“RC 50”: O Especial dos Especiais

👍 Gosto
DO TEXTO: Os encontros musicais reuniram artistas consagrados da música nacional (Gilberto Gil, Zeca Pagodinho, João Barone, Roberto Frejat, Paulo Ricardo,
Criação IA editada do especial RC 50 da TV Globo.


Uma celebração à música e à arte de um artista fenomenal




Na programação de final de ano da TV Globo, o especial “RC 50”, que celebrou as bodas de ouro da parceria entre a emissora e o cantor Roberto Carlos, foi o mais aguardado de todos.

O show comemorativo foi gravado no dia 27 de novembro, no Allianz Parque, em São Paulo, com a presença de mais de 34 mil pessoas. A exibição pela TV Globo aconteceu na sexta-feira (20), após a novela Mania de Você (das 22h40 às 0h18). Desta vez, a emoção foi compartilhada com milhões de telespectadores.

Com produção de Maiana Timoner e Rodrigo Tapias, direção geral de Angélica Campos e direção de gênero de Boninho, o espetáculo contou com uma superestrutura tecnológica.

A execução musical ficou a cargo da orquestra RC, comandada pelo maestro Eduardo Lages e composta por 14 integrantes: 12 nos naipes instrumentais e uma dupla de backing vocals.

Os encontros musicais reuniram artistas consagrados da música nacional (Gilberto Gil, Zeca Pagodinho, João Barone, Roberto Frejat, Paulo Ricardo, Chitãozinho & Xororó e Wanderléa), uma atração internacional icônica (Andrea Bocelli, em videoclipe), um trio de atrizes da dramaturgia da TV Globo (Sophie Charlotte, Letícia Colin e Dira Paes) e um grupo de artistas não identificados (bateristas, guitarristas e coral) que participaram de uma gravação coletiva ao ar livre. A maioria dos convidados já fazia parte da história dos especiais. Os novatos foram o tenor italiano Andrea Bocelli, o baterista João Barone, a atriz Letícia Colin e o grupo de artistas não identificados.

O anfitrião do evento entrou no palco vestindo um figurino criado pelo estilista Ricardo Almeida: um impecável terno branco e uma camisa com estampas florais (os botões abertos deixavam à mostra o cordão de ouro com a imagem do Coração de Jesus). Combinando com o conjunto monocromático (exceto a camisa), usava sapatos brancos. O público saudou efusivamente o artista, enquanto um show de fogos de artifício iluminava a cobertura do estádio. Ao mesmo tempo, no gigantesco telão de LED no fundo do palco, eram projetadas imagens da trajetória dos especiais.

A setlist da exibição do show apresentou 23 canções das 27 do espetáculo original. O repertório incluiu a canção “Eu Sou Terrível” e excluiu “É Preciso Saber Viver”, “Além do Horizonte”, “Eu Te Amo, Te Amo, Te Amo”, “Outra Vez” e “Eu Ofereço Flores”. Algumas canções foram remanejadas. Confira abaixo a sequência da exibição:

A canção “Esse Cara Sou Eu” (RC, 2012) abriu o show. No trecho que diz “De manhã você acorda feliz”, Roberto trocou a palavra “feliz” por “sorrindo”, mas corrigiu imediatamente. Depois, cantou “Como é Grande o Meu Amor Por Você” (RC, 1967), do repertório de canções autorais solo lançadas em diferentes décadas. Um momento curioso foi mostrado na plateia: uma fã na primeira fila apareceu usando óculos com o nome de Roberto Carlos nas lentes escuras.

O primeiro convidado da noite foi o cantor Gilberto Gil, em sua terceira participação (2007, 2016, junto com Caetano Veloso, e 2024). Gil fez dueto com Roberto Carlos nas canções “Vamos Fugir” (Gilberto Gil/Liminha, 1984) e “A Paz” (Gil/João Donato, 1986). Durante os cumprimentos finais, Gil alertou Roberto, que voltou rapidamente para o microfone e cantou o trecho “Que invadiu o meu coração”. “Agora sim!”, disse Gil.

Na sequência, Roberto homenageou o parceiro e amigo Erasmo Carlos. O telão projetou imagens das emoções vividas pelos dois nos especiais. Antes de começar a cantar “Amigo” (RC/EC, 1977), apontou o dedo indicador para o alto, numa reverência ao “Tremendão”. No trecho final, cantou: “O Erasmo é meu amigo”.

A apresentação seguiu com homenagens à Jovem Guarda, duetos com outros convidados, o lançamento da música nova "Bicho Solto" (RC), e momentos emocionantes como:  o clipe do encontro do tenor italiano Andrea Bocelli e o cantor brasileiro interpretando "L'appuntamento", a versão italiana de "Sentado à Beira do Caminho" (RC/EC)  e  a mensagem de Natal de Roberto. O espetáculo encerrou com “Emoções” (RC/EC, 1981)  e uma celebração coletiva no palco, ao som do trecho instrumental de "Eu Ofereço Flores " (RC) acompanhado de um show de fogos de artifício e uma chuva de papel picado em forma de pétalas de rosa.

Esse especial celebrou a música e a arte desse artista fenomenal. Os impactos visuais deram vida a um show histórico, proporcionando ao público uma experiência inesquecível.

Feliz Natal para todos!
 
----------------------------------------------------

Roberto Carlos - Bicho Solto (Especial RC 50 Anos)

*Carlos Marley, nasceu na cidade de Fortaleza, capital do estado do Ceará – Brasil, onde reside. Formado em Ciências Contábeis, pela Universidade Federal do Ceará, com especialização em Auditoria. Auditor Fiscal aposentado da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará. Leia Mais sobre o autor...
 

Gostou do post ou tem sugestões?

✍️ Deixe aqui a sua opinião
Enviar um comentário

Comentários