O rock é mais que um gênero musical; é um movimento cultural
Reportagem, Katia Maia
Hoje é dia de rock bebê! Então, bora homenagear esse gênero musical que transcende fronteiras, atravessa gerações e continua a inspirar e emocionar milhões de pessoas ao redor do mundo.
O Dia Mundial do Rock foi criado em 1985, durante o histórico evento Live Aid, que reuniu grandes nomes da música em um mega show beneficente para combater a fome na Etiópia. Desde então, essa data celebra a paixão pelo gênero que revolucionou a música e a cultura mundial.
O rock é mais que um gênero musical; é um movimento cultural. Nos anos 60, com bandas icônicas como The Beatles e The Rolling Stones, o rock se consolidou como uma força poderosa, abordando temas sociais, políticos e comportamentais. Hoje, é impossível falar da história da música sem mencionar os grandes nomes do rock.
Mas, rock também é Money e seu impacto econômico. A indústria do rock movimenta bilhões de dólares anualmente. Segundo a International Federation of the Phonographic Industry (IFPI), em 2021, o rock representou cerca de 20% do mercado global de música, com milhões de álbuns vendidos e concertos esgotados em todo o mundo.
No Brasil não tem como falar de Rock sem lembrar de bandas como Legião Urbana, Titãs e Barão Vermelho, que marcaram e continuam a influenciar as novas gerações. E o Rock in Rio! Um dos maiores festivais de música do mundo atrai centenas de milhares de pessoas a cada edição?
Para terminar, uma curiosidade: você sabia que a música "Bohemian Rhapsody", do Queen, é uma das canções de rock mais ouvidas de todos os tempos? Lançada em 1975, continua a conquistar novas gerações e foi eleita a canção mais transmitida do século 20.
Então, nesse Dia Mundial do Rock, bora celebrar, ouvindo muito rock!
Ouça o post aqui.
O rock é mais que um gênero musical; é um movimento cultural
Comentários
Enviar um comentário
🌟Copie um emoji e cole no comentário: Clique aqui para ver os emojis