Roberto Carlos e Erasmo Carlos ganham o prêmio United Earth Amazônia

DO TEXTO: A dupla recebeu o convite, quando Erasmo ainda estava vivo ̶ Leonardo Esteves, seu filho caçula, vai receber a homenagem em seu nome. Roberto já está
Composição com Roberto e Erasmo e o logo do United Earth,



Prêmio “United Earth Amazônia” objetiva dar visibilidade aos projetos de sustentabilidade da Amazônia



user-image


Pelo conjunto das suas composições em defesa do meio ambiente e da Amazônia, quando ainda não estavam em discussão, Roberto Carlos e Erasmo Carlos serão agraciados com o prêmio “United Earth Amazônia”, dia 27 de fevereiro, no Teatro Amazonas, em Manaus.

A dupla recebeu o convite, quando Erasmo ainda estava vivo  ̶ Leonardo Esteves, seu filho caçula, vai receber a homenagem em seu nome. Roberto já está confirmado. O convite foi feito por Marcus Nobel, descendente da família que criou o prêmio Nobel e presidente da United Earth, junto com o empresário brasileiro Sergio Lopes, da LCTM Brandbuilders.

O prêmio “United Earth Amazônia” objetiva dar visibilidade aos projetos de sustentabilidade da Amazônia, nos segmentos da Arte, Música e iniciativas ambientais, sociais e de governança (ESG), com comprovada relevância e efetividade no suporte à sustentabilidade da floresta e seus habitantes.

A iniciativa do prêmio “United Earth Amazônia” é uma ação das instituições United Earth, organização internacional dirigida por Marcus Nobel, descendente da família Nobel, a mesma que criou o reconhecido prêmio internacional e da LCTM BrandBuilders, consultoria de negócios especializada em celebridades e em identificar e desenvolver oportunidades relacionadas à criação, crescimento e percepção das marcas e tem o apoio institucional da prefeitura de Manaus e do governo do Estado do Amazonas.

A ideia do prêmio é ser uma referência para conscientizar a população a mudar hábitos e atitudes para contribuir com a preservação do Planeta, tal qual o Prêmio Nobel faz nas áreas de História, Física, Química, Matemática, Literatura e aos que promovem a paz. 

“A música é inspiração e transcende qualquer cultura. Ela é capaz de dar relevância às causas e às comunidades envolvidas com elas. A Amazônia é uma causa que deve ser associada à musica e a arte. A música é o condutor mais rápido e eficiente para projetar uma ideia, com muito poder e impacto nos sentimentos e emoções humanas”, afirmou Lopes, executivo da LCTM Brandbuilders.

Vamos rememorar alguns dos gritos de alerta feito em forma de música por Roberto e Erasmo Carlos sobre o descaso ao meio ambiente e os seus impactos futuros:

“Eu queria não ver todo o verde da terra morrendo/ E das águas dos rios os peixes desaparecendo/ Eu queria gritar que esse tal de ouro negro não passa de um negro veneno/ E sabemos que por tudo isso vivemos bem menos” (O Progresso, 1976)

“O que será o futuro que hoje se faz/ A natureza as crianças e os animais?” (O Ano Passado, 1979);

“Seus netos vão te perguntar em poucos anos/ Pelas baleias que cruzavam oceanos.../ Como é possível que você tenha coragem/ De não deixar nascer a vida que se faz/ Em outra vida que sem ter lugar seguro/ Te pede a chance de existência no futuro” (As Baleias, 1981)

“Natureza que reclama/ Flores, folhas, verde vida/ Rios, mares se derramam pela terra tão ferida/ Ventos pedem, choram e chamam” (Águia dourada, 1987);

“Tanto amor perdido no mundo/ Verdadeira selva de enganos/ A visão cruel e deserta/ De um futuro de poucos anos/... Avalanches de desatinos/ Numa ambição desmedida/ Absurdos contra os destinos/ De tantas fontes de vida/ Quanta falta de juízo/ Tolices fatais/ Quem desmata, mata/ Não sabe o que faz/ Como dormir e sonhar/ Quando a fumaça no ar/ Arde nos olhos de quem pode ver/ Terríveis sinais de alerta, desperta pra selva viver/ Amazônia, insônia do mundo” (Amazônia, 1989).

As tragédias ambientais também foram expostas na canção “Panorama Ecológico, 1978” também de autoria de RC/EC, mas gravada por Erasmo no álbum “Pelas Esquinas de Ipanema”.

Concluo com a memorável frase final da canção que abriu a setlist dessas canções ecológicas: “Não sou contra o progresso/ Mas apelo pro bom senso/ Um erro não conserta o outro/ Isso é o que eu penso”.

Veja nos vídeos abaixo os clipes das canções “O Progresso” e “Amazônia” interpretada por RC e “Panorama Ecológico”, na voz do Erasmo. Os três títulos formam o conjunto de elementos que motivaram a realização desse tipo de evento. 

O Progresso - Roberto Carlos
Amazônia – Roberto Carlos
Erasmo Carlos - Panorama Ecológico
v=

*Carlos Marley, nasceu na cidade de Fortaleza, capital do estado do Ceará – Brasil, onde reside. Formado em Ciências Contábeis, pela Universidade Federal do Ceará, com especialização em Auditoria. Auditor Fiscal aposentado da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará. Leia Mais sobre o autor...

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários