Começou 2017! É hora de traçar metas em busca da corrida perfeita

Confira as dicas da equipe médica da Maratona CAIXA da Cidade do Rio de Janeiro para retomar os treinos
Portal Splish Splash
Fotos: Imagens da Maratona CAIXA da Cidade do Rio de Janeiro
Créd. Thiago Diz 

Pronto... agora que já passou aquele período de inúmeras confraternizações de fim de ano, chegou a hora de retomar os treinos com foco no calendário de corridas de 2017. Seguindo as comemorações dos 15 anos da prova, a Maratona CAIXA da Cidade do Rio de Janeiro selecionou umas dicas da equipe médica da prova.

Neste último mês, é bem provável que a prática esportiva tenha diminuído e que a alimentação não tenha sido tão regrada como de costume, e é justamente por tudo isso que o retorno à rotina precisa de atenção e certos cuidados. A regra número um é entender que o seu primeiro treino não terá o mesmo rendimento da época em que você estava 100% empenhado. É preciso retornar às ruas aos poucos para evitar lesões e poder estar inteiro no dia da prova. Sobre o treino em si, o acompanhamento com um profissional segue sendo uma orientação primordial.

O Diretor Médico da Maratona CAIXA do Rio de Janeiro e Presidente da Sociedade de Medicina do Exercício e do Esporte do Rio de Janeiro, Doutor Paulo Lourega, reforça algumas dicas.

“‘Uma gota de prevenção vale um quilo de tratamento’, portanto o melhor seria tão ter cometido abusos nas festas de fim de ano, mas se houve, vale recomeçar a corrida com prudência. Além disso, ter em mãos os exames clínicos em dia e a liberação médica para a prática de atividade física é muito importante”, finaliza Lourega.

É importante lembrar também que estamos na estação mais quente do ano, então além de muita água, vale aumentar o consumo de isotônicos como a água de coco. É bom para hidratar e recuperar os sais minerais do organismo.

Para esses primeiros dias vale também uma alimentação mais intensa do tipo “detox”, rica em fibras e alimentos que ajudem a eliminar as toxinas do organismo. Veja a receita de um suco indicado pela nutricionista funcional, Isabela Pinheiro, rico em antioxidantes e que auxiliam no combate ao envelhecimento precoce:

- 2 ou 3 cubos de gelo de couve manteiga
- 150mL de suco integral de uva (ou água de coco ou suco de limão)
- 1 maça
- 1 colher de óleo de coco
- 1 colher de linhaça
- 1 colher de chia

E... a recuperação. Cuide do sono e do descanso para ter um treino com o rendimento que você almeja. Ah, não custa também relembrar os 10 mandamentos do manual elaborado pela International Marathon Medical Directors Association (IMMDA). 

1 – Esteja certo de que você está fisicamente adaptado para as atividades de corrida que está desenvolvendo: todos que querem participar de uma maratona devem fazer exame médico. Uma avaliação médica anual é fundamental. Pessoas na terceira idade, com diabetes ou hipertensos, devem ter cuidados médicos redobrados;

2 – Treine adequadamente; sempre sob a orientação de um profissional competente;

3 - Siga as regras básicas para uma nutrição adequada;  

4 – Mantenha a hidratação adequada antes, durante e depois da corrida;

5 – Realize aquecimento e alongamento antes da corrida e alongamento após a corrida:  esta atividade deve ser suave para não gastar a energia que será importante para a corrida;

6 - Se vista adequadamente e de acordo com o tempo;

7 – Use tênis adequados e confortáveis;

8 – Observe as condições da pista enquanto corre;

9 – Corra no seu próprio ritmo, nunca o ultrapasse

10 – Escute seu corpo: essa é uma das mais importantes.

A Maratona CAIXA da Cidade do Rio de Janeiro 2017 é realizada e organizada pela Spiridon Eventos e pela Dream Factory.
15ª edição da prova acontecerá dia 18 de junho. Evento reunirá 33 mil participantes, em provas de 6km, 21km e 42km
Compartilhar Google Plus
    Deixe o seu comentário

0 comentários :

Enviar um comentário