Concerto para Violino e Orquestra de Brahms - CCB 19 de maio

DO TEXTO: O Concerto para Violino e Orquestra de Brahms sempre dividiu opiniões. O aparato sinfónico leva alguns a entenderem-no como um Concerto «contra» o Vio
Frank Peter Zimmermann e o seu violino.

Um equilíbrio que inquieta, numa sucessão de concordâncias, sobressaltos e melodias vibrantes


Orquestra Metropolitana de Lisboa
Violino Frank Peter Zimmermann
Direção musical Pedro Neves
Coprodução Centro Cultural de Belém, Metropolitana

CCB . 19 de maio . domingo . 19h00 . Grande Auditório

Programa

Joly Braga Santos (1924-1988) Nocturno, op. 11
Miguel Azguime (n. 1960) Concerto para Orquestra (estreia absoluta/encomenda Metropolitana)
Johannes Brahms (1833-1897) Concerto para Violino e Orquestra, op. 77

O Concerto para Violino e Orquestra de Brahms sempre dividiu opiniões. O aparato sinfónico leva alguns a entenderem-no como um Concerto «contra» o Violino, ao passo que outros, ao invés, acham ser um Concerto para Violino «contra» a Orquestra. Todos lamentam, ainda assim, que não tenha composto mais obras neste formato. Desenrola-se num equilíbrio que inquieta, numa sucessão de concordâncias, sobressaltos e melodias vibrantes. São quarenta minutos sublimes, assim confiados à interpretação do prestigiado violinista alemão Franz Peter Zimmermann e do maestro Pedro Neves à frente da Orquestra Metropolitana de Lisboa.

Antes disso, o belíssimo Nocturno composto por Joly Braga Santos aos dezoito anos de idade abre caminho à estreia absoluta de mais uma obra de Miguel Azguime – bem a propósito, um Concerto para Orquestra.

Frank Peter Zimmermann, violino
Considerado um dos principais violinistas da sua geração. Elogiado pela sua musicalidade altruísta, pelo seu brilho e inteligência aguçada, tem tocado com todas as grandes orquestras do mundo há mais de três décadas, colaborando nestas ocasiões com os maestros mais célebres do mundo. Os seus muitos compromissos em concertos levam-no a todas as salas de concertos importantes e festivais de música na Europa, Estados Unidos, Ásia, América do Sul e Austrália. 

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários