Disconcertos com Luiz Antonio Simas

Projeto Disconcertos com Luiz Antonio Simas analisando o álbum Axé de Candeia. Evento gratuito no Futuros, Rio.
Cartaz do evento Disconcertos com Luiz Antonio Simas analisando o álbum Axé de Candeia.

O Álbum "Axé" como Tratado da Cultura Brasileira


Uma viagem sonora pelo fundamental legado de Candeia


O escritor, historiador e professor Luiz Antonio Simas é o convidado do jornalista e filósofo Dodô Azevedo para a terceira edição do projeto Disconcertos. O álbum escolhido para esta sessão é “Axé”, do saudoso cantor e compositor portelense Candeia, lançado em 1978. O evento gratuito acontece no dia 26 de novembro, no centro cultural Futuros – Arte e Tecnologia, no Flamengo.

A proposta do Disconcertos é transformar emoções em conhecimentos através da audição e análise profunda de um disco marcante. Neste encontro, Simas e Dodô Azevedo explorarão a natureza discursiva das letras e a forma como Candeia, um sacerdote do samba, utilizou a música para promover o resgate da cultura negra e das tradições afro-brasileiras. Será destacada a importância seminal deste álbum para a cena musical contemporânea, especialmente para o rap e o hip-hop, e como a obra de Candeia dialoga diretamente com livros de Simas, como “Dicionário da história social do samba”.

“Candeia é um compositor de referência para a história do samba, mas, mais do que isso, eu acho que o LP ‘Axé’ é um disco que é um verdadeiro tratado sobre a cultura brasileira. Candeia passeou, com extrema felicidade, pela diversidade rítmica que está na base de uma música brasileira de fundamento africano. É um disco que tem samba de gafieira, partido alto, samba-enredo, improviso, é um disco completo. Na minha opinião, é um dos grandes discos não da história do samba, mas da história da música brasileira. E aí vai ser uma alegria falar do Candeia e, mais especificamente, do ‘Axé’”, revela Luiz Antonio Simas.

Durante a apresentação, as faixas do álbum serão tocadas em um toca-discos de vinil, enquanto um telão exibe uma videoarte criada exclusivamente para a ocasião. Letras das músicas, informações gráficas, a capa do álbum e artes da época também serão projetadas, criando uma imersão total na obra.

O projeto é uma realização de Sheila Gomes através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS, com patrocínio da Serede e da Prefeitura do Rio de Janeiro/SMC. O Disconcertos propõe um ambiente íntimo, semelhante a uma roda de conversa, onde histórias são compartilhadas e novas conexões são estabelecidas a partir da música.

Nota do Editor - Portal Splish Splash: O projeto Disconcertos estabelece-se como uma das iniciativas mais pertinentes no cenário cultural carioca, ao privilegiar a profundidade em detrimento do superficial. A escolha do álbum "Axé" de Candeia, uma joia discográfica que é, nas palavras do próprio Simas, um "tratado sobre a cultura brasileira", promove uma sessão indispensável para compreender as raízes e os desdobramentos da nossa música. A curadoria acerta ao unir a erudição acessível de Simas com a obra atemporal de um mestre como Candeia, garantindo um evento que é, ele próprio, um ato de resistência cultural.
Enviar um comentário

Comentários