Mostra “Carmen: Luz e Ação” celebra os 70 anos de saudades da Pequena Notável
A mostra conta com uma nova seleção de itens utilizados pela estrela de Hollywood
O Museu Carmen Miranda vai celebrar os dois anos de sua reabertura e os 70 anos de saudades da ilustre Pequena Notável com uma nova exposição sobre a estrela, no dia 29 de agosto. Intitulada “Carmen: Luz e Ação”, a mostra homenageia a artista por meio de uma seleção especial de peças que revelam diferentes fases da sua vida e carreira.
A exposição vai apresentar raridades do acervo do museu, como o conjunto canutilho branco utilizado pela estrela no filme Copacabana (1947), um dos grandes sucessos de sua fase internacional. A peça, símbolo do glamour da artista, vai se juntar a outros itens icônicos já conhecidos pelos visitantes, como as vestimentas imortalizadas pela artista, como vestidos, turbantes, sapatos, acessórios e bijuterias, além de fotografias, partituras, roteiros, programas e cartazes.
“Depois de dois anos desde a reabertura do Museu, temos o orgulho de anunciar uma mostra que faz jus à dimensão histórica e cultural de Carmen Miranda. A nova exposição reforça o compromisso da Funarj em preservar e celebrar a memória de nossos grandes nomes”, afirma Jackson Emerick, presidente da Funarj.
Comemoração dupla
Após estar fechado por 10 anos, o Museu Carmen Miranda foi reaberto em 2023 devido à reforma estrutural de seu prédio com o programa Acelera Funarj, bem como à recuperação de seu acervo através do tratamento de conservação e preservação. A mostra “Carmen: Luz e Ação” celebra a nova fase do equipamento cultural, aberto ao público e homenageando uma das maiores estrelas de Hollywood, que faleceu em agosto de 1955.
Dona de um sorriso contagiante e um estilo inconfundível, Carmen Miranda ficou conhecida como um símbolo da cultura brasileira nos Estados Unidos durante os anos 1940. Apelidada de “Pequena Notável”, Carmen participou de filmes de sucesso e se destacou por ter sido a primeira artista sul-americana a ter uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood.
O Museu Carmen Miranda é um equipamento cultural importante para promover atividades culturais em um local privilegiado na Zona Sul do Rio de Janeiro, com vista para um dos principais cartões postais da cidade, o Pão de Açúcar. O local, administrado pela Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro (Funarj), possui visitação gratuita entre as quartas-feiras e domingos e, além das exposições, também oferece palestras, oficinas e apresentações artísticas.
Mostra “Carmen: Luz e Ação” celebra os 70 anos de saudades da Pequena Notável
Comentários
Enviar um comentário
🌟Copie um emoji e cole no comentário: Clique aqui para ver os emojis