Eucanaã Ferraz abre nova temporada de poesia na FBN

Entrevista com Eucanaã Ferraz marca a estreia da nova temporada do programa Memória da Poesia Brasileira, com transmissão ao vivo pela FBN.
 Cartaz alusivo à entrevista com o poeta, ensaísta e professor Eucanaã Ferraz no programa Memória da Poesia Brasileira.

Biblioteca Nacional recebe o poeta para conversa ao vivo no YouTube



Evento gratuito acontece nesta quarta-feira (30) na Biblioteca Nacional, com transmissão ao vivo pelo YouTube
 

A nova temporada do programa “Memória da Poesia Brasileira”, da Fundação Biblioteca Nacional (FBN) – vinculada ao Ministério da Cultura (MinC) – estreia nesta quarta-feira (30/07), às 15h. O convidado será o poeta, ensaísta e professor Eucanaã Ferraz, que concederá entrevista ao curador do programa, o poeta Sergio Cohn. O evento é gratuito e acontece no Auditório Machado de Assis, na sede da Biblioteca Nacional, no Centro do Rio, com transmissão ao vivo pelo YouTube.

Sobre Eucanaã Ferraz
Nascido no Rio de Janeiro em 1961, Eucanaã Ferraz é poeta, ensaísta e professor de literatura brasileira na Universidade Federal do Rio de Janeiro. O autor tem diversos livros lançados para os públicos adulto, infantil e juvenil. Entre suas obras premiadas estão “Desassombro” (7 Letras, 2002 - Prêmio Alphonsus de Guimaraens, da FBN); “Sentimental” (Companhia das Letras, 2012 - Prêmio Portugal Telecom 2013); “Palhaço, macaco, passarinho” (Companhia das Letrinhas, 2010 - Prêmio Ofélia Fontes 2011, pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil); e “Cada coisa” (Companhia das Letrinhas, 2016 - Melhor Livro de Poesia/ Melhor Projeto Editorial pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil).

Memória da Poesia Brasileira
A iniciativa objetiva o registro e a divulgação gratuita da poesia brasileira contemporânea para o público em geral. A curadoria e a apresentação ficam por conta do poeta e editor Sergio Cohn – também responsável pela edição da revista Poesia Sempre, da FBN. Os eventos são divididos em duas partes: a partir das 13h, de forma privada, é realizada uma gravação do(a) poeta recitando seus textos, em registro audiovisual; às 15h, é realizado um depoimento público, com cerca de duas horas de duração, sobre a trajetória pessoal e poética do(a) autor(a). 

Na primeira temporada, em 2024, o programa teve as participações de Guilherme Zarvos, Claudia Roquette-Pinto, Antônio Cícero, Salgado Maranhão, Manoel Ricardo de Lima, Afonso Henriques Neto e Viviane Mosé. Os vídeos estão disponíveis no canal do YouTube da FBN.

SERVIÇO:
Memória da Poesia Brasileira, com Eucanaã Ferraz 
Data: 30/07/25 (quarta-feira).
Horário: 15h às 17h.
Local: Auditório Machado de Assis, Biblioteca Nacional.
Endereço: Rua México, s/nº (entrada pelo jardim).
*Evento gratuito
Enviar um comentário

Comentários