Novo formato da UEFA Champions League causou muita controvérsia entre os fãs de futebol em todo o mundo
• Estudo do Flashscore revelou que o formato atual quase dobrou o número médio de partidas entre as 10 melhores equipes na fase de grupos em relação anos anteriores (4 contra 2,3)
• Pela primeira vez, haverá uma revanche da final da Liga dos Campeões anterior na fase de grupos. Haverá também uma revanche da final de 2023.
• O Real Madrid, maior vencedor da Champions, enfrentará, pela primeira vez nessa fase, o segundo e o terceiro times mais bem-sucedidos da competição.
O novo formato da UEFA Champions League causou muita controvérsia entre os fãs de futebol em todo o mundo. Visto muitas vezes como uma reação à ameaça que a Superliga representa, o novo formato é, sem dúvida, mais complexo do que qualquer um dos anteriores visto no futebol europeu, mas deve garantir uma boa dose de emoção desde o início do torneio.
Esse novo sistema oferece em seu primeiro ano quase o dobro de jogos entre equipes classificadas entre as 10 melhores da UEFA. Nesta temporada, haverá quatro desses jogos na fase inicial do campeonato, enquanto a média na fase de grupos das temporadas anteriores foi de 2,3. Isso apesar do fato de três equipes entre as dez melhores da UEFA (Roma, Villarreal e Chelsea) não participarem do torneio este ano. O número de confrontos entre os dez melhores atingiu uma baixa deprimente em 2018/19, quando não vimos nenhum jogo entre duas equipes classificadas no topo do ranking.
A diferença também é significativa quando se compara as equipes atualmente entre as 20 melhores no ranking da UEFA, onde estão algumas das equipes mais importantes da competição, como Barcelona, Benfica, Arsenal e Atlético de Madrid. O número de partidas entre as equipes entre as 20 melhores será de 13 na fase de liga da UCL de 2024/25, enquanto foram apenas cinco na fase de grupos de 2023/24. Apenas uma temporada na última década (22/23) ofereceu mais confrontos entre as 20 melhores equipes (16) na primeira fase, embora apenas duas delas fossem entre equipes classificadas entre as 10 melhores na época.
Primeira vez com uma revanche da final anterior
Esse novo formato possibilita ver, pela primeira vez nessa fase da competição, uma revanche da final dos anos anteriores - Real Madrid x Borussia Dortmund, que será disputada no Santiago Bernabéu no dia 22 de outubro. Além disso, o Manchester City receberá a Inter de Milão na primeira rodada da competição, que será o primeiro encontro desde o jogo do título de 2023.
Também pela primeira vez nessa etapa da Champions, o Real Madrid enfrentará a segunda e a terceira equipes mais bem-sucedidas da competição, o Milan (05/11) e o Liverpool (27/11).
Ainda é incerto se esse novo formato tornará a competição mais aberta, já que na última década um punhado de equipes estava constantemente conquistando as vagas nas quartas de final: Bayern de Munique (9), Real Madrid (8), Manchester City (8) e Barcelona (7). A resposta para essa pergunta será dada em maio de 2025.
As classificações atuais de clubes da UEFA estão disponíveis aqui.
Todos os dados usados para este estudo estão disponíveis aqui.
Novo formato da UEFA Champions League causou muita controvérsia entre os fãs de futebol em todo o mundo
Comentários
Enviar um comentário
🌟Copie um emoji e cole no comentário: Clique aqui para ver os emojis