Curta-metragens e debates com cineastas marcam nova temporada no Rio
Entrada gratuita e transmissão ao vivo pelo YouTube!
A Fundação Biblioteca Nacional (FBN) – vinculada ao Ministério da Cultura (MinC) – inaugura nesta sexta-feira (12/09), a partir das 14h, o “Cineclube Auditório”. O evento mensal promoverá a exibição de curta-metragens, seguida de debates com os realizadores. A primeira edição exibe os curtas “O Vôo”, de Igor Barradas, e “Pássaro Memória”, de Leonardo Martinelli. O evento acontece no Auditório Machado de Assis, na sede da Biblioteca Nacional, no Centro do Rio, com entrada gratuita e transmissão ao vivo pelo YouTube (@fundacaobibliotecanacional).
A iniciativa busca fortalecer a tradição da Cinelândia como polo exibidor e estimular a reflexão crítica sobre a produção cinematográfica contemporânea.
Sobre os filmes e diretores
“O Vôo” (Igor Barradas/ 2023): em um Rio de Janeiro pós-apocalíptico, uma pesquisadora alienígena percorre cinco espaços e cinco histórias, em um rasante poético sobre a recente história do país. O filme já foi selecionado para o Festival Internacional de Cinema de Nancy e o Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro. Igor Barradas é roteirista e cineasta com mais de duas décadas de experiência, fundador do Cineclube Mate com Angu, em Duque de Caxias. Seu trabalho circula por festivais como Brasília, Rio e CineEsquemaNovo, sempre transformando a periferia em protagonista.
“Pássaro Memória” (Leonardo Martinelli/ 2023): a trama acompanha Lua, uma mulher trans que percorre as ruas do Rio em busca de um pássaro chamado Memória, que esqueceu o caminho de casa. Leonardo Martinelli é um cineasta carioca. Seus curtas participaram de mais de 400 festivais, incluindo Cannes, Locarno, Toronto, Gramado, Rio e San Sebastián. Seu filme “Fantasma Neon” ganhou o Leopardo de Ouro de curta no Festival de Locarno. É mestre em Comunicação pela PUC-Rio e atualmente desenvolve seu primeiro longa-metragem, selecionado para a Locarno Residency e Hubert Bals Fund.
SERVIÇO:
Cineclube Auditório – “O vôo” e “Pássaro Memória”
Data: 12/09 (sexta-feira).
Horário: 14h às 16h30.
Local: Auditório Machado de Assis, Biblioteca Nacional.
Curta-metragens e debates com cineastas marcam nova temporada no Rio
Comentários
Enviar um comentário
🌟Copie um emoji e cole no comentário: Clique aqui para ver os emojis