9º Seminário de Informação em Arte no Rio

O 9º Seminário de Informação em Arte acontece dias 8 e 9/10 no Instituto Cervantes RJ, com palestras, debates e exibição de documentário sobre Warhol.
Cartaz oficial do 9º Seminário de Informação em Arte no Instituto Cervantes RJ

Evento no Instituto Cervantes RJ reúne especialistas em arte, cultura e bibliotecas nos dias 8 e 9/1


Arte, informação e memória em diálogo no coração de Botafogo

"Warhol e Vijande: quando dois mundos artísticos se cruzam."
Vímara Porto

Nos dias 8 e 9 de outubro, o Instituto Cervantes do Rio de Janeiro participa da realização do “9º Seminário de Informação e Arte”, organizado pela Rede de Bibliotecas e Centros de Informação em Arte do Estado do Rio de Janeiro (REDARTE/RJ). O seminário ocorrerá no auditório do Instituto, na Rua Visconde de Ouro Preto, em Botafogo, e é dirigido aos profissionais das áreas de Patrimônio, Bibliotecas, Arquivos, Museus, Centros Culturais, entre outras.

A conferência de abertura será conduzida por Glòria Pérez-Salmerón, presidente da Stichting IFLA Global Libraries Foundation, e contará com a participação do bibliotecário argentino Pablo D'Amico, especialista em Inteligência Artifical, que realizará um workshop após o seminário. Virtualmente, participam Soledad Cánovas del Castillo do Museo Thyssen-Bornemisza, Zofia Grzesiak, hispanista da Universidade de Varsóvia, e Almudena Quintana, bibliotecária do Instituto Cervantes de Tetuán que fará a conferência de encerramento. Entre os palestrantes brasileiros estão Fernando Modesto (USP), Carlos Alberto Ferreira Café (UNIRIO), Giuliano Ferreira (PUC-Rio), Isabel Ayres (FESPSP), Miguel Ángel Márdero Arellano (IBICT/UNB) e Sérgio Branco (ITS).

Nesta edição, será exibido o documentário “Warhol-Viajante: Mais que Pistolas, Facas e Cruzes”  (Warhol-Vijande: Más que Pistolas, Cuchillos y Cruces) de Sebastián Galán, no dia 8 de outubro, à 19h, com entrada gratuita. A produção revela a história desconhecida de Fernando Vijande, o galerista espanhol que conectou Madri e Nova York nos anos 80, levando Andy Warhol à capital espanhola com sua icônica exposição que quebrou todos os recordes. 

Um retrato único de um homem que foi genial e contraditório, cujas relações e visão transformaram a cena artística de seu tempo. Através de entrevistas com artistas, amigos e expertos, como Alaska, Ágatha Ruiz de la Prada e Bob Colacello, o documentário explora como Warhol e Vijande deixaram um rastro profundo na cultura espanhola. Não perca a história do galerista que uniu dois mundos artísticos. A Espanha da Movida madrilenha e a Nova York de Warhol se cruzam em uma narrativa apaixonante.

9º Seminário de Informação em Arte
Data: 8 e 9 de outubro de 2025
Local: Auditório do Instituto Cervantes do Rio de Janeiro
Endereço: Rua Visconde de Ouro Preto, 62 - Botafogo
Entrada gratuita, sujeita a lotação
Para mais informações sobre a programação completa, basta acessar AQUI ou AQUI. 
Enviar um comentário

Comentários