Sobre motivação e disciplina

DO TEXTO: A falta de “paixão” por aquilo que se faz gera um stress muito grande e, consequentemente, um cansaço físico e mental acima do normal.

Homens sunindo montanha numa ajuda mútua.


A motivação é a maior propulsora para o sucesso

 

user-image
 

Existem momentos na vida em que as coisas não estão acontecendo da forma que planejamos, a nossa vida pessoal, profissional ou financeira está fugindo do nosso controle.

Nesse momento, o que normalmente fazemos é nos vitimizarmos e assumirmos um comportamento de impotência e fragilidade. Aceitarmos que a vida é feita de altos e baixos e ficarmos amargurados, esperando essa “fase ruim” passar é um sinal de fracasso.

A motivação é a maior propulsora para o sucesso. Para Daniel Goleman a automotivação é uma das cinco habilidades essenciais para que um gestor de equipes obtenha êxito. 

Para mim, estar atuando na minha área de formação é um fator natural de motivação. 

Quando os esportes, exercícios físicos e projetos esportivos fazem parte da minha rotina de trabalho, atinjo plenamente o estado de flow, ou seja, naturalmente crio uma sincronia entre “energia, prazer e foco”, ficando imerso naquilo que estou fazendo sem a noção de tempo e de espaço.

Porém, quando a necessidade me impele a atuar em outras áreas, encontro na disciplina um apoio para traçar os objetivos e atingir as metas com sucesso. Por certo que a energia necessária para desenvolver um bom trabalho é infinitamente maior. O mesmo esforço que faço para ser bom em qualquer outra área me tornaria ótimo no âmbito da Educação Física. A falta de “paixão” por aquilo que se faz gera um stress muito grande e, consequentemente, um cansaço físico e mental acima do normal. 

Contudo, não me contento com o fracasso. As metas que me forem impostas serão atingidas… se através da disciplina ou da motivação, se com flow ou stress, não interessa, o importante é atingir o sucesso, independente do momento em que vivemos.

“Não espere estar motivado todos os dias para sair e fazer as coisas acontecerem. Você não estará. Não conte com a motivação, conte com a disciplina!”
                                           (Jocko Willink)
 
💢💢💢
 
*Prof. Paulo Lopes, CREF:3080 G/R. Graduado em Educação Física (UFRGS 2001). MBA em Gerenciamento de Projetos (UNILASALLE 2015). Pós MBA em Inteligência Emocional nas Organizações (UNILASALLE 2019). Leia Mais sobre o autor...

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários