Federação das Câmaras Portuguesas lança programa de inovação para advogados e startups

A capacitação é destinada a escritórios de advocacia e startups e conta com a colaboração da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portuga
Imagem alusiva ao programa INSert.


Qualificação será ministrada por oito escritórios que estão entre os mais inovadores do Brasil e de Portugal, segundo rankings internacionais


Denominado INSert, a capacitação conta com a parceria da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (Aicep). Temas como IA, proteção de dados e novos modelos de negócios no Direito integram grade de encontros 


Integrante da maior rede de negócios em língua portuguesa do mundo, a Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil, por meio da Câmara de Inovação Brasil-Portugal, acaba de lançar o INSert, um programa inédito de qualificação em inovação para o setor jurídico dos dois países. A capacitação é destinada a escritórios de advocacia e startups e conta com a colaboração da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (Aicep). 

O programa será ministrado 100% online e trará temas como inteligência artificial, novos modelos de negócios, automação de processos, proteção de dados e segurança da informação. Para tanto, reunirá oito escritórios que estão entre os mais inovadores do Brasil e de Portugal, segundo os rankings da Leaders League e do Financial Times. São eles: Mattos Filho; Pinheiro Neto Advogados; B/Luz; Tozzini Freire; Vieira de Almeida; PLMJ; Abreu Advogados e Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva e Associados.

“A importância da inovação no setor jurídico não pode ser subestimada. A capacidade de se adaptar e incorporar novas tecnologias é crucial para a sustentabilidade e o sucesso dos escritórios de advocacia. O INSert está na vanguarda dessa transformação, oferecendo um ambiente propício para que os participantes possam trocar experiências sobre as mais recentes inovações tecnológicas e de mercado”, destaca Daniela Freire, superintendente da Câmara de Inovação Brasil-Portugal.

A qualificação será dividida em quatro encontros, que ocorrerão entre os meses de agosto e novembro, com duração de quatro horas cada. Os eventos serão realizados remotamente, via Zoom, permitindo a participação em tempo real de profissionais tanto do Brasil quanto de Portugal. Cada sessão será uma oportunidade para troca de experiências, compartilhamento de cases de sucesso e interação direta com os líderes dos escritórios parceiros.

Além disso, as empresas participantes receberão um Selo de Acreditação da Aicep, que reconhece a implementação das melhores práticas internacionais dos escritórios participantes. “A capacitação com pioneiros do setor permitirá aprendizado direto com os maiores expoentes da inovação jurídica. Além disso, haverá oportunidades valiosas de networking e de exploração de novos negócios, fortalecendo relacionamentos profissionais e abrindo portas para colaborações futuras”, reforça o presidente da Federação, Carlos Lopes.

O programa INSert conta com a coordenação do especialista Eduardo Bivar, diretor de Inteligência Artificial e Novas Tecnologias da Câmara de Inovação Brasil-Portugal. Bivar atua há mais de 15 anos com efeitos especiais e novas tecnologias para cinema e televisão, com experiência em produções cinematográficas internacionais, como Blade Runner 2049, que recebeu o Oscar de efeitos visuais em 2018, e projetos especiais para a Rede Globo.

QUEM PROMOVE O INSERT
Fundada em 2001, a Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil é a maior rede de negócios em língua portuguesa, congregando 19 câmaras em todo o Brasil, com mais de 2 mil associados. Com o objetivo de fortalecer o empreendedorismo e a inovação, a Federação promove uma conexão robusta entre o Brasil e Portugal, facilitando a troca de conhecimento e capital reputacional entre os dois países.

Já a Câmara de Inovação Brasil-Portugal, desenvolvedora do Insert, atua como escritório de projetos da Federação. A entidade centenária foi fundada em 1912, na cidade do Recife (PE), e desenvolve projetos com foco em negócios para o fomento dessas relações bilaterais. Entre os parceiros da entidade estão XP Investimentos, Amcham Ceará, Governo do Maranhão, Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte, entre outras empresas e representantes de governos.

A Aicep, por sua vez, é uma entidade pública empresarial dedicada ao desenvolvimento de um ambiente de negócios competitivo, contribuindo para a globalização da economia portuguesa. Sua missão inclui identificar oportunidades de negócios internacionais e aconselhar empresas portuguesas na abordagem de mercados externos. 
Enviar um comentário

Comentários