Dezembro laranja: Adote já esta cor deliciosa até no nome

DO TEXTO: De acordo com a WGSN, empresa que é autoridade em previsões de tendência, o laranja Apricot Crush será a cor do Verão 2024. O tom foi escolhido...
Composição: Modelos vestidos com roupas e sapatos laranja.


Laranja é  tendência em muitas coleções influentes



user-image


A campanha Dezembro Laranja, foi criada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia com o objetivo de prevenir o câncer de pele, que é o tumor de maior incidência em muitos países.

Na moda, laranja já é considerado o novo preto.

É a combinação perfeita de luz e calor.

Esta tonalidade virou uma febre a partir de 2022, quando as celebridades decidiram adotar essa cor vibrante e alegre no streetwear como uma declaração otimista aos novos tempos não pandêmicos.

Laranja clareia e aquece, e é essa a mistura ideal para alegrar o corpo e a mente.

Os tons de laranja são agradáveis porque sua luminosidade não é tão aguda como o amarelo e sua temperatura não sufoca como o vermelho.

Não demorou muito para a cor laranja dominar as passarelas das coleções de outono-inverno do hemisfério norte em todas as suas nuances e aplicações, tentando criar um ponto de luz no austero visual da estação fria. E a cor continuou iluminando as passarelas de verão em tons mais vivos e claros.

O desfile de verão da Fendi passou a mensagem: laranja é a cor de 2024.

De acordo com a WGSN, empresa que é autoridade em previsões de tendência, o laranja Apricot Crush será a cor do Verão 2024. O tom foi escolhido com base em estudos e análises das marcas da indústria de vestuário. O laranja da estação é um tom claro, suave e até um pouco desbotado, algo que se aproxima da cor coral.

A cor, em diversas nuances, está presente nos lançamentos de moda 2023/24, e favorecem mulheres de pele escura ou bronzeada.

Suco de Laranja


Peças de roupa laranja são mais vistas em mulheres do que em homens.

Ninguém passa "em branco" vestindo qualquer tom desta cor.

Por isto é tão visto nos Red Carpets.

Já faz algum tempo que laranja, principalmente seus tons mais vivos, começou a aparecer nas produções e nos feeds de Instagram, e caiu nas graças de diversas celebridades que não só vem apostando na tonalidade para seus looks, mas para a produção completa, as lojas e passarelas estão tirando o "suco" da cor em roupas e acessórios. Afinal, laranja, apesar de ser uma cor poderosa, é mais fácil de combinar do que o vermelho.

Vai bem com outras tonalidades cítricas (morango, maçã verde, limão siciliano, limão Taiti), ilumina os neutros, enfeita o preto e o branco.

Coordena com qualquer tom de rosa, fica chique quando misturando em vários tons de laranja no mesmo look (claros e escuros) e aceita bem os metalizados.

Quem ainda tem preconceito com esta cor listei muitos bons motivos para olhar laranja como um refresco nos dias quentes de verão.

Existem 45 tons de laranja catalogados


Muitos têm as cores de terra, outros podem ser classificados como amarelo (amarelo cenoura, amarelo ocre, amarelo indiano) ou vermelhos (vermelho camarão, vermelho raposa, vermelho cobre) por seu alto índice de pigmentação dessas outras cores.

O laranja é a cor complementar do azul. Azul acalma, é a cor espiritual da reflexão e do silêncio, já laranja, representa qualidades opostas a essas.

Van Gogh fez um autorretrato na cor laranja e disse que “Não existe laranja sem azul”. Com isso ele queria dizer que a força da cor é muito maior quando vem acompanhado de azul, seu mais contrastante tom.

Já Goethe, o chamava de “vermelho amarelado”. Para o artista, laranja era “a cor em sua mais alta energia”.

Frank Sinatra adorava a cor laranja.

O cantor dizia que a cor era a mais feliz de todas as cores.

Apesar de ser a cor preferida de muitas celebridades, apenas 3% das mulheres e 2% dos homens do mundo citam a cor laranja como predileta.

As pessoas amam ou detestam, sem meio termo.

Nome da cor


Até a chegada da fruta laranja na Europa, não existia uma palavra para designar a cor.

De acordo com estudos, “laranja” aparece no idioma inglês apenas no século 13 referindo-se a fruta.

A cor foi inicialmente chamada de Geoluhread = amarelo-vermelho.

A primeira vez que o termo foi usado como cor foi em 1512, na corte do rei Henrique VIII.

A palavra deriva do termo sânscrito nāraṅgaḥ, que significa a árvore de onde vêm as laranjas.

Laranja é a cor mais relacionada à diversão. Isso explica porque é tão popular entre as crianças.

É a preferida pelos holandeses porque é a cor da família Real, que tem em seu sobrenome “Orange”. Na língua holandesa ou mesmo traduzido, significa justamente “cor de laranja”.

A cor laranja não foi escolhida por acaso para representar o Halloween.  O laranja traz vitalidade, energia e força.

Os celtas acreditavam que os espíritos se aproximavam daqueles que se vestiam de laranja para sugar-lhes a energia.

Curiosidades em laranja


Na natureza, é cor do pôr do sol, do fogo, de muitos legumes, frutas, flores e peixes.

Em culturas orientais, traz o amor, a felicidade e a humildade. No hinduísmo, é considerada próspera e sagrada.

O Dalai Lama e outros monges vestem cores do espectro laranja porque no budismo, ela significa transformação, coragem e espírito de sacrifício. É a cor da iluminação, o mais alto grau de perfeição.

Associamos laranja à segurança e perigo, por isso o seu uso em coletes salva-vidas (maior contraste com o azul do mar), cones de trânsito e roupas de gari, por exemplo. Venenos são identificados sempre com uma caveira sobre um fundo de cor laranja e os automóveis tem seta laranja para alertar o motorista. Tudo isso porque o tom é muito visível e contrastante mesmo à noite, e também pela cor ser pouco comum na natureza.

O laranja desperta o apetite. Estudos sugerem também que a cor favorece a digestão.

A caixa preta dos aviões na verdade é laranja para chamar mais atenção no caso de acidentes.

Na Colômbia, o laranja representa sexualidade e fertilidade.

O peixe dourado (golden fish) não é na verdade dourado, mas sim, laranja luminoso.

Na natureza, o tigre é catalogado como preto e laranja, as raposas são laranjas, assim como jovens orangotangos.

Dionísio – Baco – é o deus da fertilidade, da embriaguez e do vinho. A cor de suas vestes eram sempre laranjas. Em seus cultos não existiam sacerdotes, e sim sacerdotisas, as bacantes. Elas vestiam vestidos de cor laranja e coroas de flores, e celebravam-extasiadas pelo vinho, o seu deus.

A maioria das pessoas de cabelo vermelho têm, na verdade, cabelos cor de laranja, os ruivos.

Em eventos esportivos internacionais, os holandeses homenageiam suas equipes vestindo camisas cor de laranja e não as cores de sua bandeira.

No idioma, “alaranjado”, “mais alaranjado” e “o mais alaranjado de todos” é falado com evidência, pela cor ser tão forte no país.

Na França, o amarelo do semáforo é chamado de “laranja fogo” (feu orange) – embora a cor seja a mesma nos semáforos de todo o mundo.

Nas pinturas asiáticas, por toda parte vemos deuses e homens vestidos de laranja. Até mesmo o céu pode ser dessa cor.

Para os Hindus, as divindades sempre são pintadas com uma pele de luminosidade alaranjada.

Os presos também usam a cor laranja para facilitar sua identificação, impedindo que se camuflem em ambientes como florestas e grandes cidades em caso de fuga. A cor supostamente também estimula os condenados na realização de suas tarefas diárias – por ser revigorante.

A henna é um poderoso corante de cabelos e peles de cor laranja. Com ela também pode-se tingir couro e tecidos. Algumas múmias de princesas egípcias tinham o cabelo tingido dessa cor. Até hoje, as indianas utilizam o material para ornamentar mãos e pés nas cerimônias tradicionais e os homens tingem a barba.

Fernando Tordo - Cavalo à solta



*Xico Gonçalves, é de Porto Alegre, formado em jornalismo e desde os anos 1970 circula em todos os cenários do segmento moda. Quando foi entrevistado por Jô Soares em 2014, foi apresentado como “especialista em moda”. Leia Mais sobre o autor...

POSTS RELACIONADOS:
1 Comentários

Comentários

  1. Como já tive oportunidade de referir, este é mais um excelente artigo de Xico Gonçalves, que mais uma vez tem a valiosa e sui generis particularidade de incluir factos históricos no que escreve, cativando, assim, ainda mais a atenção do leitor, não sendo por isso de admirar o significativo número de seguidores que possui nas redes sociais, em especial no Facebook e no Instagram.
    Sobre as "Curiosidades em laranja", permito-me acresentar mais uma:
    Pese embora as laranjas já existissem na Europa, as doces, ditas "as verdadeiras laranjas", foram trazidas de países tropicais pelos navegadores portugueses que as introduziram em Portugal, na Europa e na Ásia. Daí que não seja por acaso que no norte de África e em muitos países asiáticos a laranja tenha nome derivado de "Portugal", como, por exemplo, "burtuqal", "pórtokal", "portokalli", "portocalã", "portokál" e outros(clique para ver o mapa).

    ResponderEliminar