Otorrinolaringologista: um especialista amplo, com várias atuações

DO TEXTO: Faz parte do trabalho do otorrino analisar a capacidade do paciente de perceber odores e observar a qualidade e a intensidade do sentido olfativo.

Otorrinolaringologista e paciente.


Por envolver voz, respiração, equilíbrio, audição e olfato, a atuação do profissional é muito importante




Por: Dra. Bruna Assis*

Além de lidar com problemas de origens variadas, a especialidade de otorrinolaringologia cuida de estruturas extremamente delicadas e complexas como nariz, seios da face, laringe e ouvidos. Por envolver voz, respiração, equilíbrio, audição e olfato, a atuação do profissional é muito importante, não só no tratamento e na prevenção de problemas, mas também porque a não-resolução deles pode refletir de forma significativa na qualidade de vida dos pacientes, causando limitações na vida social, autonomia e autoestima. Daí a importância da prevenção e do cuidado.

O olfato e o paladar estão intimamente relacionados. Gostos como o amargo, doce, ácido e salgado podem ser reconhecidos sem a influência dos odores, porém sabores mais complexos requerem o olfato para serem identificados. Devido a essa relação, ocorrendo a melhora do olfato, possivelmente haverá também uma melhora do paladar.

Faz parte do trabalho do otorrino analisar a capacidade do paciente de perceber odores e observar a qualidade e a intensidade do sentido olfativo. Os testes olfatórios, no entanto, são complexos e nem sempre fornecem uma resposta satisfatória. Dessa forma, é preciso considerar outros fatores que ajudam no diagnóstico. É de fundamental importância investigar a origem e a evolução do quadro, bem como realizar a observação endoscópica das fossas nasais e exames de imagem.

O tratamento da alteração no olfato dependerá da causa do problema, já que a perda pode ser temporária ou permanente. Se for temporária, o tratamento é feito por meio de medicamentos, ou de intervenção cirúrgica, caso a perda olfatória for provocada por obstruções na região nasal, como desvio de septo, por exemplo.

No entanto, se o problema persiste, é possível administrar um tratamento utilizado mundialmente, conhecido como Treinamento ou Fisioterapia Olfatória.

A voz, por sua vez, é um importante instrumento de comunicação e expressão de ações, desejos e emoções, dando vida às palavras e frases. Apesar de algumas categorias de animais conseguirem vocalizar e até mesmo reproduzir palavras (como os papagaios, por exemplo), somos a única espécie no planeta capaz de criar um sistema inteligente e complexo de fala, com signos e significados comuns, sendo, dessa forma, um importante instrumento evolutivo.

Por esse motivo, o diagnóstico correto e o tratamento adequado para possíveis alterações da voz são de suma importância, além, é claro, de manter sempre uma boa hidratação e evitar o álcool e o tabagismo, cuidados importantes para diminuir os riscos de lesões nas cordas vocais.

No caso da audição, mesmo que nem todos os danos possam ser evitados, já que fatores genéticos podem interferir na evolução de cada indivíduo, existem hábitos que podem reduzir o risco de desenvolver a perda relacionada à idade e/ou induzida por ruído.

O primeiro deles é evitar barulhos altos, pois uma das principais causas de perda auditiva é a exposição ao ruído. Os fones de ouvido também precisam ser utilizados com cuidado e a recomendação é que se aumente o volume apenas até o nível suficiente para ouvir o som de maneira confortável.

Outros cuidados importantes, como respeitar o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) no trabalho, quando são exigidos; evitar inserir objetos – como cotonetes – dentro do canal auditivo; manter bons hábitos de vida; e controlar doenças crônicas, como hipertensão, diabetes e dislipidemia, também podem contribuir para uma boa saúde auditiva e para evitar a evolução de perdas.

Por fim, é fundamental consultar um otorrinolaringologista regularmente, pois o acompanhamento periódico do especialista pode evitar ou, ao menos, amenizar os problemas envolvendo ouvido, nariz e garganta. Esse profissional auxiliará ainda na prevenção e tratamento de infecções, que podem evoluir para problemas mais graves.

Em São Paulo, o Hospital Paulista é referência brasileira no segmento. A unidade conta com um Voice Center, que é um centro especializado não somente em exames endoscópicos da laringe, mas também com consultas na área de Laringologia; um Ambulatório de Olfato e um Centro de Medicina Diagnóstica em Otorrino, além de uma completa estrutura hospitalar para a realização de cirurgias, desde as mais simples até as mais complexas na área.

                                                         ✳✳✳
* Dra. Bruna Assis é otorrinolaringologista no Hospital Paulista de Otorrinolaringologia.

 


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários