Religiões de matriz africana e sustentabilidade em debate na Biblioteca Nacional

Na palestra “Ancestralidade, sustentabilidade e povos tradicionais de matrizes africanas”, Rodrigo Carneiro – cujo nome tradicional é Iwin L'orun Egbe
Ilustração sobre religiosidade entre africanos e foto do palestrante Rodrigo Carneiro.


Série de palestras “Vozes Brasilis” recebe o presidente do I.T.S., Rodrigo Carneiro, dia 17/6

 

Na próxima segunda-feira, 17 de junho, a série de palestras mensais “Vozes Brasilis”, da Fundação Biblioteca Nacional (FBN) – entidade vinculada ao Ministério da Cultura (MinC) – e da Biblioteca Euclides da Cunha, a biblioteca pública da FBN, recebe o presidente do Instituto Terreiro Sustentável, Rodrigo Carneiro. O evento acontece a partir das 14h no Auditório Machado de Assis, na sede da FBN, no Centro do Rio, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da FBN (@fundacaobibliotecanacional). A entrada é gratuita e os participantes inscritos receberão certificado ao final da palestra, cuja duração será de até duas horas.

Na palestra “Ancestralidade, sustentabilidade e povos tradicionais de matrizes africanas”, Rodrigo Carneiro – cujo nome tradicional é Iwin L'orun Egbe Tayó – abordará a temática dos saberes e fazeres ancestrais dos povos tradicionais de matrizes africanas, e como estes dialogam com a sociedade urbana contemporânea. Entre os tópicos desenvolvidos estarão as tecnologias naturais de terreiros - como o uso de ervas curativas - e novas perspectivas sustentáveis na preparação de oferendas, a partir de materiais orgânicos e artesanais.

“Os povos tradicionais de matrizes africanas têm a natureza como base de sua cosmovisão, o que possibilita um manejo mais adequado, não tratando a natureza apenas como um ‘recurso’, mas como um elemento essencial para a sobrevivência”, afirma o palestrante.

Sobre Rodrigo Carneiro
É professor de biologia (Seeduc/RJ); pedagogo; mestre em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade (UERJ-FFP); especialista em Educação Étnico-Racial (UFRRJ); sacerdote do Terreiro de Obatalá - Ile Omi Orun; dirigente da Ordem Umbandista Cacique Pena Branca; presidente do Instituto Terreiro Sustentável; coordenador de Meio Ambiente do Presente de Iyemanja de Sepetiba/ RJ; cogestor do Centro de Referências dos Povos Tradicionais de Matrizes Africanas; membro fundador da Rede Matrizes Africanas Reunidas (Rede M.A.R).

Vozes Brasilis
O programa "Vozes Brasilis" tem a finalidade de dar visibilidade a autores e a profissionais que contribuem com a disseminação do conhecimento e da informação, com o incentivo à leitura, à arte e às diversas expressões culturais presentes na sociedade brasileira. O evento é gratuito e aberto ao público, destinado a todos os interessados em ações culturais para a difusão do livro e da leitura.

SERVIÇO:
Vozes Brasilis - “Ancestralidade, sustentabilidade e povos tradicionais de matrizes africanas”.            
Data: segunda-feira, 17/06.  
Horário: 14h às 15h.                                                                          Horário: 1
Local: Auditório Machado de Assis - Biblioteca Nacional.  
Endereço: Rua México, s/nº - Centro.   
Inscrições (até 16/06, às 23:59 horas)
Informações                                                                                                    
Evento gratuito
Enviar um comentário

Comentários