que fingiam que jogavam bola " !!
Abracoseduardolageanos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Oi Armindo,
ResponderEliminaradorei sua aula sobre o "Carago".
Mas fique certo que aqui também se fala tudo aquilo que você colocou lá, e muito mais...
Um beijo,
Carmen Augusta
Tenho acompanhado toda esta movimentação por aqui e me diverto pra carago!!!!!
ResponderEliminarSabe Vinícius, eu também cheguei a pensar em algo trágico, mas vindo do meu padrinho com certeza seria alguma brincadeira!!!Rsrsrsr
Mas realmente...É triste, ver o time do coração em tal situação, rsrsrs
Mas futebol é assim mesmo...Daqui a pouco eles correrm atrás do prejuízo, liga não!
Beijos azuisssss