Rimas para desacelerar o cotidiano

DO TEXTO: Sobre Hoje se torna um estímulo para compreender e aceitar a realidade, buscando transformações de dentro para fora...

Autora Flavia de Assis e Souza e capa do livro "Sobre Hoje - Poesia Reflexiva".

Mensagens de leveza e bem-estar para um público que vive um dia a dia frenético

Qual o momento em que você descansa? Para alguns, entrar no ônibus lotado às 6 horas da manhã e conseguir um lugar para se sentar é o mais próximo da tranquilidade que terão na semana. Para outros, sair cedo do expediente e ver o pôr do sol sozinho ou bem acompanhado também pode ser sinônimo de sossego. Apesar de muitos brasileiros terem um cotidiano estressante, é possível encontrar pequenos momentos de tranquilidade, ou frações de paz que surgem de repente e dão estímulo para seguir com o dia. São dessas sutilezas, às vezes quase imperceptíveis, que trata o livro Sobre hoje – poesia reflexiva, escrito por Flavia de Assis e Souza. 

Os poemas convidam o leitor e leitora a olharem para o mundo com outra perspectiva. Encarar a vida de forma mais leve, sem esconder suas dificuldades, é um dos objetivos propostos pela poetisa goiana. “Escrever o livro foi uma forma de reunir uma mensagem ao mundo de maneira cuidadosa e carinhosa, expandindo pensamentos, sentimentos e percepções ligados ao bem-estar e a uma vida leve”, explica a autora. 

"Se em repouso ou na lida do dia 
Respirar fundo traz equilíbrio 
Leva a uma irresistível sintonia 
E permite, até conosco mesmos, um melhor convívio 
De tanto lutar contra a maré 
Nosso corpo se cansa 
Que tal deixar a vida como é? 
E na harmonia alicerçar a perseverança 
(Sobre Hoje, pg. 15)"

Os versos apresentam ao público aspectos do cotidiano que, devido à rotina, passam despercebidos. A pausa para um café, as relações familiares, o momento de leitura, os pequenos gestos de bondade e as dores silenciosas das pessoas são alguns dos temas abordados nas linhas e rimas. De um jeito leve, mas com profundidade, Sobre Hoje se torna um estímulo para compreender e aceitar a realidade, buscando transformações de dentro para fora. 

A obra é resultado de um projeto de Flavia de Assis e Souza, que já escreveu mais de 350 poemas em sua carreira. Através das redes sociais, promove uma escrita autoral definida como “acolhedora”, com objetivo de conectar e engajar leitores e leitoras. Ela explica: “essa conexão desperta na pessoa a vontade de olhar para si mesma, para o outro e para o mundo com mais leveza e gratidão”. 

FICHA TÉCNICA 
Título: Sobre Hoje - Poesia Reflexiva 
Autor: Flavia de Assis e Souza 
Editora: Publicação independente 
ISBN/ASIN: 978-65-00-57250-6 
Formato: 14,8 x 21 cm 
Páginas: 132 
Preço: R$ 40,96 (físico) e R$ 19,90 (e-book) 

Sobre a autora: Nascida em Rio Verde, município de Goiás, Flavia de Assis e Souza é engenheira de alimentos e possui pós-graduação em Marketing, Qualidade e Comércio Exterior. Formada por instituições como Unicamp, USP, ESPM e FGV, trabalha com vendas e-marketing há duas décadas em São Paulo. Além dessa carreira, sempre se dedicou ao ramo literário. Já escreveu 350 poemas, 40 contos e um romance. Também tem textos publicados em antologias de concursos nacionais de literatura. Recentemente, decidiu utilizar as redes sociais como uma das principais plataformas de divulgação de sua obra. Por meio do Instagram, compartilha poemas e histórias cotidianas. Agora, lança o livro de poesia “Sobre hoje”, uma publicação independente. Instagram - Site 

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários