Anta brasileira ganha documentário para os cinemas

Documentário sobre a anta brasileira destaca sua importância ecológica e busca apoio em campanha para chegar às telas de cinema em 2026.
Câmera grava documentário sobre a anta brasileira ao pôr do sol, com banner da Iniciativa Nacional para a Conservação da Anta Brasileira e logos do projeto Nitro Histórias Visuais e IPÊ.

Filme revela a importância da anta na preservação da biodiversidade brasileira


A anta brasileira será protagonista em filme produzido pela Iniciativa Nacional para a Conservação da Anta Brasileira (INCAB-IPÊ) e NITRO Histórias Visuais e para isso campanha de financiamento coletivo é lançada

"A anta, guardiã silenciosa das florestas, agora é estrela de cinema"
Vímara Porto"


Em comemoração aos seus 30 anos de atuação, a Iniciativa Nacional para a Conservação da Anta Brasileira (INCAB), projeto de pesquisa e conservação do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas – está produzindo um filme documentário. A produção, desenvolvida em parceria com a NITRO Histórias Visuais, produtora multiplataforma de Minas Gerais, é muito mais do que um documentário. Se trata de um filme sobre desafios, conquistas e perseverança. A anta, um fóssil vivo de ampla história evolutiva e pouco compreendida, é a protagonista dessa produção. A missão da equipe é que "ANTA – O FILME", com duração de 45 minutos, seja transmitido nas salas de cinema brasileiras. Para atingir essa meta, INCAB-IPÊ e NITRO Histórias Visuais uniram forças para captar os recursos financeiros necessários através de uma campanha de financiamento coletivo.

A campanha terá duração de 30 dias – 7 de agosto a 7 de setembro – e qualquer valor de doação será muito bem-vindo. Além disso, as pessoas podem contribuir compartilhando a campanha em suas redes sociais e para suas redes de contatos. Os recursos arrecadados serão destinados às filmagens em áreas remotas do Pantanal e da Amazônia, além de cobrir etapas de produção como edição, design de som e distribuição. A estreia está prevista para junho de 2026.

"A ideia do filme é mergulhar no universo da anta, tendo a história da INCAB-IPÊ e de Patrícia Medici como fio condutor. São muitas histórias, muitas perguntas, muitas respostas, muitas pessoas envolvidas nessa jornada e um conteúdo audiovisual como um filme pode trazer essa profundidade. Essa história tem como objetivo inspirar, para que as pessoas olhem o presente, mas reflitam sobre o seu futuro", explica João Marcos Rosa, um dos sócios da NITRO Histórias Visuais.

O filme será uma verdadeira imersão nos biomas mais ameaçados do Brasil. Mais importante, o filme revelará o papel vital da anta na manutenção da biodiversidade, das florestas, das águas e da saúde do planeta. Conhecidas como "Jardineiras da Floresta", as antas são essenciais para a regeneração dos ecossistemas – mas estão desaparecendo silenciosamente, vítimas de ameaças como destruição de habitat, contaminação por agroquímicos, colisões veiculares em rodovias e impactos das mudanças climáticas.

"Este é um filme sobre urgência e esperança. Precisamos que o mundo entenda o valor desse animal tão incrível e o que está em jogo se continuarmos ignorando sua importância. O filme mostrará que a conservação da anta é também uma questão de sobrevivência da raça humana", destaca Patrícia Medici, coordenadora da INCAB-IPÊ.

Conservação ou extinção?
A INCAB-IPÊ iniciou seus esforços de conservação em 1996. Na época, uma jovem recém-saída da faculdade, Patrícia Medici, decidiu que queria estudar as antas e, acima de tudo, salvá-las da extinção. Naquele momento, pouco se sabia sobre a anta e métodos de pesquisa foram desenvolvidos do zero. Trinta anos depois, a espécie conta com um dos maiores bancos de dados do mundo.

Entretanto, são tantas as ameaças afetando esse animal na natureza que, ocasionalmente, os pesquisadores se perguntam se seus esforços estão de fato contribuindo para a conservação da espécie ou apenas documentando a sua extinção.

Campanha de financiamento coletivo
Para tornar esse filme uma realidade, a INCAB-IPÊ e a NITRO estão lançando uma campanha de financiamento coletivo para arrecadas os recursos financeiros necessários. Os fundos levantados serão utilizados para cobrir as despesas das diferentes fases da produção desde as filmagens até edição e distribuição. A meta é lançar o filme nas telas de cinema em junho de 2026.


Sobre a NITRO
A NITRO Histórias Visuais é uma produtora de conteúdo integrado (audiovisual, fotografia e outros conteúdos relacionados à comunicação) e de criação e execução de projetos culturais e educacionais, atuando em todo o Brasil. A NITRO é um coletivo de contadores de histórias. Fundada em 2002, passou de uma agência tradicional de fotografia para uma produtora de conteúdo transmídia. Foi formada por antropólogos visuais que buscam romper fronteiras e inovar, utilizando técnicas, plataformas de mídia e valores para narrar visualmente histórias reais e cotidianas da sociedade. A NITRO busca contribuir para a construção da identidade e imagem de pessoas, empresas, organizações públicas e sociais, e territórios do Brasil contemporâneo, contando histórias para preservar a memória.

Sobre o IPÊ e a INCAB-IPÊ
O IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas é uma organização brasileira sem fins lucrativos que trabalha pela conservação da biodiversidade do país, por meio de ciência, educação e negócios sustentáveis. Fundado em 1992, tem sede em Nazaré Paulista (São Paulo), onde também fica o seu centro de educação, a ESCAS – Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade. Dentre os projetos do IPÊ está a INCAB.
A INCAB – Iniciativa Nacional para a Conservação da Anta Brasileira, é uma iniciativa nacional de longo prazo focada na pesquisa e conservação da anta brasileira em cinco biomas brasileiros onde a espécie é encontrada – Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal. A INCAB-IPÊ é liderada pela conservacionista brasileira Dra. Patrícia Medici. Criada em 1996, a INCAB-IPÊ iniciou seus esforços na Mata Atlântica e, ao longo dos anos seguintes, expandiu suas ações para o Pantanal (2008), Cerrado (2015), Amazônia (2021) e Caatinga (2023). A INCAB-IPÊ se tornou pioneira na pesquisa básica e aplicada voltada à ecologia, saúde e genética da anta, assim como na conservação dos habitats que esta necessita e mitigação das ameaças que afetam a conservação da espécie. Além disso, a Iniciativa promove o envolvimento comunitário através da comunicação, turismo científico, educação ambiental, e ciência cidadã.
Enviar um comentário

Comentários