Começou 2017! É hora de traçar metas em busca da corrida perfeita

DO TEXTO:
Confira as dicas da equipe médica da Maratona CAIXA 
da Cidade do Rio de Janeiro para retomar os treinos
Portal Splish Splash
Fotos: Imagens da Maratona CAIXA da Cidade do Rio de Janeiro
Créd. Thiago Diz 

Pronto... agora que já passou aquele período de inúmeras confraternizações de fim de ano, chegou a hora de retomar os treinos com foco no calendário de corridas de 2017. Seguindo as comemorações dos 15 anos da prova, a Maratona CAIXA da Cidade do Rio de Janeiro selecionou umas dicas da equipe médica da prova.

Neste último mês, é bem provável que a prática esportiva tenha diminuído e que a alimentação não tenha sido tão regrada como de costume, e é justamente por tudo isso que o retorno à rotina precisa de atenção e certos cuidados. A regra número um é entender que o seu primeiro treino não terá o mesmo rendimento da época em que você estava 100% empenhado. É preciso retornar às ruas aos poucos para evitar lesões e poder estar inteiro no dia da prova. Sobre o treino em si, o acompanhamento com um profissional segue sendo uma orientação primordial.

O Diretor Médico da Maratona CAIXA do Rio de Janeiro e Presidente da Sociedade de Medicina do Exercício e do Esporte do Rio de Janeiro, Doutor Paulo Lourega, reforça algumas dicas.

“‘Uma gota de prevenção vale um quilo de tratamento’, portanto o melhor seria tão ter cometido abusos nas festas de fim de ano, mas se houve, vale recomeçar a corrida com prudência. Além disso, ter em mãos os exames clínicos em dia e a liberação médica para a prática de atividade física é muito importante”, finaliza Lourega.

É importante lembrar também que estamos na estação mais quente do ano, então além de muita água, vale aumentar o consumo de isotônicos como a água de coco. É bom para hidratar e recuperar os sais minerais do organismo.

Para esses primeiros dias vale também uma alimentação mais intensa do tipo “detox”, rica em fibras e alimentos que ajudem a eliminar as toxinas do organismo. Veja a receita de um suco indicado pela nutricionista funcional, Isabela Pinheiro, rico em antioxidantes e que auxiliam no combate ao envelhecimento precoce:

- 2 ou 3 cubos de gelo de couve manteiga
- 150mL de suco integral de uva (ou água de coco ou suco de limão)
- 1 maça
- 1 colher de óleo de coco
- 1 colher de linhaça
- 1 colher de chia

E... a recuperação. Cuide do sono e do descanso para ter um treino com o rendimento que você almeja. Ah, não custa também relembrar os 10 mandamentos do manual elaborado pela International Marathon Medical Directors Association (IMMDA). 

1 – Esteja certo de que você está fisicamente adaptado para as atividades de corrida que está desenvolvendo: todos que querem participar de uma maratona devem fazer exame médico. Uma avaliação médica anual é fundamental. Pessoas na terceira idade, com diabetes ou hipertensos, devem ter cuidados médicos redobrados;

2 – Treine adequadamente; sempre sob a orientação de um profissional competente;

3 - Siga as regras básicas para uma nutrição adequada;  

4 – Mantenha a hidratação adequada antes, durante e depois da corrida;

5 – Realize aquecimento e alongamento antes da corrida e alongamento após a corrida:  esta atividade deve ser suave para não gastar a energia que será importante para a corrida;

6 - Se vista adequadamente e de acordo com o tempo;

7 – Use tênis adequados e confortáveis;

8 – Observe as condições da pista enquanto corre;

9 – Corra no seu próprio ritmo, nunca o ultrapasse

10 – Escute seu corpo: essa é uma das mais importantes.

A Maratona CAIXA da Cidade do Rio de Janeiro 2017 é realizada e organizada pela Spiridon Eventos e pela Dream Factory.
15ª edição da prova acontecerá dia 18 de junho. Evento reunirá 33 mil participantes, em provas de 6km, 21km e 42km

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários