Roberto Carlos e Gabriela – O Grande Encontro (17)

DO TEXTO: Ainda em 1987, Gabriela foi uma das convidadas do Especial de Fim de Ano, gravado no Teatro Fênix, no Rio de Janeiro.
Roberto Carlos e Gabriela em fotos no Canecão e no Especial de Fim de Ano em 1987.



Em 1987, o show “Detalhes” iria estrear no Canecão e a produção queria fazer uma homenagem a John Lennon...




Dando seguimento à série “... O Grande Encontro” no mês que se celebra o Dia de São Francisco de Assis, padroeiro dos animais (4), Dia da Criança e de Nossa Senhora Aparecida (12), e de outras importantes efemérides, também é de muita apreensão mundial em face da guerra deflagrada no sábado (7), no Oriente Médio. Impelido pelos últimos acontecimentos, resgatamos um encontro que simboliza o atual momento.

Nesse encontro a parceria do Roberto foi com a cantora mirim Gabriela Rodrigues Ferreira Targa, nascida no dia 30 de outubro de 1975, à época com doze anos. Ela é filha do cantor e produtor musical Jorge Ferreira e irmã da cantora Tatiana, do grupo “Os Abelhudos”.

Cinco anos antes de ser convidada para participar do show com Roberto, Gabriela já tinha gravado três discos. O maestro Eduardo Lages foi o produtor em dois deles – compôs com Carlos Colla a canção “Meu Diário” lançado no compacto simples “E Quem Pensou Em Mim?” (1984). Ela fez coro em diversas gravações de discos com Morais Moreira, Turma do Balão Mágico, Os Trapalhões e Xuxa.

Em 1987, o show “Detalhes” iria estrear no Canecão e a produção queria fazer uma homenagem a John Lennon com a canção “Imagine” cantada por uma criança. A indicação da cantora mirim foi feita pelo maestro Eduardo Lages, que já conhecia a Gabriela. Ela então gravou uma fita com a canção “Imagine” e entregou a produção, que gostou e Roberto aprovou. Fizeram o ensaio e ela entrou no show. Depois excursionou por muitos meses com o Roberto por todo Brasil e até nos Estados Unidos.

Esse show “Detalhes” no Canecão resultou na gravação do primeiro álbum ao vivo do Roberto Carlos, que contou com a participação da Gabriela na canção “Imagine”. O álbum foi lançado originalmente no dia 20/06/1988.

Ainda em 1987, Gabriela foi uma das convidadas do Especial de Fim de Ano, gravado no Teatro Fênix, no Rio de Janeiro. O programa foi exibido pela Rede Globo, no dia 29 de dezembro. Roberto e Gabriela cantaram junto à versão de “Imagine” sem as falas do Roberto, que fazem parte da versão gravada para o disco.

A discografia de Gabriela contemplou algumas canções do repertório e/ou autoria do Roberto Carlos como: “É Proibido Fumar/O Calhambeque” e “Sentado à Beira do Caminho/ Gatinha Manhosa” incluídas no álbum “Se Todos Fossem Iguais a Você” (1988). A versão da música da Rita Pavone “Pego um martelo (If i had a hammer)”  e “Imagine’ foram os seus maiores sucessos.

Depois de se desencantar da vida artística (17/18 anos) fez dublagem  ̶  Ariel na parte cantada no filme “A Pequena Sereia”  ̶, apresentou comercial e por certo tempo exerceu a profissão de personal trainer. Atualmente, é funcionária pública da Receita Federal.

Que a mensagem de John Lennon na canção “Imagine” não se torne apenas uma realidade utópica.

Relembre nos vídeos abaixo as duas versões da canção “Imagine” - Especial de 1987 e a do álbum ao vivo de 1988, e a interpretação de “Sentado à Beira do Caminho/ Gatinha Manhosa” no programa da Xuxa.


Imagine - RC & Gabriela no Especial de 1987
RC & Gabriela ao vivo no Canecão
Sentado à Beira do Caminho/ Gatinha Manhosa – Gabriela no Show da Xuxa




*Carlos Marley, nasceu na cidade de Fortaleza, capital do estado do Ceará – Brasil, onde reside. Formado em Ciências Contábeis, pela Universidade Federal do Ceará, com especialização em Auditoria. Auditor Fiscal aposentado da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará. Leia Mais sobre o autor...

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários