Jacyntho Lins Brandão participa de encontro sobre psicanálise, literatura e linguagem na AML
Evento acontece no dia 4 de setembro, a partir das 19h, com a mediação e entrevistas de Lucíola Macêdo, Maria Cristina Giraldo, Francisco Pisani, Pablo Russo e Fatima Pinheiro
“Subverter a segregação? Na psicanálise e na literatura” é o tema da próxima edição do projeto “Lacan na Academia: conversando com a literatura”, que acontece no próximo dia 4 de setembro, às 19h, na Academia Mineira de Letras. O encontro terá como convidado especial o professor e escritor Jacyntho Lins Brandão, presidente da AML e ocupante da cadeira 25, em conversa com Lucíola Macêdo, Maria Cristina Giraldo, Francisco Pisani, Pablo Russo e Fatima Pinheiro – psicanalistas da Federação Americana de Psicanálise da Orientação Lacaniana (FAPOL). O evento é aberto ao público e a entrada é gratuita.
O debate pretende explorar, a partir da obra de poetas e escritores latino-americanos, o tema da segregação em sua interface com a psicanálise, a literatura e a linguagem. A atividade integra a programação que antecede o XII Encontro Americano de Psicanálise da Orientação Lacaniana (ENAPOL), a ser realizado em Belo Horizonte, entre os dias 5 e 7 de setembro, com o tema “Falar com a Criança”. Organizado a cada dois anos, o ENAPOL reúne psicanalistas das três escolas latino-americanas filiadas à Associação Mundial de Psicanálise — a Escola Brasileira de Psicanálise (EBP), a Escuela de la Orientación Lacaniana (EOL), da Argentina, e a Nueva Escuela Lacaniana (NEL), presente em doze países da América Latina. De acordo com a curadora e mediadora do evento, Lucíola Macêdo, “estes Encontros visam promover debates a partir da diversidade dos contextos que caracterizam a presença e a prática da psicanálise no continente americano", afirma.
“Lacan na Academia: conversando com a literatura” é uma iniciativa da AML, junto com a Escola Brasileira de Psicanálise, seção Minas Gerais. O projeto acontece no âmbito do “Plano Anual Academia Mineira de Letras – AML (PRONAC 248139)”, previsto na Lei Federal de Incentivo à Cultura, e tem o patrocínio do Instituto Unimed-BH – por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e setecentos médicos cooperados e colaboradores.
SOBRE O CONVIDADO
Jacyntho Lins Brandão é professor emérito da UFMG. Presidente da AML. Sócio fundador da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. Poeta, ensaísta e tradutor.
SOBRE OS ENTREVISTADORES E MEDIADORA
Lucíola Macêdo é psicanalista, Membro da Escola Brasileira de Psicanálise e da Associação Mundial de Psicanálise. É mestre em Filosofia e doutora em Psicanálise e Estudos da Cultura pela UFMG. Dedica-se também à escrita. Entre as publicações mais recentes de sua autoria, podemos citar: Balões vítreos (poesia/ Quixote + Do, 2023), Amor & gozo, mais ainda ( em coautoria com Elisa Alvarenga/ Quixote, 2023, Primo Levi e a poesia (ensaio/7Letras/2025) e o lançamento Sem amanhã: cartas, fanfics, poemas (poesia/7Letras/2025).
María Cristina Giraldo é psicanalista em Medellín (Colombia). Analista Membro da Escuela (AME) de la Asociación Mundial de Psicoanálisis (AMP) e da Nueva Escuela Lacaniana NEL-Medellín. Diretora da XV Jornadas de la NEL. Diretora do Centro de Investigación y Docencia del CID-Medellín dol Instituto Nueva Escuela (INES).
Francisco Pisani é psicanalista membro da Nueva Escuela Lacaniana (Nel) e da Asociación Mundial de Psicoanálisis (AMP). Docente do CID Santiago de Chile. Autor de Insistencia de la literatura en psicoanálisis; El cielo es el Abismo; El Color del Vacío. Autor e organizador de Infans: psicoanálisis en el Campo de la infancia. Autor de Topologías mínimas: microensayos sobre escritura y psicoanálisis.
Pablo Russo é psicanalista, membro da EOL e da AMP, docente do ICdeBA e do IOM3. É co-responsável do “Departamento de estudios psicoanalíticos sobre la Familia –Enlaces” do Centro de Investigaciones del ICdeBA. Criador e responsável pelo Ciclo de cine aplicado al psicoanálisis –en Noches abiertas EOL–, desde 2008, e co-coordenador do “Laboratorio/Red de Psicoanálisis y Literatura” da Fapol e supervisor de equipe dos Cosultorios externos del Htal Belgrano (desde 2021).
Fátima Pinheiro é psicanalista e escritora, membro da Escola Brasileira de Psicanálise e da Associação Mundial de Psicanálise. É diretora de Cartéis da Ebp- Rio e coordena a Rede de Psicanálise e Literatura da Federação Americana de Psicanálise de Orientação Lacaniana. É autora do livro Aziza (Urutau/SP/2025, e do livro sim, é, (Blanche/PR/ 2020) traduzido para o espanhol com o título sí, es, (Editorial Paradiso/Buenos Aires/2024).
INSTITUTO UNIMED-BH
O Instituto Unimed-BH completou 22 anos em 2025 e conta com o apoio de mais de 5,7 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimulando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentando a economia criativa, valorizando espaços públicos e o meio ambiente, através de projetos patrocinados em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.
Jacyntho Lins Brandão participa de encontro sobre psicanálise, literatura e linguagem na AML
Comentários
Enviar um comentário
🌟Copie um emoji e cole no comentário: Clique aqui para ver os emojis