Etnohaus lança residência artística no LabSonica do Oi Futuro

DO TEXTO: “Tocar - residências musicais” é um laboratório de fusões culturais para artistas independentes, que nasce para fomentar a pesquisa, a criação musical
Imagens do projeto “Tocar - residências musicais"



Projeto “Tocar - residências musicais” democratiza e abre espaço para músicos e bandas selecionados através de chamada pública 


Com mais de dez anos de estrada no campo da música, realizando festivais, produções fonográficas, shows, oficinas e debates, o coletivo carioca etnohaus estreia em 2023 o projeto “Tocar - residências musicais”, uma residência artística idealizada em parceria com a Arena Carioca Dicró, e selecionada pelo Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, através da Lei de Incentivo da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SECEC - RJ). 

“Tocar - residências musicais” é um laboratório de fusões culturais para artistas independentes, que nasce para fomentar a pesquisa, a criação musical e o lançamento de novas produções. Por intermédio de uma chamada pública que pode ser acessada pelo instagram.com/etnohaus e no site do Oi Futuro, os interessados em participar podem se inscrever até o dia 10 de março. Os encontros acontecem entre março e abril, no LabSonica, o laboratório de experimentação sonora e musical do Oi Futuro, no Flamengo.   

Serão escolhidos 12 residentes, podendo ser artistas solo ou bandas que, divididos em quatro grupos, produzem e gravam no mínimo uma faixa cada, com a possibilidade de intercâmbio entre os residentes dos grupos. Na primeira semana, a partir de 20 de março, todos os residentes e produtores trabalham em conjunto. Depois, as produções musicais duram uma semana por grupo de residentes, junto com os produtores artísticos e técnicos do projeto, e  possível colaboração de residentes dos outros grupos. Cada residente receberá uma bolsa auxílio que varia entre as participações solo e de bandas. 

"O “Tocar” pretende colaborar com as potências artísticas, oferecendo uma experiência criativa de encontros e práticas coletivas, investindo recursos no artista/músico e em suas criações musicais. Entendemos ser de extrema importância a realização de iniciativas que aproximem público e artistas, mostrando o que está por trás das produções e ajudando a diminuir o abismo que o entretenimento muitas vezes reforça, tornando figuras e ações inalcançáveis à grande maioria dos artistas independentes", comenta Lina Miguel, diretora geral da residência. 

O projeto, com a curadoria da etnohaus, Arena Carioca Dicró, Oi Futuro e do produtor convidado Jorge LZ, vai selecionar os residentes que, além das gravações, irão participar de dinâmicas, masterclasses, criação de conteúdos, diários de bordo, entrevistas para podcasts, encontros e ensaios acústicos dos residentes e produtores artísticos. 

Aproximando o público da residência, haverá a apresentação do processo criativo da construção de cada faixa no “T(R)OCA: Encontros Inusitados”. Serão dois encontros musicais no LabSonica, com presença de público. Essas atividades poderão ser acompanhadas por turmas escolares agendadas, atendendo especialmente a comunidade surda do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), além da rede de artistas e frequentadores conectados à Arena Carioca Dicró.

Sobre a etnohaus: 

A etnohaus realiza residências artísticas desde 2010, dentro e fora de suas casas no Rio de Janeiro. Hoje, sem uma sede física, busca, mais do que nunca, espaços e recursos para manter e desenvolver suas atividades - residências, shows, debates, gravações, lançamentos, entre outras -  visando à consolidação de uma agenda de pesquisa, inovação e produção periódica na área da música. 

A partir da experiência no Lab Dicró 2018 - residência para projetos musicais embrionários - idealizado pela equipe da Arena Carioca Dicró, com curadoria e projeto pedagógico em parceria com a etnohaus, o coletivo passou a debater a ideia de produzir residências artísticas para a criação de conteúdos inéditos, com foco nas inteligências artísticas e criativas que aguçam os questionamentos para novos contextos e sociedades. 

SERVIÇO:
Até 10 de março - Inscrições para a residência artística
20 de março a 24 de abril - Residência artística no LabSonica
Maio - Lançamento do EP
Endereço - Oi Futuro -  Rua Dois de Dezembro, 107/5º andar - Flamengo
Tel: (21) 3131-3060
Endereço - Arena Carioca Dicró - Rua Flora Lôbo, 184 - Penha Circular
Tel: (21) 3486-7643
Transmissão on-line: no Youtube
Mais informações: instagram.com/etnohaus  
Parcerias: Arena Carioca Dicró e Oi Futuro
Contatos para a imprensa: Alex Teixeira - alexoteixeira@gmail.com  

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários