Como um hábito cultural moldou cinco séculos de decisões, atalhos e improvisos no Brasil
"O jeitinho brasileiro é charme e caos na mesma moeda."
Carmen Augusta
Por: Marco Brito Mioni*
Você já deve ter se perguntado quando e onde surgiu o jeitinho brasileiro. Na verdade, isso nem importa mais. O fato é que o bendito jeitinho se enraizou em nossa comunidade, faz parte da sociedade brasileira e domina tanto em seu aspecto positivo de deixar a vida nos levar, resolvendo coisas no último minuto, como também em seu aspecto negativo, aproximando-se da incompetência em não fazer as coisas com perfeição e no tempo certo.
Consta nos registros históricos que tudo começou com o descobrimento do Brasil, que foi resultado de um “jeitinho” de Pedro Álvares Cabral que, tentando ir para a Índia mais rápido, sem enfrentar as tormentas do Cabo da Boa Esperança, simplesmente resolveu dar a volta ao mundo indo pelo oceano Atlântico tentando chegar ao Oriente. Esse certamente foi o início do jeitinho na nossa história.
Por outro lado, um dos últimos jeitinhos brasileiros que temos conhecimento foi a tentativa de usurpação do poder com a aplicação de um golpe de Estado no ano de 2022. Esse seria um jeitinho daqueles bem barulhentos e tormentosos. Independentemente do lado político em que você se encontra, deve reconhecer que brasileiro não tem limites para criar as mais absurdas situações, que só se vê neste país.
O problema de tudo isso não está no início nem no fim, mas sim no meio. Quinhentos e vinte e cinco anos de história e temos um jeitinho para cada ano e cada setor da sociedade, um jeito para a política, outro para o futebol. E o que dizer do carnaval? Esse já não tem jeito mesmo, vai nos trancos e barrancos, mas vai! Ainda temos a religião, que não se discute, a cultura popular e a saúde pública, porque, afinal, de médico e louco todo mundo tem um pouco.
Nota do Editor – Portal Splish Splash: Este texto aborda aspetos culturais amplos e reconhecíveis do quotidiano brasileiro. A análise proposta reflete interpretações do autor, oferecendo ao leitor uma perspectiva histórica e social sobre um tema tão familiar quanto debatido.
*Marco Brito Mioni é autor do livro “Os amadores do Brasil”, que une sua paixão pela literatura com seu amor pela história do país.
Obter link
Facebook
X
Pinterest
Email
Outras aplicações
Enviar um comentário
Comentários
DIGITE PELO MENOS 3 CARACTERES
Close
🍪 Este site usa cookies para melhorar a sua experiência.
✖
Tem curiosidade sobre um tema, um nome? Encontre aqui.
Como um hábito cultural moldou cinco séculos de decisões, atalhos e improvisos no Brasil
Redatora do luso-brasileiro Portal Splish Splash. VER PERFIL
Comentários
Enviar um comentário
🌟Copie um emoji e cole no comentário: Clique aqui para ver os emojis