E se São Paulo tivesse uma Cidade do Rock?

DO TEXTO: Em casos em que a reversão da vasectomia ou da laqueadura não pode ser realizada ou não tem sucesso, é possível engravidar através de procedimentos de
Composição: Cidade do Rock



Maior cemitério de São Paulo: O que daria para construir no lugar se ele não existisse? 


Segundo pesquisas, daria para construir o maior campus universitário do Brasil onde hoje é a maior necrópole da América Latina


Fundado em 1949 num lugar onde era uma antiga fazenda, o cemitério da Vila Formosa, na Zona Leste de São Paulo, é reconhecido como a maior necrópole da América Latina. Com 763 mil metros quadrados de extensão, conta com mais de 1,5 milhão de sepultamentos em sua história, além de uma média de 300 a 400 enterros por mês. 

Segundo as estimativas, hoje o local abriga mais de 87 mil sepulturas. Não à toa, ele é tão grande que a Prefeitura de São Paulo aponta que é a 4° maior área verde da cidade, perdendo apenas para os parques da Anhanguera (cuja área é de 9.500.000 m²) Ibirapuera (1.584.000m²), e do Carmo (1.500.000m²). 

Mas já imaginou o que aconteceria se o cemitério fosse outra coisa em vez de um abrigo para as coroas de flores enviadas pelas pessoas que estão enterradas ali

A Vila Formosa é um bairro centenário, cheio de tradições e atrativos principalmente para o mercado imobiliário. Entre os motivos está o fato de ainda ter poucos prédios, ser arborizada, rodeada de praças, ter um ar de cidade do interior e estar apta para receber todos os públicos. Tudo isso apesar do crescimento de empreendimentos no local nos últimos anos.

Confira uma lista de principais espaços que poderiam ocupar o terreno do maior cemitério da América Latina:

34 estádios de futebol com capacidade para 150 mil pessoas cada

Hoje, o maior estádio de futebol é o Estádio Rungrado Primeiro de Maio, localizado em Pyongyang, capital da Coréia do Norte. A arena esportiva tem uma extensão de 22,5 km, 60 metros2 de altura e capacidade para cerca de 150 mil torcedores. Para completar, ele foi construído com uma estrutura de magnólia e é tem uma cobertura de 16 arcos.

Grande, não é mesmo? O cemitério da Vila Formosa tem espaço para construir 34 estádios iguais e fazer uma cidade do futebol na capital paulista, o que poderia resolver o problema de alguns times sem casa, não é mesmo? 

5 campus universitários iguais ao maior da América Latina 

Atualmente, o maior campus universitário do Brasil e da América Latina é o da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), na cidade de Seropédica. Com extensão territorial de 131,34 km², conta com 41 cursos de graduação, disponibiliza 2.665 vagas e recebe diariamente cerca de 17 mil pessoas. 

Caso o terreno do Cemitério da Vila Formosa estivesse à disposição para a construção de novos projetos, ele poderia abrigar um campus quase 6 vezes maior. Seriam mais alunos, mais cursos e, consequentemente, mais pessoas andando pela região, o que movimenta a economia local. 

Esta aquisição poderia ser tanto da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), ou até mesmo de faculdades particulares interessadas em investir na região. 

Maior Shopping do Mundo

Atualmente, a cidade de São Paulo já tem o maior shopping do Brasil e da América Latina, o Shopping Center Leste Aricanduva. O espaço conta com  425 mil m²  de área construída, que abrigam 577 lojas, 3 hipermercados, diversas agências bancárias, 15 lojas de automóveis e até uma pista de test drive.

Por outro lado, se o cemitério da Vila Formosa não existisse, até pelos benefícios que o bairro tem, no local da maior necrópole do país poderia ser construído o maior shopping do mundo, com espaço suficiente para ultrapassar o “The Dubai Mall”, na cidade de Dubai, a mais populosa dos Emirados Árabes Unidos (EAU). 

Isso porque o prédio conta com 502 km² de área (vale lembrar que o cemitério da Vila Formosa tem 763 km²), o prédio conta com mais de 1.200 lojas, incluindo 120 restaurantes e cafés e 22 salas de cinema.

Maior centro cultural do mundo

De acordo com reportagem publicada pela Revista Exame, o Centro de Artes Performáticas, conhecido como Weiwuying, é o maior do mundo em área coberta. Localizado em Kaohsiung, em Taiwan, o espaço conta com 139.355 metros quadrados de extensão territorial, além da praça coberta do edifício, uma casa de ópera de 2.236 lugares, uma sala de concertos para 1.981 pessoas, um teatro de 1.210 assentos e mais. Tudo isso a um custo de US$ 348 milhões de reais. 

Em São Paulo, o terreno que hoje abriga o Cemitério da Vila Formosa teria capacidade para construir um prédio com 5 vezes mais salas, músicas, shows, aulas e tudo que tiver direito. 

Cidade do Rock do Estado de São Paulo (CRESP)

Vale destacar que o nome “CRESP” é meramente ilustrativo. No entanto, o fato é que, durante os dias 2, 3, 7, 9 e 10 de setembro, a capital paulista irá promover o festival “The Town”, considerado “primo” do Rock In Rio. Isso porque também é organizado pelo empresário Roberto Medina - criador do evento carioca - trazer atrações como que já se apresentaram na festa carioca como as banda Foo Fighters, Maroon 5, Racionais MC, e cantores como Post Malone, Jão  e Ludmilla, que já se apresentaram no festival co-irmão. 

Na cidade maravilhosa, a festa acontece no Parque dos Atletas, cuja área é de 150 km² que, nos dias de Rock in Rio, se chama Cidade do Rock. Se o cemitério da Vila Formosa não existisse, nele poderia ser construída a sua própria “city” onde hoje é a maior necrópole da América Latina. Nela, poderia ser feito algo 5X maior, com mais opções de shows, ingressos e até mesmo de atrações. Qual delas é a sua preferida?  


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários