A Mélodie – De um século ao outro > recital de canto e piano com Eduarda Melo e João Paulo Santos | CCB 17/3

DO TEXTO: as transformações sofridas na poesia e música francesas na passagem do século XIX para o XX; da geração de Banville, Verlaine, Sévérac e Roussel para
O maestro e pianista João Paulo Santos e a soprano Eduarda Melo.



A Mélodie – De um século ao outro
Recital de canto e piano
Soprano Eduarda Melo
Piano João Paulo Santos


CCB . 17 março . sexta-feira . 19h00 . Sala Luís de Freitas Branco

O maestro e pianista João Paulo Santos e a soprano Eduarda Melo apresentam um programa entre continuidade e inovação, destacando as transformações sofridas na poesia e música francesas na passagem do século XIX para o XX; da geração de Banville, Verlaine, Sévérac e Roussel para a de Cocteau, Eluard, Poulenc e Milhaud.

💦💦💦

Programa

Ernest Chausson (1855-1899)
Sérénade italienne op. 2 n.º 5 (Paul Bourget)
Le colibri op. 2 n. 7 (Leconte de Lisle)
La chanson bien douce (Paul Verlaine)

Déodat De Sévérac (1872-1921)
Les hiboux (Charles Baudelaire)
Le ciel est, par-dessus le toit… (Paul Verlaine)
 
Louis Vierne (1870-1937)
De Spleens et Détresses (Paul Verlaine):
- Sérénade
- Sapho

Charles Koechlin (1867-1950)
Déclin d’amour op. 13 n.º 1 (Sully Prudhomme)
Le thé op. 1 n. 2 (Théodore de Banville)
Les pierreries op. 8 n. 3 (Théodore de Banville)

Albert Roussel (1869-1937)
Le bachelier de Salamanque op. 20 n. 1 (René Chalupt)
Réponse d’une épouse sage op. 35 n. 2 (H.-P. Roché)
Jazz dans la nuit op. 38 (René Dommange)

— Intervalo —

Erik Satie (1866-1925)
Trois mélodies de 1916
- La statue de Bronze (Léon-Paul Fargue)
- Daphénéo (M. God)
- Le chapelier (René Chalupt)

Darius Milhaud (1892-1974)
De Sept poèmes de Connaissance de l’Est op. 7 (Paul Claudel):
- Dissolution

Georges Auric (1899-1983)
Alphabet, 7 quatrains de Raymond Radiguet
- Album
- Bateau
- Domino
- Filet à Papillons
- Mallarmé
- Hirondelle
- Escarpin

Henri Sauguet (1901-1989)
De Les Pénitents en Maillots Roses (Max Jacob):
- A une sainte le jour de sa fête

Francis Poulenc (1899-1963)
Tel jour telle nuit (Paul Eluard)
- Bonne journée
- Une ruine coquille vide
- Le front comme un drapeau perdu
- Une roulotte couverte en tuiles
- À toutes brides
- Une herbe pauvre
- Je n’ai envie que de t’aimer
- Figure de force brillante et farouche
- Nous avons fait la nuit

💢💢💢

Eduarda Melo, soprano

Formada em Canto pela Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Porto, Eduarda Melo integrou o Estúdio de Ópera da Casa da Música e o elenco do prestigiado CNIPAL em Marseille.

Foi galardoada com o 2.º prémio do concurso internacional de Toulouse e é convidada para numerosos festivais na Europa.

No âmbito da música contemporânea, tem participado em criações de António Pinho Vargas, Nuno Côrte-Real, Luís Tinoco e Nuno da Rocha. Colabora regularmente com Le Concert de la Loge (Julien Chauvin), Divino Sospiro e Ludovice Ensemble.

João Paulo Santos, piano

Nascido em Lisboa, concluiu o curso superior de piano no Conservatório Nacional desta cidade na classe de Adriano Jordão. Trabalhou ainda com Helena Costa, Joana Silva, Constança Capdeville, Lola Aragón e Elizabeth Grümmer. Como bolseiro da Fundação Gulbenkian aperfeiçoou-se em Paris com Aldo Ciccolini (1979-84). Estreou-se na direção musical em 1990 com The Bear (W. Walton), encenada por Luis Miguel Cintra. Dirigiu óperas para crianças, musicais, concertos e óperas nas principais salas nacionais. Estreou em Portugal, entre outras, as óperas Renard (Stravinsky), Hanjo (Hosokawa), Pollicino (Henze), Albert Herring (Britten), Neues vom Tage (Hindemith), Le Vin Herbé (Martin) e The English Cat (Henze) e estreias absolutas de obras de Chagas Rosa, Pinho Vargas, Eurico Carrapatoso e Clotilde Rosa. É responsável pela investigação, edição e interpretação de obras portuguesas dos séculos XIX e XX. A sua carreira atravessa os últimos 40 anos da história do Teatro de São Carlos, onde principiou como correpetidor e maestro titular do Coro, desempenhando atualmente as funções de diretor de Estudos Musicais. 

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários