Medicina de precisão no tratamento do câncer: nova ferramenta pode indicar a melhor opção de quimioterapia

DO TEXTO: O Teste Onco-PDOTM leva em conta que cada paciente é único e com o resultado do teste, o médico pode avaliar a melhor escolha para aquele paciente esp

Médico a consultar paciente.


Conheça o inovador Teste Onco-PDOTM

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) prevê de 704 mil novos casos de câncer por ano no Brasil para o triênio 2023-2025. Apesar do número elevado, os avanços da medicina de precisão têm contribuído para que novas ferramentas auxiliem na escolha do tratamento mais adequado para cada paciente. Pesquisas demonstram que os tratamentos individualizados estão revolucionando a medicina ao oferecer uma abordagem terapêutica personalizada.  

Uma das empresas que tem investido nestas novas tecnologias é a Invitrocue Brasil. Os estudos com organoides levaram ao desenvolvimento do inovador teste Onco-PDOTM (Organoides Derivados do Paciente), permitindo aos médicos individualizar o tratamento de forma mais assertiva. Com ele, as células do paciente são cultivadas e testadas para diferentes drogas quimioterápicas, analisando como respondem aos diferentes tratamentos. Trata-se do modelo de cultivo celular que melhor reflete in vitro as condições observadas in vivo. 

O Teste Onco-PDOTM leva em conta que cada paciente é único e com o resultado do teste, o médico pode avaliar a melhor escolha para aquele paciente específico. Alguns tumores mostram-se resistentes a certos medicamentos e saber previamente as respostas das células tumorais do paciente para os diferentes tratamentos em laboratório contribui para a tomada de decisão dos médicos oncologistas.

O benefício é que, ao invés de fazer previsões de como um o câncer pode responder a uma terapia, o Teste Onco-PDOTM permite verificar especificamente o efeito dessa terapia no tumor do próprio paciente e trabalhar diretamente com as células vivas que formam o câncer em cada caso.

Disponível no Brasil para câncer de mama, pulmão, colorretal, pancreático, gástrico, próstata e ovário, o Teste Onco-PDOTM chegou ao país com a Invitrocue Brasil. Com ele, o médico escolhe 8 de 60 drogas para teste e o resultado demonstrará como as células responderam em laboratório, sendo uma ferramenta de alto valor para o médico oncologista.

O relatório, gerado em até 21 dias, fornece informações de como os organoides derivados do paciente responderam aos diferentes tratamentos testados. A resposta aos tratamentos é apresentada como porcentagem de resposta, onde 100% corresponde ao máximo de morte celular. 

O Teste Onco-PDOTM está disponível para coletas em todo o Brasil. Para mais informações, consulte a Invitrocue Brasil.

Agora, o futuro da medicina depende de ações de precisão.  O caminho é buscar a melhor opção de medicamento para cada paciente com o objetivo de minimizar os efeitos colaterais e recursos desperdiçados em terapias desnecessárias, fornecendo uma base de dados para conduzir decisões clínicas mais assertivas. Converse com o seu médico!

                                                             ❇❇❇
Sobre a Invitrocue Brasil            
A Invitrocue Brasil iniciou suas operações no país em 2020, desenvolvendo e comercializando diversas tecnologias bioanalíticas, entre elas a cultura de células 3D.
Responsável Técnico no Brasil: Invitrocue Brasil – Dra. Danielle Ferreira (CRBM: 42180 - 1ª Região)

 


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários