Sonatas para Violino e Cravo de J. S. Bach > CCB 3 de março

DO TEXTO: As seis Sonatas para Violino e Cravo obbligato, BWV 1014-1019, de Johann Sebastian Bach, foram provavelmente compostas durante os últimos anos de Bach
 
Violinista Raquel Cravino e Cravista Cristiano Holtz.


Sonatas para Violino e Cravo de J.S.Bach
Cristiano Holtz (cravo) e Raquel Cravino (violino)


CCB . 3 março . sexta-feira . 19h00 . Centro de Congressos e Reuniões

Programa

Johann Sebastian Bach (1865-1750)
Sonata n.º 3, BWV 1016
Adagio – Allegro – Adagio ma non tanto – Allegro

Sonata n.º 5, BWV 1018
Adagio – Allegro – Adagio – Vivace

Sonata n.º 6, BWV 1019
Allegro – Largo – Allegro – Adagio – Allegro

A violinista Raquel Cravino e o cravista Cristiano Holtz dão continuidade ao projeto iniciado no CCB em 2022 e que passa pela interpretação integral das Sonatas para Violino e Cravo de Johann Sebastian Bach. 

As seis Sonatas para Violino e Cravo obbligato, BWV 1014-1019, de Johann Sebastian Bach, foram provavelmente compostas durante os últimos anos de Bach em Köthen, entre 1720 e 1723, antes de se mudar para Leipzig, cidade onde continuaria a rever estas obras. Carl Philipp Emanuel Bach viria a descrever as peças como «entre as melhores obras do meu querido pai». Estas sonatas obedecem à forma das sonatas em trio, uma forma musical bastante popular na transição do século XVII para o século XVIII, composta normalmente para dois instrumentos melódicos solistas e baixo-contínuo. No caso destas sonatas em particular, o violino e o cravo asseguram as duas linhas melódicas superiores, ficando a linha de baixo também no cravo. Para este concerto, vamos contar com algumas destas sonatas interpretadas pelo cravista Cristiano Holtz, um dos maiores especialistas das obras para tecla da família Bach, e pela violinista Raquel Cravino, uma das referências na interpretação de violino barroco em Portugal.

André Cunha Leal

💢💢💢

Influenciado por Johann Sebastian Bach, Cristiano Holtz iniciou os seus estudos de cravo aos 12 anos com Pedro Persone. Atua sobretudo como solista, não somente em cravo, mas também em clavicórdio e em órgãos históricos. Toca frequentemente em conjunto com Miklós Spányi, Concerto Armonico Budapest, Aapo Häkkinen, Helsinki Baroque Orquestra, António Carrilho e Raquel Cravino. Os seus recitais e gravações têm sido aclamados pela imprensa internacional e merecido várias distinções. Há várias décadas que pesquisa intensamente sobre a técnica ao teclado de J. S. Bach. Este projeto culminou em 2022 no livro editado pela AVA Musical Editions, intitulado J.S. Bach - A sua Técnica ao Teclado Segundo Fontes Históricas.

Raquel Cravino nasceu na cidade da Covilhã. Tem realizado concertos com algumas das mais importantes orquestras portuguesas (Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, Orquestra Metropolitana de Lisboa, entre outras) e tem uma participação em variados projetos artísticos de música antiga – Orquestra Barroca da Casa da Música, Os Músicos do Tejo, Divino Sospiro, Flores de Música, Melleo Harmonia, Orquestra Barroca de Mateus, La Nave Va e Concerto Campestre. É membro fundador do Quarteto Arabesco.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários