Artrose: aqui estão 7 mitos e verdades sobre a doença

DO TEXTO: Uma das principais causas de restrição e qualidade de vida é a artrose, uma doença articular degenerativa que afeta a cartilagem das articulações e ca

Senhora com artrose nas mãos.



Dr. Marcos Cortelazo, ortopedista especialista em joelho e traumatologia esportiva, explica os principais mitos e cuidados com a artrose


São Paulo — março de 2023 - A artrose é uma doença que ainda gera muitas dúvidas nos pacientes. Diante disso, ter um diagnóstico precoce da doença e acompanhamento médico, é importante para iniciar o tratamento e devolver qualidade de vida e bem estar ao paciente. “Uma das principais causas de restrição e qualidade de vida é a artrose, uma doença articular degenerativa que afeta a cartilagem das articulações e causa alterações ósseas, provocando dores, deformidades e dificuldade de mobilidade da articulação”, explica o Dr. Marcos Cortelazo*, ortopedista especialista em joelho e traumatologia esportiva, membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). O especialista explica agora os mitos e verdades sobre a doença.

Apenas idosos são acometidos pela artrose. Mito. Entre as doenças ortopédicas e reumatológicas a artrose é de fato a que mais atinge as pessoas na terceira idade, segundo o Dr. Marcos. “No entanto, ela pode sim afetar pessoas mais jovens. Na maioria dos casos, isso ocorre por trauma e sobrecarga excessiva nas articulações, geradas pela obesidade, prática exagerada ou descuido nas atividades físicas”, argumenta.

Atividade física ameniza sintomas da doença. Verdade. O médico explica que, desde que feita com acompanhamento, sem sobrecarga excessiva, priorizando a técnica, a atividade física ameniza os sintomas da artrose a longo prazo, por estimular os músculos da coxa que ajudam a proteger a articulação do joelho. “Apesar de fazer bem, a atividade física também pode desgastar os articulações dos joelhos, uma das mais complexas do corpo. Alongamento da forma correta, fortalecimento muscular e escolher o calçado ideal para a prática esportiva são três cuidados que devemos ter e que fazem muita diferença”, conta.

Artrite e artrose são a mesma coisa. Mito. Apesar dos nomes parecidos, não é a mesma coisa. “Enquanto a artrite é uma inflamação da articulação, a artrose é o desgaste da articulação”, define o especialista.

A artrose não tem cura. Verdade. Segundo o médico, ainda não é possível a cura da artrose, entretanto, quando o tratamento é iniciado logo após o diagnóstico é possível amenizar os sintomas com tratamentos indicados após a avaliação médica, incluindo a fisioterapia.

Todo caso de artrose é cirúrgico. Mito. “A cirurgia é indicada quando é necessário fazer um realinhamento dos ossos ou a colocação de prótese para substituir a articulação lesionada. Cada caso é um caso”, destaca.

A alimentação influencia no tratamento. Verdade. De forma direta não, mas indiretamente sim, pois a ingestão aumentada de açúcar vai poder acarretar ganho de peso que tem efeito deletério sobre as articulações. “Além disso, pacientes com intolerância à lactose que insistem em ingerir o leite sofrem com o aumento dos fenômenos inflamatórios no organismo. Isso pode ter repercussões articulares”, diz o médico. “Devemos primeiro ter como meta o controle ou adequação de peso, evitando o excesso de peso. E em segundo lugar a manutenção da massa magra ou musculatura que tem como efeito secundário a proteção das articulações. Assim, devemos privilegiar a ingestão de proteínas e uma correta hidratação”, conta o ortopedista.

O álcool é um fator de risco para dores articulares. Verdade. “O álcool pode causar o aumento do ácido úrico no sangue, condição esta chamada de hiperuricemia, que leva a uma inflamação das articulações e quando não tratada pode ocasionar lesões da cartilagem articular, que evoluem para a artrose”, finaliza o Dr. Marcos.

✳✳✳

*DR. MARCOS CORTELAZO: Ortopedista especialista em joelho e traumatologia esportiva. Graduado em Medicina e pós-graduado em Ortopedia e Traumatologia pela Escola Paulista de Medicina/Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), o Dr. Marcos Cortelazo é membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), da Sociedade Latino-americana de Artroscopia, Joelho e Esporte (SLARD) e da Sociedade Internacional de Artroscopia, Cirurgia do Joelho e Medicina do Esporte (ISAKOS). Sócio efetivo da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho e da Sociedade Brasileira de Artroscopia, o especialista integra o corpo clínico dos hospitais Albert Einstein, São Luiz e Oswaldo Cruz. CRM 76316 Instagram: @dr.marcos_cortelazo 


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários