Dando continuidade à série “Roberto Carlos e seus intérpretes”, trazemos uma consagrada artista internacional, conhecida por sua voz potente e estilo romântico: a cantora e compositora italiana Laura Pausini, nascida em Faenza, Itália, no dia 16 de maio de 1974.
Ainda muito jovem, alcançou a fama ao vencer, em 1993, a categoria Prêmio Jovem do Festival de San Remo com a canção “La Solitudine” (Federico Cavalli, Pietro Cremonesi e Angelo Valsiglio).
Laura é um dos nomes mais importantes da música italiana e uma artista premiadíssima internacionalmente, tendo fãs espalhados por todo o mundo e uma paixão declarada pelo Brasil.
A sua presença no Brasil notabilizou-se através das suas canções em trilhas sonoras de novelas como: “La Solitudine”, em Cara e Coroa (Globo – 07/1995 a 03/1996); “Speranza”, em Esperança (Globo – 06/2002 a 02/2003); “Bellissimo Così”, em Poder Paralelo (Record – 04/2009 a 03/2010); “Se Non Te”, em Em Família (Globo – 2014), entre outras.
Na sua discografia constam canções brasileiras com interpretações em português, além de duetos com cantores brasileiros: Tiago Iork, em “Durar (Uma Vida Com Você)”; Gilberto Gil, em “Seamisai (Sei Que Me Amas)”; Ivete Sangalo, em “Le Cose Che Vivi (Tudo o Que Eu Vivo)”. Abaixo, traremos outras participações.
A cantora já veio ao Brasil dezesseis vezes, onde se apresentou em programas de televisão — cantou com Sandy e Fábio Jr. — e realizou diversos shows. Dentre as cantoras internacionais, Laura é recordista no número de visitas ao Brasil. Por tudo isso, é considerada a italiana mais brasileira.
Diante de tantos trabalhos com ícones da música brasileira, faltava o registro de canções do maior ídolo romântico da América Latina, o rei Roberto Carlos, que conquistou o festival mais importante do país da cantora aqui apresentada, o Festival de San Remo, em 1968, onde ela, vinte e cinco anos depois, despontou para a fama.
No seu último projeto fonográfico, intitulado “Io Canto 2”, lançado nas plataformas digitais no dia 6 de fevereiro, a música brasileira foi destaque com as participações de Ana Carolina e Ferrugem na canção “Quem de Nós Dois (La Mia Storia Tra Le Dita)”. Em uma das faixas, traz ainda a canção “Dettagli”, versão em italiano de “Detalhes”, de Roberto e Erasmo Carlos (1971), sucesso extraordinário na Itália em 1973, na voz da diva Ornella Vanoni, intérprete de várias canções de Roberto Carlos.
Laura Pausini seria uma excelente atração para o Especial de Fim de Ano de Roberto Carlos.
Aos admiradores e fãs de Laura Pausini, a turnê “Io Canto” vem ao Brasil no dia 27 de fevereiro de 2027. O local da apresentação será o Mercado Livre Arena Pacaembu.
Assista abaixo ao vídeo da interpretação de “Dettagli” por Laura Pausini.
Laura Pausini – Dettagli
*Carlos Marley,
nasceu na cidade de Fortaleza, capital do estado do Ceará – Brasil, onde reside. Formado em Ciências Contábeis, pela Universidade Federal do Ceará, com especialização em Auditoria. Auditor Fiscal aposentado da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará. Leia Mais sobre o autor...
A italiana mais brasileira e o diálogo musical com o repertório de Roberto Carlos
Laura Pausini – Dettagli
Redatora do luso-brasileiro Portal Splish Splash. VER PERFIL
Comentários
Enviar um comentário
🌟Copie um emoji e cole no comentário: Clique aqui para ver os emojis