AASP celebra tradição e história para inspirar o futuro

DO TEXTO: A cerimônia faz parte de uma série de ações que a AASP prepara durante 2023 para marcar as oito décadas de história.
Imagem do evento "AASP e seus Ideais"
 


O evento "AASP e seus Ideais" ocorreu na noite de 31 de maio e reuniu inúmeros presidentes que atuaram 80 anos de história da Associação



“O evento de hoje é sobre os ideais defendidos pela AASP ao longo desses 80 anos. E nós não podemos falar dos ideiais da AASP sem falar de Theotonio Negrão”. Foi assim, citando um dos presidentes mais célebres, que Eduardo Foz Mange, presidente da AASP - Associação dos Advogados, iniciou seu discurso, que deu o tom de toda a solenidade. Theotonio Negrão foi o 4º presidente da entidade e é também o nome do edificio que abriga a Unidade Centro da AASP, local em que a cerimônia foi realizada.

Eduardo Mange relembrou algumas passagens importantes de Theotonio Negrão à frente da AASP e ressaltou como sua atuação foi importante na construção dos ideais que a Associação carrega até o momento presente. Em seguida, o presidente convidou ao palco Silvia Rodrigues Pachikoski, atual vice-presidente, e os ex-presidentes: Viviane Girardi (41º presidente), José Rogério Cruz e Tucci (25º presidente), Clito Fornaciari Júnior (22º presidente) e Antônio Cláudio Mariz de Oliveira (17º presidente).

Silvia Pachikoski fez um breve discurso sobre a importância de realizar cerimônias como essa e convidar membros que fizeram parte dos 80 anos de história da AASP. “Hoje me foi dada a missão de mediar essa homenagem. E nada melhor do que quatro grandes ex-presidentes para falar um pouco de democracia e da participação desta casa na defesa da advocacia, da Constituição e dos direitos dos cidadãos. E da grande missão de dar apoio aos advogados e aos nossos associados”, afirmou.

Na sequência, passou a palavra para Antônio Cláudio Mariz de Oliveira, que contou como foi acompanhar o crescimento da entidade. “Eu me lembro que, a cada reunião de diretoria, nós, interiormente, rezávamos, porque vinha o balanço do número de associados que haviam sido admitidos naquela semana e eram poucos. De repente, alguém me diz, anos atrás, que estamos com 70 mil e isso foi possível graças a todos nós e a vocês. Lutar pelo crescimento é algo heróico, mas manter o crescimento é algo tão heróico quanto”, discursou o 17º presidente da AASP.

O segundo convidado a dar seu depoimento foi Clito Fornaciari Júnior, 22º presidente e idealizador do formato atual do Boletim AASP. “Antes de chegar à presidência da Associação, eu havia sido diretor do Boletim e achei que ele pudesse ser usado mais diretamente, passamos a noticiar o que acontecia”, disse ao explicar quando o importante produto editorial da AASP adotou o perfil mais informativo e moderno, que segue até os dias de hoje, acompanhando as tendências. “Essa participação e proximidade da Associação no dia a dia do exercício da profissão para oferecer amparo foi e continua sendo muito importante”, recordou Fornaciari.

José Rogério Cruz e Tucci iniciou seu discurso falando sobre a celebração: “É uma satisfação enorme estar aqui com vocês. O Mariz fala do passado com um sabor do presente e me trouxe memórias”, contou o 25º presidente da entidade. “O advogado anônimo é quem merece a proteção da AASP durante todo esse tempo. Além disso, a Associação tem aberto caminhos para que os advogados busquem conhecimento”, completa Tucci.

Viviane Girardi foi a primeira mulher a presidir a entidade. Em seu relato, lembrou o início da digitalização e introdução de ferramentas tecnológicas na realização do trabalho. “A tecnologia nos causou um impacto na forma do exercício da advocacia. Ela deu mãos e braços para que a Associação saísse de São Paulo e a entidade se transportou da capital e depois do Estado, com os espaços de inovação que sempre conseguimos dar, mostrando a capacidade da AASP de se reinventar e tentando abranger um campo maior de advogados. E hoje é uma realidade: nós temos associados em todos os estados da Federação”, afirmou Viviane.

A cerimônia faz parte de uma série de ações que a AASP prepara durante 2023 para marcar as oito décadas de história. Confira o que já aconteceu e o que ainda está por vir em 80anos.aasp.org.br. Para conhecer mais sobre o trabalho da Associação nesses 80 anos, acesse memoria.aasp.org.br.

AASP
Fundada há 80 anos, a AASP – Associação dos Advogados está presente em todo o Brasil e tem a missão de potencializar e facilitar o exercício da advocacia. A entidade é experiente, visionária e está, cada vez mais, disruptiva. Sua trajetória e conquistas são o combustível para ir ainda mais longe, proporcionando aos seus milhares de associados (aproximadamente 75 mil) inúmeros cursos sobre temas jurídicos relevantes e serviços de excelência, que incluem: intimações on-line, pesquisa por termos nos Diários Oficiais, emissão e renovação de certificado digital, revistas e boletins periódicos, clipping diário de notícias, plataforma de assinaturas digitais, além de disponibilizar um avançado sistema de pesquisa de jurisprudência e um programa de gestão de processos.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários