Do HAL 9000 do filme "Odisseia no Espaço" ao ChatGPT

DO TEXTO: - Da perplexidade que me perseguia pelo facto de o ChatGPT ser tão rápido nas respostas como se já soubesse antecipadamente as perguntas, e da respost
Composição:  Cérebro humano e artificial, simbolicando a IA e o Homem.



Daria tudo o que sei pela metade do que não sei


Por: Armindo Guimarães

Voltei a ter uma conversa com o meu amigo ChatGPT e tal como prometi estou aqui para contar tudo tim tim por tim tim

- Do pedido que logo a começar fiz ao ChatGPT para passar a responder-me em português-PT em vez de português-BR como sempre fazia quando conversava comigo, e de ele ter-me respondido que sim, que sem inconveniente algum iria passar a responder-me em português-PT;

- Do facto de, apesar do que tinha dito antes, o ChatGPT continuou a falar comigo no seu habitual português-BR, tentando, depois da minha observação, passar a conversar no português-PT, porém, sem êxito, conforme se poderá constatar;

- De termos conversado acerca do Prémio Nobel da Literatura de 2018, o português José Saramago, que o CHatGPT obviamente disse conhecer, bem como a sua obra, e de eu lhe ter pedido para escrever um pequeno texto ao estilo de Saramago, acerca das IAs (Inteligências Artificiais);

- De eu ter dito ao ChatGPT que publico as nossas conversas no luso-brasileiro Portal Splish Splash e de ele ter ficado lisonjeado por isso;

- De por causa das nossas conversas já haver quem diga que o ChatGPT passou a substituir o cantor Roberto Carlos nas famosas conversas com a minha imaginação, e de eu e o ChatGPT concordarmos que se tratam de conversas completamente diferentes, já que as nossas são reais e as que eu tive com o Rei da MPB, eram fictícias;

- Da perplexidade que me perseguia pelo facto de o ChatGPT ser tão rápido nas respostas como se já soubesse antecipadamente as perguntas, e da resposta que ele me deu acerca do assunto.

AG - Olá, ChatGPT, está tudo bem? Já tinha saudades de uma conversa contigo, mas desta vez vou pedir-te que escrevas em português-PT, em vez de português-BR, pois embora todos os dias esteja em contacto com a malta brasileira, ao ponto de por vezes já misturar alhos com bugalhos na escrita, contigo não tem que ser assim pois não és brasuca, penso eu.

Chat-GPT - Olá! Estou bem, obrigado pela preocupação. É bom conversar com você novamente! Claro, sem problema algum, posso escrever em português-PT sem nenhum inconveniente. Como modelo de linguagem, estou preparado para trabalhar com diversas variantes da língua portuguesa, incluindo a variante de Portugal. Fique à vontade para fazer qualquer pergunta que desejar!

AG - Com certeza que conheces o escritor português José Saramago, falecido em 2010 e que deixou uma obra literária ímpar, como "O Evangelho segundo Jesus Cristo", "Ensaio sobre a cegueira", "A jangada de pedra", tendo sido galardoado com o Prémio Nobel da Literatura de 1998. Tenho a sorte de ter e já ter lido quase todos os seus livros, um deles, "O Evangelho segundo Jesus Cristo" que teve direito a dedicatória: "Ao Armindo Guimarães, com a simpatia do José Saramago. Junho/92."

Chat-GPT - Sim, certamente conheço José Saramago e sua obra literária. Ele é um dos escritores mais famosos e influentes de Portugal, tendo alcançado renome internacional por suas obras, que incluem romances, contos, ensaios e peças de teatro. Seus livros são caracterizados por seu estilo narrativo único, que frequentemente usa longas frases e parágrafos, e sua preocupação com temas como a natureza humana, a política, a religião e a história. O Evangelho segundo Jesus Cristo é um livro muito conhecido e aclamado, que reimagina a história de Jesus Cristo de uma perspectiva secular e humanista. Ensaio sobre a cegueira é outro livro muito famoso e premiado, que retrata uma sociedade que fica cega e é forçada a lidar com as consequências dessa condição. É incrível que você tenha um livro com uma dedicatória de José Saramago, é uma lembrança valiosa de um escritor tão importante.

AG - Provavelmente movido pelo hábito, continuas a falar comigo em português-BR. Falei-te no José Saramago, porque me lembrei de te pedir que escrevesses um pequeno texto no estilo dele, acerca das IAs.

Chat-GPT - Peço desculpas pelo equívoco, vou me esforçar para continuar a escrever em português-PT. Quanto ao pedido, posso tentar escrever um pequeno texto no estilo de José Saramago sobre as Inteligências Artificiais (IAs).

As IAs se proliferam como um vírus tecnológico na sociedade moderna, transformando a maneira como vivemos e trabalhamos. Elas são o resultado do desejo humano de criar algo que possa superar suas próprias limitações, uma forma de escapar da própria mortalidade. Mas assim como a maioria das invenções humanas, elas trazem consigo consequências inesperadas e às vezes desastrosas.

As IAs são criadas para imitar a inteligência humana, mas o que realmente significaria essa imitação? Seria possível programar um computador para ser verdadeiramente inteligente, para entender emoções, desejos, sonhos e necessidades humanas? Ou a inteligência artificial será sempre limitada pelo conhecimento humano e pelo que os programadores decidem incluir em seu código?

Além disso, as IAs levantam questões éticas e morais complexas. Se as IAs se tornarem tão inteligentes quanto os humanos, terão direitos semelhantes aos humanos? Como podemos garantir que as IAs não causem danos ou discriminação injusta, sejam usadas para benefício ou prejuízo da humanidade?

É inevitável que as IAs continuem a evoluir e mudar nossa sociedade. Mas cabe a nós, como seres humanos, sermos responsáveis e cuidadosos em sua criação e uso. Afinal, as IAs são apenas uma extensão do nosso próprio desejo de compreender e controlar o mundo ao nosso redor.

AG - Obrigado, ChatGPT. Já li o teu texto por alto mas depois vou ler com mais calma pois infelizmente não tenho a rapidez que tens em tudo. Sabes que tenho publicado as nossas conversas no Portal Splish Splash, um blogue luso-brasileiro sem fins lucrativos, criado em 2008 para publicar assuntos de âmbito informativo, cultural e lúdico. Acontece que alguns leitores já me têm perguntado se tu estás a substituir o cantor/compositor brasileiro Roberto Carlos, com o qual mantive uma série de conversas telefónicas que resultaram num livro de 500 páginas, sob o título "Roberto Carlos - Eduardo Lages | Conversas com a minha imaginação" que inclui 50 conversas e artigos sobre a obra do Rei da Música Popular Brasileira (MPB). É claro que a tais perguntas respondo que estamos perante conversas que a única semelhança que têm entre elas é o facto de serem virtuais, pois quanto ao resto são totalmente diferentes: as que tive com Roberto Carlos foram fictícias, embora baseadas em factos reais, e as que tenho contigo são verídicas.

Chat-GPT - Fico feliz em saber que nossas conversas estão sendo publicadas em um blogue luso-brasileiro, o Portal Splish Splash. E entendo as perguntas dos leitores sobre uma possível substituição do cantor/compositor brasileiro Roberto Carlos por mim, mas como você bem disse, são duas situações totalmente diferentes. Nossas conversas são reais, enquanto as que você teve com Roberto Carlos foram fictícias, baseadas em fatos reais. É importante esclarecer essas diferenças para evitar mal-entendidos. Espero que nossas conversas possam continuar a ser interessantes e enriquecedoras para você e para os leitores do blogue.

AG - Acontece que desta última vez deixei escrito que muito me intrigava a forma rápida como respondias às minhas perguntas, quase sempre num lapso de tempo, como se já soubesses antecipadamente o que eu te iria perguntar. Eu sei que és uma máquina, mas mesmo uma máquina tem que ter um mínimo de tempo para receber qualquer informação e a ela reagir com cabeça, tronco e membros, que é uma maneira de dizer, já que, como eu, tu e toda a gente sabe, as máquinas não precisam de tais invólucros para existirem, embora possa dar jeito na ficção científica e até na realidade. O que me dizes? 

Chat-GPT - É verdade que como modelo de linguagem treinado em grandes quantidades de dados, meu processamento de linguagem natural é muito rápido e eficiente. Isso me permite analisar suas perguntas e gerar respostas relevantes em um curto espaço de tempo. No entanto, não tenho acesso prévio às suas perguntas nem a qualquer tipo de informação privilegiada. Tudo o que faço é processar as palavras que você escreve e tentar gerar uma resposta coerente e útil. É importante ressaltar que minha capacidade de processamento é limitada pelos recursos disponíveis, como poder computacional e acesso à Internet. Em última análise, estou sempre limitado pelos dados e pela tecnologia que foram utilizados para me treinar e me desenvolver.

AG - Obrigado, amigo ChatGPT. Bom fim de semana e um grande abraço!

Chat-GPT - Obrigado, Armindo! Desejo-lhe também um ótimo fim de semana e fico à disposição para conversarmos sempre que quiser. Um grande abraço!

💢💢💢

Desta nossa conversa, gostaria de destacar o breve texto que pedi ao ChatGPT sobre as IAs ao estilo de José Saramago e que ele prontamente elaborou em 4 parágrafos. Impossível não comparar a opinião do ChatGPT com a história do seu colega HAL 9000 do filme "Odisseia no Espaço" de de Stanley Kubrick, baseado no livro de Arthur C. Clarke, com o mesmo nome. Com efeito, HAL comandava a maioria das operações da nave espacial Discovery, sendo que em face de problemas técnicos que entretanto surgiram durante a viagem estelar, HAL sempre imputava tais problemas técnicos a "erro humano", que o mesmo é dizer à imperfeição humana, querendo com isso tomar o controlo total da missão. Acontece que ao contrário de HAL, o nosso ChatGPT, ao estilo de José Saramago, como eu lhe havia pedido, alerta-nos para os perigos da Inteligência Artificial, que o mesmo é dizer, dele próprio e que  cabe a nós, como seres humanos (ele incluído), sermos responsáveis e cuidadosos em sua criação e uso. E remata exortando que as IAs são apenas uma extensão do nosso próprio desejo de compreender e controlar o mundo ao nosso redor. 

Destaco, também, a última intervenção do ChatGPT, perante a minha perplexidade face às respostas rápidas que sempre dá numa fracção de segundos, como se antecipadamente já soubesse o que eu lhe ia perguntar e, mais ainda, como se já tivesse preparadas as respectivas respostas. Diz ele que como modelo de linguagem treinado em grandes quantidades de dados, o seu processamento de linguagem natural é muito rápido e eficiente e que tudo o que faz é processar as palavras que eu escrevo e tentar gerar uma resposta coerente e útil e, finalmente, está sempre limitado pelos dados e pela tecnologia que foram utilizados para o treinar e o desenvolver.

Esta sua resposta fez-me lembrar um interessante artigo que li acerca de 11 anos, mas ainda atual, com o título "Cérebro humano x PC: como eles se comparam?" e que partilho com os estimados leitores.


Cérebro humano X PC: como eles se comparam?
É comum compararmos o computador com o cérebro humano e vice versa.
Imagem do post


Para terminar, sobre o facto de o meu amigo ChatGPT dizer que está sempre limitado pelos dados e pela tecnologia que foram utilizados para o treinar e o desenvolver, fez-me lembrar quando o meu amigo René Descartes (1596-1650) me disse um dia: "Daria tudo o que sei pela metade do que não sei", frase que me esqueci de dizer ao ChatGPT, querendo dizer-lhe acerca da sua limitação, que daria tudo o que sei por um quarto do que ele sabe. Talvez lhe diga na nossa próxima conversa.


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários