Formação profissional abre caminho ao emprego e ao negócio próprio
Qualificar é ganhar vantagem. Empreender sem preparação é arriscar demasiado
O número de empresários em nome individual no Brasil continua a crescer a um ritmo acelerado, refletindo a procura por autonomia financeira e novas formas de trabalho. Para quem quer criar o seu próprio negócio ou reforçar competências para entrar no mercado laboral, a qualificação profissional deixou de ser opcional: é um verdadeiro fator de diferenciação.
Neste contexto, o Instituto Ramacrisna tem inscrições abertas para novos cursos profissionais gratuitos nas áreas administrativa e da beleza, no âmbito do projeto Construindo o Futuro. A iniciativa é desenvolvida em parceria com a Petrobras, através do programa Petrobras Socioambiental, e aposta na formação como motor de inclusão social e desenvolvimento económico local.
As vagas destinam-se a residentes em Betim, Ibirité e Sarzedo, com idades entre os 16 e os 45 anos. Estão disponíveis os cursos de manicure e pedicure, assistente administrativo, formação empreendedora e trancista. O objetivo passa por criar oportunidades reais de geração de rendimento, facilitar a entrada no mercado de trabalho e fortalecer pequenos negócios, sobretudo em comunidades onde o acesso à qualificação continua a ser limitado.
De acordo com dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), entre janeiro e novembro de 2025 foram abertos no Brasil cerca de 4,6 milhões de pequenos negócios, sendo que 77% correspondem a Microempreendedores Individuais (MEI). Este crescimento é impulsionado, sobretudo, pelo desejo de independência financeira e pela necessidade de reinventar percursos profissionais.
Com um mercado cada vez mais competitivo, estar preparado faz toda a diferença. Um exemplo disso é a empreendedora Karina Alves, residente em Sarzedo (Minas Gerais). Criadora da marca Ksabores, Karina desenvolveu uma linha de doces naturais a partir do reaproveitamento de frutas que seriam descartadas no comércio local, aliando saúde, sustentabilidade e propósito.
A vontade de empreender surgiu após descobrir uma intolerância alimentar que a afastou dos doces tradicionais. “Sempre gostei muito de doces, mas precisei mudar a minha relação com a comida por motivos de saúde. Foi quando conheci uma técnica artesanal que transformava frutas em rolinhos doces, naturais e sem açúcar. Ali nasceu um sonho”, recorda.
A consolidação do negócio veio com a procura de capacitação. Motivada para profissionalizar a gestão da marca, Karina frequentou o curso de formação empreendedora da Ramacrisna, onde adquiriu conhecimentos em finanças, planeamento estratégico, vendas e marketing digital. “O curso trouxe mais organização financeira, visão de futuro e segurança para investir e crescer”, explica.
Para a empreendedora, projetos como o Construindo o Futuro têm um impacto transformador. “Procurar formação faz toda a diferença, tanto para quem está a começar como para quem já empreende. Aprender continuamente é o que permite crescer com consistência”, sublinha.
Sobre os cursos
As inscrições já se encontram abertas e devem ser realizadas online, respeitando os critérios de seleção definidos para cada formação.
Assistente Administrativo
Duração: de 3 a 30 de março
Inscrições: até 20 de fevereiro
Local das aulas: Rua Luzia de Jesus Barbosa, 20, Imbiruçu – Betim
Iniciativas como esta mostram que a formação gratuita, quando bem estruturada, pode ser um verdadeiro ponto de viragem pessoal, profissional e comunitário.
Formação profissional abre caminho ao emprego e ao negócio próprio
Redatora Permanente do luso-brasileiro Portal Splish Splash. Uma sonhadora que acredita no verdadeiro amor, no romantismo e na felicidade, que carrega a fé em cada detalhe da vida. VER PERFIL
Comentários
Enviar um comentário
🌟Copie um emoji e cole no comentário: Clique aqui para ver os emojis